O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Brasil
  5. Drucker Arquitetos e Associados
  6. 2017
  7. Residência Jardins / Drucker Arquitetos e Associados

Residência Jardins / Drucker Arquitetos e Associados

  • 05:00 - 21 Março, 2018
Residência Jardins / Drucker Arquitetos e Associados
Residência Jardins / Drucker Arquitetos e Associados, © Ruben Otero
© Ruben Otero

© Ruben Otero © Ruben Otero © Ruben Otero © Ruben Otero + 59

  • Arquitetos

  • Localização

    Cidade Jardim, Brasil
  • Autora

    Monica Drucker
  • Equipe

    Monica Drucker, Ruben Otero, Fausto Chino, Marise Jacobsen, Virgínia Gonçalves
  • Área

    550.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

  • Engenheiro de Estrutura

    Telecki Arquitetura de Projeto
  • Concreto Aparente

    GR Consultoria
  • Acompanhamento de Obra

    PMG Engenharia + Monica Drucker
  • Instalações Hidráulicas e Elétricas

    Zamaro Instalações
  • Muro Verde

    Plataforma Habita Cidade - Escola da Cidade
  • Mais informações Menos informações
© Ruben Otero
© Ruben Otero

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada nos Jardins, conjunto de bairros com casas unifamiliares e massa arbórea protegida pelo patrimônio histórico, esta casa possui 550m² de área edificada, divididos em dois pavimentos, térreo e superior. O terreno original possuía um talude de quatro metros de altura em relação ao nível da rua. Com isso no térreo colocamos garagem, depósitos, instalações técnicas, parte de serviços, dependências de funcionários com copa e acessos por escadarias interna e externa.

© Ruben Otero
© Ruben Otero

O pavimento superior foi instalado na parte mais alta do talude existente e se projeta em balanço sobre o térreo, que está pouco acima do nível da rua. No pavimento superior o programa foi organizado em torno de um pátio central, cuja planta em forma de U é articulada por uma circulação, com lavabo, escada interna, copa-cozinha e uma sala íntima, e por duas alas paralelas à via externa. A ala mais próxima à rua abriga um grande Salão com Estar, sala de Jantar, Home Theater e varandas. Na ala dos fundos temos uma sequência de quatro suítes, sendo a última delas a suíte master. 

© Ruben Otero
© Ruben Otero
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Ruben Otero
© Ruben Otero

A construção, de concreto armado aparente por ripas de madeira, tem componentes em aço, madeira e vidro, materiais marcantes no conjunto. O piso, em mármore travertino levigado romano dos ambientes internos também foi utilizado na área externa, e a ausência de desnível ressalta a continuidade entre exterior e interior (há um sistema de captação de águas pluviais embutido nas pedras). Um dos destaques do projeto foram os brises da suíte master, que funcionam ora como quebra sol articulável (modula a entrada da luz até a sua vedação total), e ora como portas de abrir.

Corte A
Corte A

Esta residência foi concebida para promover renovação pessoal e bem estar, através de espaços onde a paisagem e a arquitetura se reúnem para reabastecer e revigorar o espírito. Por isso o pátio central tem um jardim vertical contemplativo, árvores com uma pequena área gramada e uma piscina, com transbordo em toda a sua volta  promovendo uma sensação de espelho d'água que reflete este jardim. Este pátio juntamente com as extensas aberturas envidraçadas das portas de correr das duas alas e também das doze portas pivotantes de vidro da fachada frontal, permite aos moradores o contato direto de toda a residência com o exterior, e sua grande massa arbórea.

© Ruben Otero
© Ruben Otero

Internamente procuramos uma dicotomia criada pelas paredes de concreto ripado aparente e a leveza das esquadrias em grandes panos de vidro que se abrem completamente para o pátio com jardim vertical e para as enormes árvores existentes da rua e do entorno. Para acentuar a entrada de luz da grande sala frontal (face leste) foi concebido um conjunto estruturado com um pergolado metálico com vidros na cobertura e portas pivotantes igualmente em vidros transparentes. Esse conjunto proporcionou uma inusitada interação com a copa das árvores, que parecem invadir o interior deste grande salão de concreto, sem pilares no meio dele. A casa conta ainda com reúso de águas pluviais, captação de energia solar, ventilação cruzada, janelas com tratamento térmico, isolamento térmico de poliestireno na cobertura, controle digital de iluminação, madeira reciclada, entre outras medidas de arquitetura verde.

© Ruben Otero
© Ruben Otero

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Drucker Arquitetos e Associados
Escritório
Cita: "Residência Jardins / Drucker Arquitetos e Associados" [Jardins House / Drucker Arquitetos e Associados] 21 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891033/residencia-jardins-drucker-arquitetos-e-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.