Ginásio Mais Fitness / Estúdio AMATAM

Ginásio Mais Fitness / Estúdio AMATAM - Cadeira, MesaGinásio Mais Fitness / Estúdio AMATAM - EscadaGinásio Mais Fitness / Estúdio AMATAM - Porta, Janela, CadeiraGinásio Mais Fitness / Estúdio AMATAM - Iluminação, Cadeira, VigaGinásio Mais Fitness / Estúdio AMATAM - Mais Imagens+ 28

Torres Vedras, Portugal
  • Arquitetos: Estúdio AMATAM; Estúdio AMATAM
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1105
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Invisiblegentleman
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CLIMAR, DELABIE, EEE, EGGER, IPI, Ikea, JNF, Ofa, Pavigrés, Pladur, Primus Vitória, Sanitana
  • Colaborador: Luís Correia
  • Iluminação: MELO RODRIGUES–Engenharia, Lda
  • AVAC: SPM Engenharia
  • Águas: DSE – Desenvolvimento e Soluções de Engenharia de Edifícios, Lda.
  • Design Gráfico: Deadinbeirute
  • Visualizações 3d: D22
  • Construção: Gofermode, Lda.
  • Cliente: Alwayswonder, Lda.
  • Autores: João Amaral, Manuela Tamborino
  • Cidade: Torres Vedras
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Ginásio Mais Fitness / Estúdio AMATAM - Imagem 24 de 33
© Invisiblegentleman

Descrição enviada pela equipe de projeto. O que é ser MAIS FITNESS? Entender a mística por detrás da marca é compreender que são as pessoas que a definem. É a vontade de pertencer a esta “tribo” que faz com que as pessoas adiram e queiram fazer parte deste conceito de fitness. Deste conceito surge o mote para este novo ginásio em Torres Vedras, no qual se pretendia definir uma imagem espacial identitária para este e futuros ginásios MAIS FITNESS. Uma tribo comunica por símbolos e cores, e foi essa linguagem que procurámos identificar de modo a afirmar a identidade da marca MAIS FITNESS.

Ginásio Mais Fitness / Estúdio AMATAM - Porta, Janela, Cadeira
© Invisiblegentleman

O edifício para a instalação deste ginásio era existente, pelo que grande parte do exercício formal passava pela aceitação das características do edificado e quando possível adaptá-las e reformulá-las, de modo a tirarmos o máximo partido da riqueza espacial em prole das qualidades que pretendiamos dotar a este ginásio.

Axonométrica

Ao nível programático o exercício era simples. A mística do MAIS FITNESS está associada à energia positiva das pessoas, e à partilha dessa energia em aulas de grupo com o máximo número de praticantes. Assim, impunha-se um estúdio XXL – quanto maior, melhor! A definção do posicionamento deste espaço no layout do edificio existente, assim como a escada existente de acesso ao seu interior, foram os factores preponderantes na distribuição do programa. A colocação do balcão de recepção como ponto nevrálgico da dinâmica de circulação no interior do ginásio era um dos requisitos. Daí, a sua centralidade, permitir estabelecer relações com a área de lounge, os estúdios, o gabinete e área de atendimento, e até mesmo com os balneários.

Para a criação da identidade espacial da marca, procurámos explorar conceitos associados ao seu universo: a elegância e a energia, o preto e o amarelo, o – e o +. Explorando assim estes elementos em diferentes intensidades nos ambientes dos espaços, nas composições cromáticas e nos padrões gráficos, pretendemos transmitir uma identidade exclusiva, coerente, contemporânea e actual, indissociável do que representa o MAIS FITNESS. O posicionamento da marca ditou as restantes opções. Evitámos transmitir uma conotação Low Cost, mas antes um premium democrático. Os ambientes dos espaços, assim como a escolha de materiais reflete isso mesmo, elegância e bom gosto, com um toque de irreverêcia nos detalhes. Acreditamos que menos é mais, pelo que se procurou tirar partido de uma palete de materiais corente e limitada, de modo a transmitir unidade mas também diferenciação entre os diferentes usos do ginásio.

Ginásio Mais Fitness / Estúdio AMATAM - Cadeira, Mesa
© Invisiblegentleman

BALNEÁRIOS
Os balneários são dos espaços mais preponderantes na avaliação da qualidade de um ginásio. Pretendemos surpreender, criando um espaço acima de tudo contemporâneo para uma geração habituada a procurar novas referências todos os dias. Os tons primam pela elegância e com toques de irreverência através de apontamentos gráficos e da manipulação da estereotomia dos cerâmicos. O balneário Masculino e Feminino são iguais esteticamente, porque no fundo aqui não há homens nem mulheres, há pessoas a procurarem ser melhores!

