Peter Cook e CRAB Studio projetam novo Centro de Inovação da Universidade das Artes de Bournemouth

O Studio CRAB de Peter Cook e Gavin Robotham acaba de apresentar o projeto para o novo Centro de Inovação que será construído na Universidade das Artes de Bournemouth, em Poole, na Inglaterra.

Depois do projeto para o "Blue Drawing Studio" de 2016, o CRAB volta a propor um novo edifício para o mesmo campus da Universidade das Artes de Bournemouth. O Centro de Inovação abrigará um programa ainda maior que seu antecessor - uma incubadora para pequenas empresas criadas pelos alunos recém formados, com o principal objetivo de desenvolver estas novas iniciativas, fornecendo apoio de especialistas empresariais da universidade e de todo o mundo.

Peter Cook e CRAB Studio projetam novo Centro de Inovação da Universidade das Artes de Bournemouth - Mais Imagens+ 13

Vista do exterior. Imagem cortesia de CRAB Studio

Localizado em um pequeno espaço entre o bloco administrativo da universidade e o principal edifício de salas de aula, a estrutura foi projetada para abrigar uma série de "espaços focais" - equipados com todo tipo de tecnologia necessária para as empresas em desenvolvimento - localizados ao longo de uma rampa perimetral no interior do edifício. Estas estruturas também são responsáveis pela iluminação natural dos espaços internos.

Diagrama conceitual. Imagem cortesia de CRAB Studio

Assim como no projeto para o Drawing Studio, a cor desempenha um papel fundamental na identidade visual do edifício. As superfícies interiores e exteriores serão pintadas em diferentes tons de alaranjado, variando de acordo com a orientação do plano no espaço. Esta profusão de cores faz com que o edifício se destaque do seu entorno mais sóbrio.

"As grandes aberturas zenitais evitam uma hierarquização dos espaços internos", explicam os arquitetos. "As janelas laterais, como buracos de fechadura, foram projetadas para iluminar cada uma das salas: criando um elemento singular para a identificação dos espaços e das equipes que os ocupam. É um edifício bem iluminado, um elemento de contraste entre os outros blocos monocromáticos do campus.

Vista do interior. Imagem cortesia de CRAB Studio
Diagrama conceitual da implantação. Imagem cortesia de CRAB Studio
Vista do exterior. Imagem cortesia de CRAB Studio

A estrutura do edifício é composta por uma série de elementos cônicos independentes construídos em CLT (cross laminated timber), e de painéis pré-fabricados que são usados para criar paredes, lajes e a cobertura. Aplicando o material de distintas formas, o projeto cria distintos elementos espaciais que revelam o programa do edifício.

"Todos os elementos estão conectados entre si, eliminando de forma deliberada as tradicionais segmentações dos espaços de "escritório","estúdio" e "oficina" - e, portanto, criando um programa híbrido e bastante adequado para as práticas futuras e inovadoras.

Corte. Imagem cortesia de CRAB Studio
Vista do interior. Imagem cortesia de CRAB Studio
  • Arquitetos

    Cook Robotham Architectural Bureau (CRAB studio)
  • Localização

    Poole, Reino Unido
  • Equipe principal

    Prof. Sir Peter Cook, Gavin Robotham, Jenna Al-Ali
  • Área

    600.0 m2
  • Ano do projeto

    2019
  • Fotografias

    Courtesy of CRAB Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Lynch, Patrick. "Peter Cook e CRAB Studio projetam novo Centro de Inovação da Universidade das Artes de Bournemouth" [Peter Cook's CRAB Studio Reveals Sunny CLT Innovation Center for the Arts University Bournemouth] 11 Mar 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890259/peter-cook-e-crab-studio-projetam-novo-centro-de-inovacao-da-universidade-das-artes-de-bournemouth> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.