Edifício Jorge Matte / PARALELA

Edifício Jorge Matte / PARALELA - Mais Imagens+ 23

Providencia, Chile
  • Arquitetos: PARALELA; Ignacio Zañartu, José di Girolamo, Martín Correa
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1024
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nico Saieh
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atika, Città Urbana, Primaterm, Qstone
  • Engenharia Estrutural: CRL Ingeniería Estructural
  • Arquitetos: Ignacio Zañartu, José di Girolamo, Martín Correa
  • Cidade: Providencia
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Nico Saieh

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Edifício Jorge Matte se insere em um esforço de aproveitar pequenos terrenos residuais dentro do forte adensamento sofrido pela comuna de Providencia. 

Planta Primeiro Pavimento

Quanto menor o tamanho do terreno, maior a possibilidade de uma melhor localização. O projeto se implanta estrategicamente na rua Jorge Matte, em pleno bairro Las Lilas. O terreno aproveitado é de uma única casa que ficou estancada entre dois edifícios já construídos.

© Nico Saieh

Com um terreno estreito, de pouco mais de 16 metros de largura, se projeta este edifício de 5 pavimentos e apenas 8 apartamentos, mantendo a escala do bairro. Graças à sua esbeltez, o projeto propõe apartamentos duplex que aproveitam uma orientação dupla, às vezes tripla, favorecendo uma boa iluminação e ventilação cruzada.

Planta Segundo Pavimento
© Nico Saieh

No primeiro pavimento está o acesso e o estacionamento. No segundo há o acesso a 4 duplex localizados nele e no terceiro, que contam com descidas a pátios no primeiro pavimento. No quinto andar está o acesso a 4 duplex superiores localizados nos pavimentos 4 e 5, que possuem um terraço panorâmico na cobertura.

© Nico Saieh
Elevação Norte
Corte Longitudinal
© Nico Saieh

A baixa densidade do projeto, junto aos espaços de recreação externos, seja o pátio jardim ou o terraço panorâmico, resgatam o melhor de uma casa ou um condomínio. O caráter único do edifício resgata a segurança e praticidade de um apartamento. Assim, o projeto funciona como um híbrido entre a vida da casa com a vida de apartamento.

© Nico Saieh
Planta Terceiro Pavimento
© Nico Saieh

Os duplex contam com um nível de acesso de caráter mais público, formado por uma planta livre com estar, sala de jantar e cozinha. Este pavimento se relaciona diretamente com o pátio jardim ou terraço panorâmico, de acordo com o apartamento e, por outro lado, o pavimento mais privado contém os dormitórios.

© Nico Saieh
Planta Quarto Pavimento
© Nico Saieh

A geometria do edifício é proposta de forma simples, dando conta da lógica por trás do desenho dos apartamentos sem perder um caráter único. O volume principal, branco, contém o programa público dos apartamentos e as circulações comuns, escavadas no mesmo. Este se apoia sobre um embasamento cinza grafite, que contém os estacionamentos e funciona como apoio dos pátios, contendo suas escadas. 

Corte Transversal

Nos pavimentos 3 e 4 sobressai o volume secundário, cinza, que contém o programa privado dos apartamentos. O volume principal se escava na fachada para dar espaço às varandas dos apartamentos, gerando uma grande moldura que as ordena e um plano de fundo que se articula com o embasamento. Um peitoril recuado na cobertura contém os terraço panorâmicos e se constrói no coroamento do edifício.

© Nico Saieh

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Jorge Matte Gormaz 1510, Providencia, Região Metropolitana, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Jorge Matte / PARALELA" [Edificio Jorge Matte / PARALELA] 26 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893274/edificio-jorge-matte-llll-paralela> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.