Ginásio Mais Fitness / Estúdio AMATAM - Imagem 14 de 33
© Invisiblegentleman

ÁREAS SOCIAIS
Este é o core do ginásio! É aqui que a partilha começa, se descobrem cumplicidades e se fazem amizades. É aqui que se inicia o percurso no MAIS FITNESS e também onde acaba. Este é um espaço aglutinador e central, onde o convívio é constante. Evidenciar essa centralidade foi o mote para estruturar esta área. A aplicação de uma pintura de cor amarelo no pavimento estrutura todo o percurso desde a entrada até à recepção, potenciando o ambiente da marca e dando-lhe preponderância. O amarelo revela-se em todo o espaço, deambulando entre as paredes, o tecto, o mobiliário, contaminando com uma energia contagiante. O branco e o cinza acabam por fazer o justo equilíbrio, passando uma atmosfera de sofisticação. Graficamente, acrescentou-se uma outra layer, que procura através da simbologia gráfica do MAIS (+), evidenciar trajectos, direcções e a preponderância da energia dentro do ginásio, como se fosse um medidor táctil de intensidade!

Ginásio Mais Fitness / Estúdio AMATAM - Cadeira
© Invisiblegentleman
Planta
Ginásio Mais Fitness / Estúdio AMATAM - Sofá, Mesa, Cadeira, Escada
© Invisiblegentleman

No lounge o ambiente torna-se mais branco, oferecendo o destaque à vista fabulosa e aos elementos verdes que pontualmente são colocados, estimulando um certo relaxamento emocional e bem-estar associado a estes elementos e ao mobiliário confortável e descontraido.

Ginásio Mais Fitness / Estúdio AMATAM - Iluminação, Cadeira, Viga
© Invisiblegentleman

CORREDOR
Com tanta energia por todo o lado, necessitamos de criar espaços neutros e de descompressão. Por isso apostámos neste corredor, que acaba por ser o ponto de preparação para um novo treino, ou para recuperar do último treino. É sempre um ponto de passagem entre momentos energéticos. O branco é a cor dominante. O efeito visual criado pelos espelhos leva-nos ao infinito, seja na mente como no espaço.

Ginásio Mais Fitness / Estúdio AMATAM - Cadeira, Janela
© Invisiblegentleman

ESTÚDIO SPINNING
Esta modalidade transpira velocidade, movimento, vertigem…. e foi com estes princípios que se definiu a estratégia conceptual para este estúdio. O efeito cénico de multiplicação criado pelos espelhos, que remetem para um ponto no infinito, assemelhando-se a um vortex acaba por intensificar o sentido de quem pedala em direcção a algo, Para tornar esse efeito mais dramático, exploraram-se linhas que enfatizam o movimento e a vontade de quem pretende alcançar o destino a que se propôs. Existe também alguma áurea de espaço de culto associado aos elementos gráficos, que se pretende que possam ser explorados na criação de uma certa mística associada às aulas desta modalidade.

Ginásio Mais Fitness / Estúdio AMATAM - Iluminação
© Invisiblegentleman
Ginásio Mais Fitness / Estúdio AMATAM - Imagem 17 de 33
© Invisiblegentleman

ESTÚDIO FITNESS
Este é o local de culto do MAIS FITNESS. O motor de toda a energia. Aqui a intensidade sobe ao limite. Por isso não sentimos a necessidade de excessos visuais. Procurou-se tornar o espaço mais acolhedor através da pintura do tecto e parte das paredes em cinza, devido à sua grande dimensão vertical, e apostámos em enfatizar o sentido do palco através da horizontalidade dos planos brancos. Através da aplicação de uma pelicula colorida espelhada no pórtico da entrada, com características únicas a nível cromático, pretende-se criar um elemento surpresa único, capaz de acrescentar mais dinâmica aos momentos de treino.

Ginásio Mais Fitness / Estúdio AMATAM - Janela, Viga
© Invisiblegentleman

ESPAÇO UNDERGROUND
Aqui surge o lado obscuro do MAIS FITNESS. Um espaço com uma energia diferente…. Mais corrosiva… um espaço para quebrar barreiras e limites, para ir mais além. Para batalharmos com o nosso eu interior, em busca da perfeição. Um ambiente sombrio, intimidador, mas desafiante. Partindo dos ringues de luta como referência, aplicou-se rede na limitação dos diferentes espaços. A presença da cor amarela faz-nos nunca perder a noção que continuamos no MAIS FITNESS, e que basta seguir a cor para voltarmos à luz!

Ginásio Mais Fitness / Estúdio AMATAM - Imagem 13 de 33
© Invisiblegentleman

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Cruz de Barro 16, 2560-241 Torres Vedras, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ginásio Mais Fitness / Estúdio AMATAM" 18 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892598/ginasio-mais-fitness-estudio-amatam> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.