Casa Pacheco Leão AR / Ateliê de Arquitetura

Casa Pacheco Leão AR / Ateliê de Arquitetura

Casa Pacheco Leão AR / Ateliê de Arquitetura - Sofá, Mesa, Prateleira, JanelaCasa Pacheco Leão AR / Ateliê de Arquitetura - Janela, BanheiraCasa Pacheco Leão AR / Ateliê de Arquitetura - FachadaCasa Pacheco Leão AR / Ateliê de Arquitetura - Mesa, Cadeira, Janela, VigaCasa Pacheco Leão AR / Ateliê de Arquitetura - Mais Imagens+ 19

Jardim Botânico, Brasil
  • Arquitetos: Ateliê de Arquitetura; Ateliê de Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:MCA estudio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cozendei, Deca, Ekko Revestimentos, Favo, Pedras Lolinha, Portobello
  • Cálculo Estrutural: Rodrigo Affonso
  • Projeto De Instalações: Eujan – Equilibrium
  • Autoras: Anna Backheuser, Elaine Fachetti
  • Arquiteta Responsável: Anna Backheuser
  • Equipe: Ilana Luztman
  • Cidade: Jardim Botânico
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Pacheco Leão AR / Ateliê de Arquitetura - Cadeira
© MCA estudio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Antigos moradores do condomínio de casas que margeia o Jardim Bontânico no rio de Janeiro, os proprietários um casal com dois filhos adolescentes,  decidiram adquirir um imóvel no mesmo local mas com área mais ampla. A casa escolhida precisava de uma grande reforma de adequação dos espaços para que ficassem mais amplos, iluminados e arejados. Um dois maiores desafios era manter as lajes existentes mas conseguir aumentar o pé direito. O recurso foi manter as alturas mas rebaixar um pouco os pisos já que existiam muito degraus, assim o térreo e o terraço ficaram com todos os ambientes no mesmo plano. Para agilizar a obra e ampliar a construção com maior liberdade decidimos utilizar estrutura metálica que ficou aparente dando um ar mais industrial e brutalista em companhia das esquadrias com acabamento tipo aço inox e o concreto aparente do lado externo. Da rua a casa é uma caixa de concreto que “protege” os moradores.

Casa Pacheco Leão AR / Ateliê de Arquitetura - Fachada
© MCA estudio
Corte A

No térreo, a área da sala foi ampliada e abrimos o maior número de portas e janelas possíveis para conseguirmos uma boa entrada de luz. A sala de jantar e de estar são integradas através da porta de correr de madeira e a cozinha, através de uma janela tipo guilhotina. A uniformidade também é feita através do piso todo em porcelanato de fácil manutenção, um dos pedidos da proprietária que gosta de coisas práticas já que tem filhos e animais em casa. Para dar uma aquecida  e um clima mais orgânico utilizamos madeira nos detalhes e pedra na parede da varanda continua a casa proporcionando uma vista agradável do ambiente. Ao fundo da varanda, uma parede de cobogó delimita a área de serviço.

Casa Pacheco Leão AR / Ateliê de Arquitetura - Sofá, Mesa, Prateleira, Janela
© MCA estudio
Planta - Térreo

A circulação vertical da casa é feita através da escada original da mesma que a pedido dos proprietários não foi demolida.

No pavimento intermediário estão os quartos. Dois deles voltados para o fundo do terreno tem varandas que garantem a entrada de luz. Já o quarto do casal e escritório estão voltados para a fachada frontal e painéis de correr em veneziana de alumínio articulável garantem a privacidade e ventilação.

Casa Pacheco Leão AR / Ateliê de Arquitetura - Prateleira
© MCA estudio
Planta - 1° Pavimento

No terraço toda a construção existente foi demolida. O desejo era por uma área de lazer toda integrada que pudesse aproveitar ao máximo a vista maravilhosa da Floresta da Tijuca. Optamos por  poucas paredes, pé direito alto e grandes vãos que são fechados com painéis de vidro temperado para proteger o local das chuvas fortes mas que permitem que a vista esteja sempre presente. Uma pequena piscina e uma área gourmet com churrasqueira e forno de pizza garantem a diversão da família e amigos. A sala de TV que as vezes é usada como quarto de hóspedes, é separada apenas por uma porta de correr em madeira garantindo a continuidade da vista da mata  de todos os ambientes. O piso utilizado foi o mesmo do térreo assim como o cobogó do fundo da piscina e a pedra da caixa da escada mantendo uma uniformidade de acabamentos.

Casa Pacheco Leão AR / Ateliê de Arquitetura - Cadeira, Mesa, Janela
© MCA estudio
Axonométrica Explodida

Todos os materiais utilizados foram escolhidos para serem funcionais sem perder a beleza estética, a integração com a natureza e o conceito do projeto de conseguir um contraste entre industrial e orgânico

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pacheco Leão AR / Ateliê de Arquitetura" 13 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891426/casa-pacheco-leao-ar-atelie-de-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.