O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Brasil
  5. Aresto Arquitetura
  6. 2017
  7. Casa Caxambu / Aresto Arquitetura

Casa Caxambu / Aresto Arquitetura

  • 05:00 - 4 Abril, 2018
Casa Caxambu / Aresto Arquitetura
Casa Caxambu / Aresto Arquitetura, © Pedro Napolitano Prata
© Pedro Napolitano Prata

© Pedro Napolitano Prata © Pedro Napolitano Prata © Pedro Napolitano Prata © Pedro Napolitano Prata + 39

© Alexandre Rodrigues
© Alexandre Rodrigues

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no condomínio Terras de Jundiaí em um terreno de esquina, a casa estrutura-se em um pavimento principal e um pavimento inferior que surgiu do aproveitamento do perfil natural do lote, que praticamente não sofreu alterações. As formas simples foram adotadas para que a construção fosse mais econômica e rápida.

© Pedro Napolitano Prata
© Pedro Napolitano Prata

Um desafio do projeto foi adaptar a construção à pouca área disponível para construção. Como o lote é de esquina, perdeu-se muita área por conta dos recuos legais e por isto foi necessário fazer a garagem em um nível inferior. No entorno observa-se claramente duas realidades distintas, uma natureza abundante com o homem convivendo de forma harmoniosa nas áreas de chácaras e propriedades rurais, e uma ocupação da terra de forma devastadora e impositiva, nos novos bairros e condomínios.

Diagrama
Diagrama

Para retratar esta característica do lugar, o projeto é composto por dois elementos. Uma base de aparência pesada, bruta, que lembra uma grande pedra, representando a ocupação humana agressiva à natureza, e uma “casca” branca leve que sobrepõe este bloco representando a ocupação harmoniosa do homem com a natureza. Esta sobreposição reflete o nosso desejo enquanto arquitetos de que a vida em harmonia com a natureza seja o modelo que prevaleça na região.

© Pedro Napolitano Prata
© Pedro Napolitano Prata

No térreo estão situados: a sala de estar integrada à cozinha, o lavabo, o espaço gourmet, a lavanderia, o vestiário, o depósito, a piscina e os quatro dormitórios. No pavimento abaixo está a garagem projetada para três carros. Com uma planta com formato de “U” a residência envolve a área de lazer trazendo privacidade a área da piscina. Nos três dormitórios voltados para a rua, a solução para garantir a privacidade foi adotar janelas com peitoris mais altos que o convencional. 

© Pedro Napolitano Prata
© Pedro Napolitano Prata

As aberturas externas e panos de vidro foram pensados para obter o melhor aproveitamento da ventilação e iluminação natural. Externamente a casa foi revestida por massa branca, painéis de ACM que escondem a porta de entrada, pedra natural, revestimento fulget. Os materiais de acabamento associados à geometria de linhas retas da casa conferem ao projeto um aspecto contemporâneo e minimalista.

© Pedro Napolitano Prata
© Pedro Napolitano Prata

Ver a galeria completa

Cita: "Casa Caxambu / Aresto Arquitetura" 04 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891521/casa-caxambu-aresto-arquitetura> ISSN 0719-8906