O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Urbanismo
  4. Indonésia
  5. Urban Rural Systems
  6. 2018
  7. A Casa Expansível / Urban Rural Systems

A Casa Expansível / Urban Rural Systems

  • 13:00 - 18 Abril, 2018
  • Traduzido por Giovana Martino
A Casa Expansível / Urban Rural Systems
A Casa Expansível / Urban Rural Systems , © Dio Guna Putra
© Dio Guna Putra

© Dio Guna Putra © Dio Guna Putra © Dio Guna Putra © Dio Guna Putra + 33

  • Arquitetos

  • Localização

    Batam, Indonésia
  • Arquiteto Responsável

    Stephen Cairns
  • Equipe

    Miya Irawati, Chen Ting, Azwan Aziz, Dio Guna Putra, Sumiadi Rahman
  • Colaboradores

    : Alwi (líder da comunidade), Batam Autoridade de Planejamento Municipal (BAPPEDA), Rahmat Kurniawan
  • Consultores

    Engenheiro (Batam), Teddy Tambuan; Engenheiror (Singapore), Johannes Müller; Fundações (A Square Engineering)
  • Orçamento

    USD 25,000
  • Área

    36 m²
  • Ano do projeto

    2018
  • Fotografias

© Dio Guna Putra
© Dio Guna Putra

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Expansível - rumah tambah em Bahasa Indonesia - foi projetada como parte de uma resposta sustentável ao rápido crescimento de cidades como Batam, na região de Riau Archipelago.

Historicamente um vilarejo pesqueiro de poucos habitantes, Batam se desenvolveu para uma cidade cosmopolita de mais de um milhão de pessoas em 40 anos. Este crescimento rápido foi alimentado por um novo acordo de livre comércio e pela proximidade de Batam a Cingapura. Jovens migrantes de toda Indonésia se mudaram para a cidade em busca de crescimento, até que em 2015 Batam foi nomeada a cidade com o crescimento mais rápido do mundo. Como consequência, a cidade foi confrontada por problemas de planejamento urbano: Como acomodar todo o fluxo de migrantes? Como promover habitações suficientes e acesso aos sistemas de água e esgoto da cidade? Como adequar as infraestruturas de esporte, ensino e saúde para essa transformação?

© Dio Guna Putra
© Dio Guna Putra

O projeto da Casa Expansível foca no desafio da habitação, ao permitir a construção ser adaptada de acordo com os padrões flutuantes de consumo de recursos  e gastos, ou metabolismo, de seus residentes. Na prática isso significa entender os padrões de geração e gasto de renda familiar, consumo de água, energia e alimentos, bem como produção de resíduos. Como esse metabolismo costuma ser irregular e muitas vezes precário, é importante que a arquitetura possa ser uma unidade habitacional e geradora de renda, que gerencie seus próprios resíduos, água e energia localmente.

© Dio Guna Putra
© Dio Guna Putra

O projeto é baseado nestes 5 princípios: 

1. Flexibilidade: A casa recebe uma cobertura que pode ser içada, enquanto o piso e as fundações podem suportar até três pavimentos adicionais. Este sistema permite financiamento flexível, no qual a incorporadora ou o estado fornecem a cobertura e o embasamento, enquanto os moradores providencial as vedações, de acordo com suas próprias circunstâncias. Isso também ajuda a acomodar serviços cruciais como lojas, café, garagem, alguma manufatura e etc. 

© Dio Guna Putra
© Dio Guna Putra

2. Densidade Doméstica: A casa encoraja o adensamento no plano vertical, a verticalização,  o que beneficia a co-localização de habitações e serviços, ajudando a reduzir a expansão para terras aráveis e a demanda por infraestruturas caras como estradas, energia e etc. 

© Dio Guna Putra
© Dio Guna Putra

3. Sistemas Descentralizados: Tecnologias como energia solar, uso de água pluvial, fossa séptica e sistemas de resfriamento passivos são integrados localmente no projeto, evitando grandes obras de infraestrutura centralizadas. 

Planta
Planta

4. Paisagem Produtivas: O projeto também integra produção de material e comida. A partir da integração do plantio de bambu e jardins externos na lógica da plantação e do funcionamento de uma casa, o que ajuda, futuramente, a aumentar a diversidade de recursos. 

© Dio Guna Putra
© Dio Guna Putra

5. Pacote de Sementes: A casa Expansível foi projetada como um pacote de sementes, contendo tecnologias, estratégias de material e um guia de planejamento adaptável a cada local, dependendo de seu contexto social, cultural e ambiental. O objetivo é que as cidades tropicais se desenvolvam a partir deste mesmo pacote de sementes.  

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Urban Rural Systems
Escritório
Cita: "A Casa Expansível / Urban Rural Systems " [Expandable House / Urban Rural Systems ] 18 Abr 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892592/a-casa-expansivel-urban-rural-systems> ISSN 0719-8906