Vila Amélia / VAGA

Vila Amélia / VAGA
Vila Amélia / VAGA - Imagem 12 de 25
© Leonardo Finotti

Vila Amélia / VAGA - Imagem 2 de 25Vila Amélia / VAGA - Imagem 3 de 25Vila Amélia / VAGA - Imagem 4 de 25Vila Amélia / VAGA - Imagem 5 de 25Vila Amélia / VAGA - Mais Imagens+ 20

Sertãozinho, Brasil
  • Arquitetos: VAGA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  580
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Leonardo Finotti
  • Autores: Fernando O’Leary, Pedro Domingues, Pedro Faria
  • Valor Do M² De Construção: R$1.300,00
  • Cliente: 2R Empreendimentos Imobiliários
  • Cidade: Sertãozinho
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O exterior bruto e resistente da pedra contém e protege o que há de precioso em seu interior. Ao se fechar para a rua, o edifício conserva em seu centro o que nele existe de mais valioso, o vazio. O pátio aqui tem o papel de elemento de articulação e palco para o cotidiano. A existência do espaço central como evento, núcleo da organização espacial, é um incentivo ao encontro e à convivência coletiva.

Vila Amélia / VAGA - Imagem 17 de 25
Perspectiva
Vila Amélia / VAGA - Imagem 13 de 25
© Leonardo Finotti

Sustentado sobre um programa que oferece condições atrativas de financiamento de moradias para famílias de baixa renda (Minha Casa Minha Vida), o projeto emerge com a premissa de construir com o mínimo de recursos financeiros o máximo de incentivos arquitetônicos para a convivência harmoniosa entre os moradores. O desafio portanto foi determinado pelos parâmetros fundamentais do projeto: construir oito apartamentos, com uma suíte e um quarto com banheiro no corredor de aproximadamente 70m2 com custo de construção inferior a 1.300,00 reais o metro quadrado.

Vila Amélia / VAGA - Imagem 5 de 25
© Leonardo Finotti
Vila Amélia / VAGA - Imagem 23 de 25
Planta - Térreo
Vila Amélia / VAGA - Imagem 2 de 25
© Leonardo Finotti

Desta forma, o projeto explora a qualidade volumétrica de conter o espaço vazio e definir o pátio interno ao edifício contrariando a ocupação preconcebida para este tipo de empreendimento, sem nenhuma interação entre si ou aos elementos urbanos adjacentes. A implantação da Vila Amélia em torno do vazio sugere a ocupação do espaço coletivo e o coloca como questão central na estruturação  funcional do edifício.

Vila Amélia / VAGA - Imagem 25 de 25
Corte A + B

Ao elevar o pátio à condição de articulador programático, o coletivo passa a desenhar o privado de forma que eles se relacionam em diversos momentos na Vila. Os quartos são voltados para as áreas de menor tráfego e permanência enquanto as áreas sócias dos apartamentos se voltam para o vazio, que com a presença de paisagismo consegue proporcionar privacidade aos apartamentos e qualidade de vida aos moradores.

Vila Amélia / VAGA - Imagem 3 de 25
© Leonardo Finotti

Como forma de reduzir custo com a obra, a edificação foi concebida com uma modulação estrutural ideal para a construção em concreto armado e lajes pré-fabricadas.  Passarelas metálicas articulam os volumes com fechamentos em alvenaria de tijolo baiano. As janelas e portas com dimensões padrão de mercado dispostas de forma dissemelhante, são determinantes para o aspecto final do edifício. A leve inclinação na cobertura estipulada pela telha de fibrocimento que cobre a laje, possibilita uma maior iluminação do pátio e agrega à composição da fachada da edificação.

Vila Amélia / VAGA - Imagem 7 de 25
© Leonardo Finotti

A partir do incentivo ao encontro a Vila Amélia propõe de forma singela uma nova prática no modo de vida de seus moradores. O projeto resulta de uma convergência entre espaço construído e não construído condicionantes deste modo de vida. O vazio suplementar ao conjunto arquitetônico atua como catalisador de situações sociais.

Vila Amélia / VAGA - Imagem 10 de 25
© Leonardo Finotti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Vila Amélia / VAGA" [Vila Amélia / VAGA] 26 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889983/vila-amelia-vaga> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.