O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Cuba
  5. Albor Arquitectos
  6. 2017
  7. Casa Soporte / Albor Arquitectos

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Casa Soporte / Albor Arquitectos

  • 09:00 - 13 Março, 2018
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Casa Soporte / Albor Arquitectos
Casa Soporte / Albor Arquitectos, © Aslam Ibrahim Castellón Maure
© Aslam Ibrahim Castellón Maure

© Aslam Ibrahim Castellón Maure © Aslam Ibrahim Castellón Maure © Aslam Ibrahim Castellón Maure Sequência construtiva Gif 02. Imagem cortesia de Albor Arquitectos + 28

  • Arquitetos

  • Localização

    Cienfuegos, Cuba
  • Equipe de Projeto

    Carlos Manuel González Baute, Alain Rodríguez Sosa, Camilo José Cabrera Pérez, Merlyn González García
  • Colaboradores

    Raúl Manuel Pla León, Onna Jaurreguí Montero
  • Área

    117.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

© Aslam Ibrahim Castellón Maure
© Aslam Ibrahim Castellón Maure

Descrição enviada pela equipe de projeto. Construir em Cuba é um exercício complexo. Para um arquiteto é um desafio, seja pela ausência de materiais, pelos custos elevados ou pela negativa em empreender propostas contemporâneas. Um arquiteto cubano é uma figura utópica, seu trabalho não é necessidade, nem estética, nem conceito. Em meio a esse contexto hostil, Albor desafia a realidade porque acredita que desde o interior da crise a arquitetura pode renascer.

Assumir o desenho de uma moradia que cumpra com todos os requisitos necessários, que sobressaia dentro do contexto e que utilize os materiais mais acessíveis é um desafio; especialmente devido aos materiais acima mencionados que são frequentemente considerados recursos para os mais necessitados.
Nesse encargo, em particular, foi proposto desde o início que o valor final do imóvel deveria duplicar a quantidade investida entre a compra do lote e sua execução. 

Conceito 01.  Imagem cortesia de Albor Arquitectos
Conceito 01. Imagem cortesia de Albor Arquitectos
Conceito 02.  Imagem cortesia de Albor Arquitectos
Conceito 02. Imagem cortesia de Albor Arquitectos
Conceito 03.  Imagem cortesia de Albor Arquitectos
Conceito 03. Imagem cortesia de Albor Arquitectos

Consultou-se vários gestores imobiliários para conhecer os requisitos predominantes nas moradias adquiridas ultimamente. A indagação estabeleceu como indicadores fundamentais a localização no entorno do Centro Histórico, a existência de garagem, pelo menos um dormitório e banheiro no primeiro pavimento, a unificação de espaços, um pátio multiuso e, independentemente da quantidade de dormitórios e sua localização nos pavimentos, que cada um contasse com banheiro privativo. Demanda-se também que na moradia possam conviver duas famílias de maneira autônoma e que a casa permita a realização de alguma atividade econômica.

Para a concretização desses objetivos concebeu-se um imóvel que - mesmo não cumprindo com todas essas exigências devido às particularidades do lote (4x15 metros) - permitisse, dependendo das características do comprador, uma fácil readequação sem desarticular a edificação a partir de supostos interesses. 

Corte Longitudinal 01
Corte Longitudinal 01

Foram utilizados recursos como situar um acesso de pé-direito duplo, uma claraboia no centro do lote que atravessa três níveis e um pátio posterior para garantir o conforto ambiental de cada um dos espaços da residência. Ao mesmo tempo, priorizou-se a materialização de uma estrutura que respondesse aos interesses iniciais, a sua possível reforma, e que reduzisse os gastos em revestimentos. Para isso, foram utilizados rebocos em cimento no banheiro e cozinha, pisos de cimento, acessórios exteriores de alumínio fundido artesanalmente e acessórios interiores de cortiça. Por fim, projetou-se uma moradia de três níveis que compreende uma planta livre no primeiro (onde está localizada a zona pública), uma área privada para dormitórios no segundo e terceiro com dupla funcionalidade entre terraço - com excelente vista - e lavanderia.  

© Aslam Ibrahim Castellón Maure
© Aslam Ibrahim Castellón Maure

Albor vale-se desses elementos - em um princípio por necessidade - porque sua gestão e implementação converteu-se em sua opinião estética para defender um estilo e uma arquitetura viável e econômica. Essa moradia é uma mostra do que hoje defende e define o escritório.

© Aslam Ibrahim Castellón Maure
© Aslam Ibrahim Castellón Maure

Ver a galeria completa

Cita: "Casa Soporte / Albor Arquitectos" [Casa Soporte / Albor Arquitectos] 13 Mar 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890525/casa-soporte-albor-arquitectos> ISSN 0719-8906