O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Exposição "Abrindo Arquivos: o arquiteto Auguste Perret e o projeto para o Museu da FAAP"

Exposição "Abrindo Arquivos: o arquiteto Auguste Perret e o projeto para o Museu da FAAP"

  • 06:00 - 11 Abril, 2018
Exposição "Abrindo Arquivos: o arquiteto Auguste Perret e o projeto para o Museu da FAAP"
Exposição "Abrindo Arquivos: o arquiteto Auguste Perret e o projeto para o Museu da FAAP", O prédio da Fundação durante a sua construção, c. 1955 - acervo FAAP
O prédio da Fundação durante a sua construção, c. 1955 - acervo FAAP

O edifício-sede da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) é o tema da mais nova exposição do MAB-FAAP. A mostra joga luz sobre o trabalho do francês Auguste Perret, um dos mais importantes arquitetos da primeira metade do século XX.

No Brasil – e possivelmente na América Latina -, a única obra realizada por Perret foi justamente o projeto arquitetônico do prédio da FAAP, a partir de esboços feitos pelo conde Armando Alvares Penteado, idealizador da instituição.

Por esta razão, a mostra Abrindo arquivos: o arquiteto Auguste Perret e o projeto para o Museu da FAAP revela a importância de Perret para a arquitetura moderna, com a exposição de cartas, livros, revistas, croquis, plantas, imagens, entre outros documentos que apresentam a concretização do edifício, reconhecido, principalmente, por abrigar um painel de vitrais assinados por artistas como Lasar Segall, Cândido Portinari, Tarsila do Amaral, Tomie Ohtake, entre outros.

A exposição do MAB-FAAP insere-se no vasto panorama de redescobertas e apreciação da obra do arquiteto e da Frères Perret, empresa de arquitetura que liderava ao lado dos dois irmãos: Gustave e Claude. “São Paulo só tem a ganhar na valorização de uma de suas paisagens urbanas mais ricas”, destaca a professora Maria Cristina Wolff de Carvalho, curadora da exposição ao lado do professor Francisco Barros.

No cenário internacional, seguindo a tendência revisionista da arquitetura, a produção de Perret vem sendo reconhecida e celebrada com exposições, publicações, enquadramento em programas de preservação, restaurações e requalificações, a exemplo da cidade de Le Havre, na França, que foi reconstruída com projetos da Frères Perret, após ter sido severamente bombardeada na 2ª Guerra Mundial. O município foi tombado pela Unesco como patrimônio da humanidade e hoje é um destino turístico que movimenta artes, cultura e economia.

O início de tudo
A história do edifício-sede da FAAP tem início no ano de 1938, quando o conde Armando Alvares Penteado registrou em seu testamento a vontade de criar uma escola de artes e uma pinacoteca. Ao falecer, em 1947, coube à D. Annie Alvares Penteado, sua esposa, dar continuidade ao seu desejo, criando a instituição que levaria seu nome.

Armando Alvares Penteado havia deixado um esboço do projeto arquitetônico da FAAP, que foi aprimorado em estudo preliminar pelo arquiteto franco-polonês radicado no Brasil, Antoni Wincenty Dygat (1886-1949) e, a pedido de D. Annie, encaminhado a Auguste Perret, em 1947. Em 1949, o projeto definitivo ficou a cargo dos irmãos Perret, da empresa Frères Perret: Auguste (1874-1954), Gustave (1876-1952) e Claude (1880-1960).

As obras dos irmãos Perret têm um significado muito abrangente, que vai da teoria da arquitetura ao desenvolvimento de processos de construção inovadores. “Ao aliar a concepção estrutural ao uso de um sistema construtivo racionalizado e modulado e ao propor o emprego de um material até então ignorado na construção de edifícios, o concreto armado, a Frères Perret abriu caminho para uma revolução no modo de se conceber e também perceber a arquitetura”, explica a curadora.

A exposição do MAB-FAAP traz novamente à tona a arquitetura perretiana, por muito tempo estigmatizada e vista com desconfiança por sua estética evidentemente clássica, por seus vínculos com o historicismo e por fugir dos padrões modernistas mais disseminados.

Período de visitação: de 18 de abril a 27 de maio de 2018
Horário: segunda, quarta, quinta e sexta-feira, das 10h às 18h, com permanência até as 19h; aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h, com permanência até as 18h.
(Fechado às terças-feiras, inclusive quando feriado)
Local: MAB FAAP – mezanino
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
Informações: (11) 3662-7198
Agendamento de visitas educativas: (11) 3662-7200
Entrada gratuita

  • Título

    Exposição "Abrindo Arquivos: o arquiteto Auguste Perret e o projeto para o Museu da FAAP"
  • Tipo

    Exposição
  • Organizadores

  • De

    18 de Abril de 2018, 10:00
  • Até

    27 de Maio de 2018, 17:00
  • Onde

    MAB FAAP
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Exposição "Abrindo Arquivos: o arquiteto Auguste Perret e o projeto para o Museu da FAAP"" 11 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892354/exposicao-abrindo-arquivos-o-arquiteto-auguste-perret-e-o-projeto-para-o-museu-da-faap> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.