VINT / Hype Studio

VINT / Hype Studio

VINT / Hype Studio - Imagem 2 de 41VINT / Hype Studio - Imagem 3 de 41VINT / Hype Studio - Imagem 4 de 41VINT / Hype Studio - Imagem 5 de 41VINT / Hype Studio - Mais Imagens+ 36

  • Arquitetos: Hype Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  8754
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bontempo Móveis, Deca, Doca, Imab, Itaci Ilian, MARELLI, thyssenkrupp
  • Autores: Maurício Santos (Arq. Responsável), Luísa Konzen (Coordenação), Fernando Balvedi, Arq. Jean Grivot
  • Equipe: Arq. Luis Bonilla, Arq. Naiara Braghirolli, Arq. Paulo Cesar Gónzales, Arq. Gabriel Johansson, Arq. Luciana Stinieski Pires, Arq. Belisa Peres, Arq. Taís Bühler, Arq. Bianca Antunes, Arq. Leandro Cavalheiro, Acad. Arq. Davi Castro, Acad. Arq. Ândrio Vicari, Acad. Arq. Alexandre Höllermann, Acad. Arq. Marina Varante
  • Projeto Estrutural: Raiz Engenheiros Associados
  • Projeto Elétrico E Hidrossanitário: CM Engenharia
  • PPCI: Ruy Alberto Bueno
  • Ar Condicionado + Ventilação Mecânica: Medeiros Engenharia
  • Cidade: Caxias do Sul
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
VINT / Hype Studio - Imagem 7 de 41
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno do edifício VINT fica em uma região residencial muito valorizada de Caxias do Sul-RS, em uma rua relativamente tranquila. O lote tem frente sul, e todos os lados - incluindo os fundos - apresentam construções em altura. Com pouca insolação direta em Caxias, que é uma cidade fria durante a maior parte do ano, o terreno não parecia apropriado para um residencial de alto padrão.

VINT / Hype Studio - Imagem 3 de 41
© Marcelo Donadussi
VINT / Hype Studio - Imagem 35 de 41
Planta - Térreo
VINT / Hype Studio - Imagem 27 de 41
© Marcelo Donadussi

A incorporadora FISA nos trouxe, então, o desafio de criar um edifício comercial que quebrasse o paradigma do uso exclusivamente residencial da região: um edifício que instigasse o desejo de trabalhar no local e que tivesse personalidade. Completando 20 anos de atuação, a incorporadora buscava pontuar esta data com a criação de um marco na arquitetura de Caxias do Sul.

VINT / Hype Studio - Imagem 5 de 41
© Marcelo Donadussi

Em paralelo, o plano diretor trazia restrições à área computável máxima permitida para atividades não residenciais. Teríamos, portanto, que criar artifícios para alcançar a volumetria pretendida, considerando a altura dos edifícios vizinhos, e para ampliar e valorizar as áreas privativas da proposta.

VINT / Hype Studio - Imagem 25 de 41
© Marcelo Donadussi

Iniciamos com a proposição de sacadas, que não são contabilizadas como área computável e não estão sujeitas aos limites estabelecidos pelo plano diretor da cidade. Aproveitando o ambiente externo amigável, vimos nas sacadas frontais uma forma de possibilitar a abertura das esquadrias das salas do piso ao teto, criando uma sensação agradável de integração com o exterior, em contraponto às torres de vidro que buscam o isolamento das típicas avenidas barulhentas de nossas grandes cidades.

Nas salas de canto, conseguimos criar grandes sacadas na parte posterior, permitindo tanto a utilização como um espaço de confraternização – com a opção de churrasqueira – quanto a adaptação para uma sala de reuniões. Ainda com a ideia de ganharmos altura no edifício e de criarmos ambientes diferenciados, propusemos diversas salas com pé-direito duplo, o que também deu movimento e singularidade à fachada.

VINT / Hype Studio - Imagem 2 de 41
© Marcelo Donadussi

Como um apelo pela qualidade de vida no trabalho, propusemos um pavimento inteiro para uso condominial. Criamos uma grande praça com ambientes de convívio, reuniões e exercícios no 13º andar. Com uma vista privilegiada e com a inusitada presença de uma oliveira de 9 metros de altura, esta área condominial cria uma exceção na fachada, fazendo a transição para os últimos pavimentos construídos em estrutura metálica. A área condominial e os dois últimos pavimentos, compostos por salas duplex, dão leveza e configuram um coroamento próprio para o edifício.

VINT / Hype Studio - Imagem 41 de 41
Corte A

Ao mesmo tempo que se integra e respeita seu entorno, basta um primeiro olhar para saber que o edifício Vint é um empreendimento diferenciado.

VINT / Hype Studio - Imagem 23 de 41
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Plácido de Castro, 1063 - Exposição, Caxias do Sul - RS, 95084-100, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "VINT / Hype Studio" 06 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891751/vint-hype-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.