Casa Calders / narch

Casa Calders / narch - Imagem 2 de 18Casa Calders / narch - Imagem 3 de 18Casa Calders / narch - Imagem 4 de 18Casa Calders / narch - Imagem 5 de 18Casa Calders / narch - Mais Imagens+ 13

Barcelona, Espanha
  • Arquitetos: narch
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  240
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adrià Goula
  • Arquitetos Responsáveis: Joan Ramon Pascuets, Monica Mosset
  • Arquiteto Técnico: Joan Francesc Ballestero
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa Calders / narch - Imagem 10 de 18
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa, localizada em Calders (uma pequena cidade no centro da Catalunha), é o novo lar de um casal com dois filhos. O terreno se situa no final da cidadezinha com o parque de "Sant Llorenç del Munt i l'Obac" exatamente na frente. Os proprietários solicitaram incluir um escritório, um espaço de estar comum, três salas privadas, dois banheiros e uma garagem.

Casa Calders / narch - Imagem 2 de 18
© Adrià Goula

O terreno tem uma inclinação equivalente a um andar. Todas as casas do bairro têm a garagem no piso térreo ao lado do jardim e a área de estar nos andares superiores. Nossa decisão foi fazer o contrário. Colocamos a garagem e o estúdio no andar superior, no nível da rua, e da sala de estar comum e os quartos no piso térreo para conectá-los ao jardim.

Casa Calders / narch - Imagem 5 de 18
© Adrià Goula
Casa Calders / narch - Imagem 14 de 18
Planta - Térreo
Casa Calders / narch - Imagem 4 de 18
© Adrià Goula

O acesso pela garagem é usado como um jardim, uma varanda, ou um pouco dos dois, de forma flexível. O pé-direito duplo na sala de estar e de jantar se abre para o jardim e para o parque natural. Uma escada de aço branco combina o piso no nível mais baixo. A escada possui fios para acentuar a sensação arejada de leveza que você consegue sentir ao estar no alto com uma vista para o resto da casa.

Casa Calders / narch - Imagem 9 de 18
© Adrià Goula

Esta é uma casa realizada com um orçamento muito pequeno, mas com clientes de mente aberta. Queríamos criar "apenas um telhado". A casa é uma "janela", projetada para chamar a atenção para uma paisagem deslumbrante. Para enfatizar o ambiente natural, criamos uma estrutura de placas horizontais de concreto com colunas H de aço de 120mmx120mm para criar um edifício sem paredes. A estrutura define a forma da casa.

Casa Calders / narch - Imagem 16 de 18
Corte

Queríamos projetar uma casa que fosse mais como jardim externo do que um espaço interno, um espaço em que os móveis e as plantas são colocados diretamente sob o céu azul. Nosso objetivo é um espaço de estar com uma sensação de abertura e conexão com a riqueza do meio ambiente.

Casa Calders / narch - Imagem 12 de 18
© Adrià Goula

Uma série de portas de vidro de correr transforma um espaço interno de dentro para fora. O edifício transparente e sem paredes fornece um ambiente com máxima luz solar e muito bem ventilado naturalmente. Para alcançar um espaço multifuncional e flexível que pode ser aberto e fechado, adicionamos um espaço entre os quartos e o jardim. A partir daí, os moradores podem sair para sentir a brisa.

Casa Calders / narch - Imagem 3 de 18
© Adrià Goula

Queríamos criar uma continuidade entre o ambiente natural e a casa. Queríamos trazer o exterior para dentro e no torná-lo parte do interior, surpreendentemente contínuos. Nós gostamos da ideia de projetar uma casa com o sentimento de "caminhonete Volkswagen", sendo vista como um símbolo de independência e liberdade, combinando conforto, performance e estilo de vida conectado com a natureza.

Casa Calders / narch - Imagem 8 de 18
© Adrià Goula

Os moradores podem sentir "uma arquitetura de quatro estações", eles podem sentir o movimento do tempo, e eles podem apreciar as mudanças da natureza e curtir o clima.

Casa Calders / narch - Imagem 7 de 18
© Adrià Goula

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Calders / narch" [Calders House / narch] 16 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890597/casa-calders-narch> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.