Marian. Residência Familiar em Ullastrell / Carles Marcos

Marian. Residência Familiar em Ullastrell / Carles Marcos - Mais Imagens+ 32

Ullastrell, Espanha
  • Arquitetos: Carles Marcos; Carles Marcos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  195
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Hevia
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  EQUITONE, Euronit, Ikea, Technal
  • Estrutura: Laia Marín
  • Consultoria Instalações: Lluís Duart S.L.P
  • Colaboradores: Oriol Serra
  • Cidade: Ullastrell
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada na ladeira sudeste de Ullastrell, um tranquilo povoado a 45 minutos de Barcelona. Um antigo muro de concreto maciço contém o terreno inclinado a 4 metros de altura sobre a rua. Decidimos conservá-lo e reinterpretá-lo como base para a nova edificação. O muro torna-se a base sobre a qual se assenta a nova moradia. A residência, para um casal, deve ser confortável, econômica e ampliável no futuro. Pensamos em um programa como uma adição de habitações que se sobrepõem paralelamente a direção da rua, ocupando assim o menor espaço possível sobre o terreno.

© José Hevia
Planta de Situação
© José Hevia

Construída com muros de carga, a residência é resolvida em duas direções. Longitudinalmente, a sequência de salas dilui os limites gerais do espaço interior enfatizados, por sua vez, pelo ritmo estrutural contínuo do forro unidirecional. No sentido transversal, buscamos a máxima permeabilidade desde o exterior por meio de cada um dos espaços domésticos, para favorecer a entrada do sol, a ventilação cruzada e a constante relação visual com o entorno. 

© José Hevia

Os cômodos principais da moradia adquirem sentido como soma de pequenos espaços nos quais cada habitação é complementada com outros espaços de tamanho e proporções adequadas ao seu uso. O espaço exterior, parcialmente inclinado, toma forma como resultado da posição que ocupa a casa no terreno e especialmente da sua relação com o limite definido pelo grande muro existente. 

© José Hevia
Planta Baixa
© José Hevia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Marian. Residência Familiar em Ullastrell / Carles Marcos" [Marian. Casa Familiar en Ullastrell / Carles Marcos] 02 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893465/marian-residencia-familiar-em-ullastrell-carles-marcos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.