O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Brasil
  5. VAGA
  6. 2017
  7. Vila Amélia / VAGA

Vila Amélia / VAGA

  • 05:00 - 7 Março, 2018
Vila Amélia / VAGA
Vila Amélia / VAGA, © Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

© Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti + 25

  • Arquitetos

  • Localização

    Sertãozinho, Brasil
  • Autores

    Fernando O’Leary, Pedro Domingues, Pedro Faria
  • Área

    580.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. O exterior bruto e resistente da pedra contém e protege o que há de precioso em seu interior. Ao se fechar para a rua, o edifício conserva em seu centro o que nele existe de mais valioso, o vazio. O pátio aqui tem o papel de elemento de articulação e palco para o cotidiano. A existência do espaço central como evento, núcleo da organização espacial, é um incentivo ao encontro e à convivência coletiva.

Perspectiva
Perspectiva
© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti
Planta - Térreo
Planta - Térreo

Sustentado sobre um programa que oferece condições atrativas de financiamento de moradias para famílias de baixa renda (Minha Casa Minha Vida), o projeto emerge com a premissa de construir com o mínimo de recursos financeiros o máximo de incentivos arquitetônicos para a convivência harmoniosa entre os moradores. O desafio portanto foi determinado pelos parâmetros fundamentais do projeto: construir oito apartamentos, com uma suíte e um quarto com banheiro no corredor de aproximadamente 70m2 com custo de construção inferior a 1.300,00 reais o metro quadrado.

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

Desta forma, o projeto explora a qualidade volumétrica de conter o espaço vazio e definir o pátio interno ao edifício contrariando a ocupação preconcebida para este tipo de empreendimento, sem nenhuma interação entre si ou aos elementos urbanos adjacentes. A implantação da Vila Amélia em torno do vazio sugere a ocupação do espaço coletivo e o coloca como questão central na estruturação  funcional do edifício.

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti
Processo
Processo
© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

Ao elevar o pátio à condição de articulador programático, o coletivo passa a desenhar o privado de forma que eles se relacionam em diversos momentos na Vila. Os quartos são voltados para as áreas de menor tráfego e permanência enquanto as áreas sócias dos apartamentos se voltam para o vazio, que com a presença de paisagismo consegue proporcionar privacidade aos apartamentos e qualidade de vida aos moradores.

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

Como forma de reduzir custo com a obra, a edificação foi concebida com uma modulação estrutural ideal para a construção em concreto armado e lajes pré-fabricadas.  Passarelas metálicas articulam os volumes com fechamentos em alvenaria de tijolo baiano. As janelas e portas com dimensões padrão de mercado dispostas de forma dissemelhante, são determinantes para o aspecto final do edifício. A leve inclinação na cobertura estipulada pela telha de fibrocimento que cobre a laje, possibilita uma maior iluminação do pátio e agrega à composição da fachada da edificação.

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

A partir do incentivo ao encontro a Vila Amélia propõe de forma singela uma nova prática no modo de vida de seus moradores. O projeto resulta de uma convergência entre espaço construído e não construído condicionantes deste modo de vida. O vazio suplementar ao conjunto arquitetônico atua como catalisador de situações sociais.

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
VAGA
Escritório
Cita: "Vila Amélia / VAGA" [Vila Amélia / VAGA] 07 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889983/vila-amelia-vaga> ISSN 0719-8906