Residência Jardins / Drucker Arquitetura

Residência Jardins / Drucker Arquitetura - Imagem 2 de 59Residência Jardins / Drucker Arquitetura - Imagem 3 de 59Residência Jardins / Drucker Arquitetura - Imagem 4 de 59Residência Jardins / Drucker Arquitetura - Imagem 5 de 59Residência Jardins / Drucker Arquitetura - Mais Imagens+ 54

Cidade Jardim, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  550
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ruben Otero
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Altalúx, Arcos, Asti Mármores, Jmar Esquadrias, Palimanan, Trespa, Tressuno
  • Autora: Monica Drucker
  • Equipe: Monica Drucker, Ruben Otero, Fausto Chino, Marise Jacobsen, Virgínia Gonçalves
  • Engenheiro De Estrutura: Telecki Arquitetura de Projetos
  • Concreto Aparente: GR Consultoria
  • Acompanhamento De Obra: PMG Engenharia + Monica Drucker
  • Muro Verde: Plataforma Habita Cidade - Escola da Cidade
  • Hydraulic: Zamaro Instalações
  • Electrical Installations: Zamaro Instalações
  • Cidade: Cidade Jardim
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência Jardins / Drucker Arquitetura - Imagem 7 de 59
© Ruben Otero

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada nos Jardins, conjunto de bairros com casas unifamiliares e massa arbórea protegida pelo patrimônio histórico, esta casa possui 550m² de área edificada, divididos em dois pavimentos, térreo e superior. O terreno original possuía um talude de quatro metros de altura em relação ao nível da rua. Com isso no térreo colocamos garagem, depósitos, instalações técnicas, parte de serviços, dependências de funcionários com copa e acessos por escadarias interna e externa.

Residência Jardins / Drucker Arquitetura - Imagem 32 de 59
© Ruben Otero

O pavimento superior foi instalado na parte mais alta do talude existente e se projeta em balanço sobre o térreo, que está pouco acima do nível da rua. No pavimento superior o programa foi organizado em torno de um pátio central, cuja planta em forma de U é articulada por uma circulação, com lavabo, escada interna, copa-cozinha e uma sala íntima, e por duas alas paralelas à via externa. A ala mais próxima à rua abriga um grande Salão com Estar, sala de Jantar, Home Theater e varandas. Na ala dos fundos temos uma sequência de quatro suítes, sendo a última delas a suíte master. 

Residência Jardins / Drucker Arquitetura - Imagem 18 de 59
© Ruben Otero
Residência Jardins / Drucker Arquitetura - Imagem 56 de 59
Planta - Térreo
Residência Jardins / Drucker Arquitetura - Imagem 48 de 59
© Ruben Otero

A construção, de concreto armado aparente por ripas de madeira, tem componentes em aço, madeira e vidro, materiais marcantes no conjunto. O piso, em mármore travertino levigado romano dos ambientes internos também foi utilizado na área externa, e a ausência de desnível ressalta a continuidade entre exterior e interior (há um sistema de captação de águas pluviais embutido nas pedras). Um dos destaques do projeto foram os brises da suíte master, que funcionam ora como quebra sol articulável (modula a entrada da luz até a sua vedação total), e ora como portas de abrir.

Residência Jardins / Drucker Arquitetura - Imagem 58 de 59
Corte A

Esta residência foi concebida para promover renovação pessoal e bem estar, através de espaços onde a paisagem e a arquitetura se reúnem para reabastecer e revigorar o espírito. Por isso o pátio central tem um jardim vertical contemplativo, árvores com uma pequena área gramada e uma piscina, com transbordo em toda a sua volta  promovendo uma sensação de espelho d'água que reflete este jardim. Este pátio juntamente com as extensas aberturas envidraçadas das portas de correr das duas alas e também das doze portas pivotantes de vidro da fachada frontal, permite aos moradores o contato direto de toda a residência com o exterior, e sua grande massa arbórea.

Residência Jardins / Drucker Arquitetura - Imagem 45 de 59
© Ruben Otero

Internamente procuramos uma dicotomia criada pelas paredes de concreto ripado aparente e a leveza das esquadrias em grandes panos de vidro que se abrem completamente para o pátio com jardim vertical e para as enormes árvores existentes da rua e do entorno. Para acentuar a entrada de luz da grande sala frontal (face leste) foi concebido um conjunto estruturado com um pergolado metálico com vidros na cobertura e portas pivotantes igualmente em vidros transparentes. Esse conjunto proporcionou uma inusitada interação com a copa das árvores, que parecem invadir o interior deste grande salão de concreto, sem pilares no meio dele. A casa conta ainda com reúso de águas pluviais, captação de energia solar, ventilação cruzada, janelas com tratamento térmico, isolamento térmico de poliestireno na cobertura, controle digital de iluminação, madeira reciclada, entre outras medidas de arquitetura verde.

Residência Jardins / Drucker Arquitetura - Imagem 23 de 59
© Ruben Otero

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Jardins / Drucker Arquitetura" [Jardins House / Drucker Arquitetura] 21 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891033/residencia-jardins-drucker-arquitetos-e-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.