Inscrições abertas: Concorra à bolsa integral para curso de bambu em São Paulo

A Encaixe Soluções Alternativas está disponibilizando duas bolsas integrais para o Curso de Bioconstrução com Técnicas em Bambu 2018!

Os criadores da Encaixe acumularam ao longo dos últimos anos uma vasta experiência com bioconstrução (principalmente técnicas de Bambu), atuando em vivências de permacultura (ao redor do mundo) e ministrando aulas e palestras (principalmente sobre essas temáticas), e agora, para compartilhar esse conhecimento acumulado, convidamos todos, profissionais, estudantes e interessados em fazer parte dessa experiência à participar desta construção coletiva.

Este curso tem como objetivo projetar e construir, em equipe, uma estrutura de bambu na laje do CCB. Você irá aprender o “passo à passo” do processo criativo e as metodologias utilizadas nos mais renomados escritórios de design do mundo, para projetar com bambu. Além disso, vai ter experiência prática, “colocando a mão na massa”, ao construir coletivamente, desde a fundação até o acabamento da estrutura.

O Centro Cultural Butantã - foi inaugurado em novembro de 2015 e busca fomentar as manifestações culturais do bairro do Butantã e da cidade de São Paulo. Um lugar para artistas, pesquisadores, estudantes e educadores desenvolverem e apresentarem seus projetos à comunidade. Um dos seus objetivos é ser um ponto de encontro entre grupos culturais, moradores e trabalhadores, para que a arte alimente e transforme nosso convívio. O CCB ainda oferece espaços para ensaios, oficinas, cursos e apresentações musicais, teatrais e circenses, com atividades para pessoas de todas as idades.

A bioconstrução vem sendo cada vez mais utilizada na arquitetura e no design, através de conhecimentos e formas não convencionais de construção, tradicionais e contemporâneas, além de explorar métodos não agressivos ao meio ambiente para habitar o espaço. A sustentabilidade na construção pode ser pensada de várias formas, uma delas, por comprovação e eficiência é a utilização de materiais naturais, pois passam por menos processos industriais.

O bambu é uma alternativa sustentável à madeira. Essa gramínea milagrosa cresce rápido nos mais diversos climas e solos, capta uma grande quantidade de CO2 do ar, tem uma enorme resistência e flexibilidade, além de ter um transporte fácil por ser leve e compacta, por essas e outras propriedades destacar-se como uma nova alternativa para construir com responsabilidade ambiental.

Na parte teórica deste curso, vamos estudar a história dessa planta, desde sua utilização no passado até as novas tendências de construção dentro do mundo de design. Vamos explorar juntos técnicas de construção e com isso desenvolver o projeto da nossa estrutura para a laje do CCB. Na parte prática do curso, iremos explorar diferentes formas de encaixe das varas de bambu, construir a fundação da estrutura, alternativas de cobertura e montá-la por completo.

Venha participar dessa emocionante vivência. Temos experiência de primeira mão com o material, o processo de design e construção e o maior prazer em compartilhar nosso conhecimento com vocês. A vivência do curso estimula uma troca entre experiências entre os participantes, possibilitando tornar nossas vidas cada vez mais sustentáveis, gerando assim uma equipe proativa e produtiva.

Acreditamos no trabalho coletivo como o principal meio de desafiar os valores individuais que hoje em dia norteiam nossa sociedade!

Esta divulgação de prêmio/bolsa de estudos foi enviado por um leitor do ArchDaily. Se você quer enviar um concurso, chamada de trabalhos ou outra "oportunidade" por favor, use o formulário "Enviar divulgação de prêmio/bolsa de estudos". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Inscrições abertas: Concorra à bolsa integral para curso de bambu em São Paulo" 13 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892075/inscrices-abertas-concorra-a-bolsa-integral-para-curso-de-bambu-em-sao-paulo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.