Residência El Boldo / SUN Arquitectos

Residência El Boldo / SUN Arquitectos - Imagem 2 de 36Residência El Boldo / SUN Arquitectos - Imagem 3 de 36Residência El Boldo / SUN Arquitectos - Imagem 4 de 36Residência El Boldo / SUN Arquitectos - Imagem 5 de 36Residência El Boldo / SUN Arquitectos - Mais Imagens+ 31

Zapallar, Chile
  • Arquitetos: SUN Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nico Saieh
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atika, Opendark, Tecma
Residência El Boldo / SUN Arquitectos - Imagem 7 de 36
© Nico Saieh

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto encontra-se localizado frente à baía de Zapallar, exclusivo balneário na região de Valparaíso, a 169 km de Santiago do Chile. Uma residência isolada na floresta a 450 m sobre o nível do mar, na parte sul da cadeia montanhosa onde está o Parque El Boldo. Espessos muros de pedra modificam a extrema topografia em níveis habitáveis, criando dois planos horizontais, em meio a floresta, que conferem virtuosidade ao território e conectam a arquitetura com seu entorno por meio de uma íntima relação. Sua complexa diversidade de materiais se equilibra e se relaciona aceitando cada qualidade e seus contrastes, moderando suas condições, dialogando entre concreto, madeira, pedra e mármore, todos materiais nobres e duradouros, que contrastam sua rústica e cálida persistência com o vidro e a cobertura de aço. Materiais que outorgam um aspecto contemporâneo, uma aparência inovadora ao projeto.

Residência El Boldo / SUN Arquitectos - Imagem 8 de 36
© Nico Saieh

PROGRAMA

O espaço interior é resolvido em dois níveis, um de acesso e uso principal, com estacionamento, e todas as áreas de serviço reunidas, relacionado com os espaços de estar, jantar e terraço que, por sua vez, conectam-se de maneira fluída em um só nível, desde a habitação principal até a piscina. Esse espaço de grande fluidez cria uma habitabilidade e conforto para os donos da casa, um casal da terceira idade, que apresentaram como requisito primordial, proporcionar esse trânsito contínuo sem desníveis, devido sua idade. Finalizando o extremo do circuito habitacional, está a sala de estar, que conquista uma transparência quase completa em relação ao exterior, em uma íntima relação com montanha, vegetação e as vistas para a praia. 

Residência El Boldo / SUN Arquitectos - Imagem 5 de 36
© Nico Saieh
Residência El Boldo / SUN Arquitectos - Imagem 28 de 36
Planta
Residência El Boldo / SUN Arquitectos - Imagem 17 de 36
© Nico Saieh

VOLUMETRIA

A composição horizontal da residência é dividida entre duas realidades que contrapõem suas características; um corpo semi-escavado de pedra que emerge da topografia, configurando o acesso como uma caverna, que destaca a rusticidade do material e é coberto de maneira orgânica com um teto verde dando continuidade a montanha sobre a área de serviço e ocultando parte da sua envergadura. Dessa forma, o elemento controla a presença da fachada superior em relação aos caminhos do parque. Separado por uma sequência de pátios com aberturas zenitais, está o volume habitacional, um cálido espaço de madeira, como um galpão, com uma cobertura em estilo de casca, um barco de madeira invertido que é inclinado segundo seu uso e grandeza do espaço, acompanhando o terreno em inclinação.

Residência El Boldo / SUN Arquitectos - Imagem 19 de 36
© Nico Saieh
Residência El Boldo / SUN Arquitectos - Imagem 32 de 36
Corte
Residência El Boldo / SUN Arquitectos - Imagem 16 de 36
© Nico Saieh

O interior possui vocação de espaço externo, leve em sua essência e amplo em suas relações de uso, defende a permanência em detrimento a fugacidade. 

Residência El Boldo / SUN Arquitectos - Imagem 25 de 36
© Nico Saieh

LUZ

A residência é orientada em relação às vistas predominantes da baía, de costas para a orientação do sol, o que obriga a receber a luz natural de maneira zenital, por meio de claraboias que capturam e transmitem a luz para o interior e, dessa forma, trazem calidez aos espaços. A cobertura verde, sobre a cozinha, é atravessada pela gratificante luz zenital, iluminando também os espaços de serviço. 

Residência El Boldo / SUN Arquitectos - Imagem 9 de 36
© Nico Saieh

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência El Boldo / SUN Arquitectos" [Casa El Boldo / SUN arquitectos] 08 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892033/residencia-el-boldo-sun-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.