XIV ENEPEA - Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo em Escolas de Arquitetura e Urbanismo no Brasil

O XIV ENEPEA - Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo em Escolas de Arquitetura e Urbanismo no Brasil ocorrerá na Universidade Federal de Santa Maria, Campus Central, em Santa Maria, RS, de 02 a 06 de outubro de 2018, agregando como pré-evento o XIII Colóquio Quapá-SEL, nos dias 01 e 02 de outubro de 2018.

A programação compreenderá palestras, mesas redondas, apresentação de comunicações, debates, oficinas, visitas técnicas, atividades culturais e concursos de projeto, fotografia, croquis e pinturas.

O XIV ENEPEA tem como temática central: Escalas da Paisagem: dos Fragmentos à Reconectividade, que consiste em tratar da problemática, desafios e potencialidades contemporâneas dentro do âmbito da Arquitetura Paisagística em termos de planejamento, projeto e gestão do Sistema de Espaços Livres e da Paisagem em suas diversas escalas de abordagem.

As três Sessões Temáticas abaixo apresentadas podem estar permeadas por experiências acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão (conceitos, teorias, processos e metodologias) assim como por experiências desenvolvidas no âmbito da prática profissional em paisagismo.
Os três eixos temáticos, pelo seu caráter pluridisciplinar de enfoques e recortes, constituem um meio expressivo referente à compreensão dos processos de formação e configuração da paisagem, espaços livres e ambiente.

ST1 - ESTRATÉGIAS E PROJETOS PARA ESPAÇOS DE TRANSIÇÃO
Este eixo temático visa compreender as possíveis e potenciais interfaces e/ou “sobras espaciais” na cidade e na região como um ponto fundamental de discussão que impõe novas regras de análise e ação: relações entre urbano e rural; periferia; periurbano e rururbano; fronteiras, bordas e limites entre a cidade formal e informal, entre o natural e o construído; entendimento e proposição para áreas com potencial de utilização bem como de produção e serviços (vazios urbanos, friches industrielles; friches urbaines, brownfields, áreas agrícolas/propriedades rurais, urbanismo produtivo - hortas/pomares comunitários, turismo, sítios da união).

ST2 - MULTIFUNCIONALIDADE DA PAISAGEM E DOS USOS E ATIVIDADES NOS ESPAÇOS LIVRES
Este eixo temático visa abordar as relações de funcionalidade, conectividade, planejamento e projeto de unidades e subunidades da paisagem, estruturas da paisagem (redes, matrizes, corredores, manchas e fragmentos) e espaços livres intraurbanos de lazer e recreação (unidades de conservação, parques, praças, ruas, calçadões, largos, balneários, praias etc.). Através da conexão entre as diversas escalas possibilita-se a conservação dos recursos naturais, a valorização das matrizes naturais, minimizando a fragmentação das mesmas pelo fomento à criação de redes ecológicas e corredores (verdes, azuis, amarelos e cinzas) e, ainda, a potencialização das redes e trocas sociais, vinculando as funções múltiplas destes espaços a usos ativos e/ou passivos, ecológicos, recreacionais, culturais, sociais, estéticos, paisagísticos e educativos. Sobreposição de padrões de usos e atividades previstas ou permanentes junto a ações de apropriação temporárias, valorizando os laços e as diferenças socioculturais. Relação entre presevação da biodiversidade com as demandas de crescimento urbano e regional, densificação e usos (mobilidade, acessibilidade, percepção e preferências socioculturais).

ST3 - PATRIMÔNIO PAISAGÍSTICO: TEORIA, HISTÓRIA E PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO NA PAISAGEM E NOS ESPAÇOS PÚBLICOS

Este eixo temático pretende discutir a valorização da memória e das identidades locais e regionais por meio da história e da preservação patrimonial paisagística de paisagens e espaços públicos tombados e/ou com potencial de conservação. Elencar bases conceituais e metodológicas para a caracterização das paisagens e dos espaços públicos de forma a identificar os valores (ecológico, paisagístico, ambiental, cultural e social) e os modos de proteção (manutenção, conservação, restauração e reconstituição). Promover diretrizes para a proteção, gestão e ordenação via catálogos/cartas patrimoniais, políticas de paisagem, planos diretores e/ou legislação específica. Valorizar as dimensões histórica e cultural, bem como o potencial educador na gestão da paisagem e dos espaços públicos. Referências conceituais e técnicas projetuais de intervenção contemporâneas bem sucedidas relacionadas ao patrimônio paisagístico de modo a garantir a valorização e o reconhecimento histórico, artístico e ecológico.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "XIV ENEPEA - Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo em Escolas de Arquitetura e Urbanismo no Brasil" 20 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891059/xiv-enepea-encontro-nacional-de-ensino-de-paisagismo-em-escolas-de-arquitetura-e-urbanismo-no-brasil> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.