Torres DUO / Büro Ole Scheeren

© Iwan Baan

Torres DUO / Büro Ole Scheeren - Mais Imagens+ 5

  • Arquitetos: Büro Ole Scheeren; Büro Ole Scheeren
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Iwan Baan
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Elmich

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetado por Ole Scheeren, as Torres DUO são um símbolo de reconciliação urbana. Com o objetivo de reconectar uma região que foi segregada no passado, o projeto se integra ao entorno com sua variedade de funções e usos, incluindo uma praça pública acessível 24h, conformando assim, um novo ponto de encontro na dinâmica cidade de Singapura. 

Implantação

O projeto consiste em duas torres esculturais que foram moldadas para criar uma série de espaços urbanos circulares. Sua fachada curva é marcada pela delicada textura do sistema de sombreamento baseado em favos de mel. O envelope esguio conforma os espaços públicos, enquanto as geometrias resultantes complementam os ângulos da arquitetura existente, criando uma paisagem com jardins abertos, passarelas, cafés e restaurantes. 

© Iwan Baan

Ao invés de funcionar como um ponto de referência na paisagem urbana de Singapura, o projeto foi sensivelmente inserido no tecido urbano, conectando os edifícios existentes e estabelecendo uma forma coerente. O projeto das torres DUO transformam um bairro antes negligenciado em um centro cívico para integração social. 

Diagrama - Espaços Urbanos

Este projeto também representa a colaboração histórica entre o governo da Malásia e o de Singapura. Sob a orientação de ambos os primeiros ministros e com o investimento estatal das duas nações, Khazanah e Temasek, este empreendimento conjunto representa uma nova era de cooperação entre os dois países. 

© Iwan Baan

Localizadas na rota principal entre a cidade e o Aeroporto Shingapure Changi, e colocadas entre o histórico distrito Kampong Glam e o comercial Bugis Junction, as torres DUO integram as atividades de lazer, trabalho, comércio com jardins públicos e instalações culturais, promovendo diversidade no contexto urbano.  

© Iwan Baan

As duas torres abrigam as funções vitais do edifício, uma acomoda 660 residências, enquanto a outra comporta escritórios corporativos e um hotel 5 estrelas operado pela Andaz. Como uma esponja porosa a torre vai se desmaterializando a medida que chega no térreo, sendo cortada por jardins e espaços comerciais que se conectam por passarelas e caminhos dinâmicos e vibrantes. 

A textura de favos de mel, que é aplicada por todo o envelope do edifício, não somente remete à dinâmica interna do projeto, que pode ser comparada a uma colmeia, mas também serve como um elemento funcional na estratégia de conforto interno. 

© Iwan Baan

Esta textura combina uma série de elementos hexagonais que auxiliam a proteger a torre do calor e do sol,sem interromper as vistas para a cidade. Esse grid também agrega textura ao volume curvado das torres, destacando os balanços e recuos da forma. O perímetro de cada torre é marcado por uma série de linhas verticais finas, desenhadas para enfatizar a elegância e a expressão refinada do projeto. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Singapura

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Torres DUO / Büro Ole Scheeren" [DUO Twin Towers / Büro Ole Scheeren] 04 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891908/torres-duo-buro-ole-scheeren> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.