Trifolium Flower Shop / MARCOZERO Estúdio

Trifolium Flower Shop / MARCOZERO Estúdio - JanelaTrifolium Flower Shop / MARCOZERO Estúdio - Prateleira, JanelaTrifolium Flower Shop / MARCOZERO Estúdio - PrateleiraTrifolium Flower Shop / MARCOZERO Estúdio - Janela, Porta, FachadaTrifolium Flower Shop / MARCOZERO Estúdio - Mais Imagens+ 14

Itaim Bibi, Brasil
  • Arquitetos: MARCOZERO Estudio; MARCOZERO Estudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  37
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Deca, Franke
Trifolium Flower Shop / MARCOZERO Estúdio - Janela, Porta, Fachada
© Pedro Napolitano Prata

Às rés-do-chão de um edifício de 3 andares do ano de 1950, localiza-se a loja Trifolium Flower Shop, uma floricultura nos moldes contemporâneos que se abre diretamente para a rua, buscando a extensão da própria calçada de maneira convidativa e de proximidade.

Trifolium Flower Shop / MARCOZERO Estúdio - Imagem 9 de 19
© Pedro Napolitano Prata

O salão possui apenas 35m², mas devido a remoção do forro existente, elevando o pé direito para 4 metros, a sensação espacial é confortável. A luminária em eletrocalhas e tubulares LED, desenhada especialmente para o projeto, balizam a altura de um forro convencional, dando proporção ao espaço. Foi decidido destacar o único pilar aparente do salão, revelando sua materialidade original.

Isométrica
Planta

Todo o mobiliário foi desenhado de forma a dar identidade a loja sem tirar o protagonismo dos arranjos e sim evidenciando suas cores e composições. Frames metálicos com pintura eletrostática branca com prateleiras ou fechamentos em pinos compõem todas as peças internas. As estantes principais são modulares. 2,25 metros de comprimento divididos em 5 módulos. Suas prateleiras variam de 45cm até a extensão máxima, assim compondo níveis maiores ou menores que podem ser reposicionados, dependendo do tipo de arranjo feito.

Trifolium Flower Shop / MARCOZERO Estúdio - Prateleira, Cadeira
© Pedro Napolitano Prata

A loja é setorizada por basicamente dois ambientes. A parte de exposição e a parte de preparo. Um painel em estrutura metálica com placas de policarbonato separa os dois espaços, mantendo uma integração visual onde se vê, de maneira difusa, silhuetas trabalhando nos arranjos e preparos.

Trifolium Flower Shop / MARCOZERO Estúdio - Janela, Cozinha, Bancada, Pia
© Pedro Napolitano Prata

A fachada também foi reformada. Seu acabamento foi trocado por molduras metálicas com pintura eletrostática preta onde se entrelaçam uma trama de arame na mesma cor. As antigas floreiras, doadas para a loja vizinha, foram substituídas por vasos metálicos no mesmo acabamento das molduras e fixadas na base da moldura. Nestes, foram plantadas trepadeiras que, com a ajuda da trama de arame, escalam a parede do pequeno edifício, uma fachada viva. A vegetação que prospera só falha onde foi fixado o disco em chapa de aço e com o nome da loja cortado com rigor a plasma. Ao anoitecer o disco se ascende revelando em luz o nome Trifolium Flower Shop.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Pedroso Alvarenga, 500 - Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04531-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Trifolium Flower Shop / MARCOZERO Estúdio" 27 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893102/trifolium-flower-shop-marcozero-estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.