O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. GRAS arquitectos
  6. 2017
  7. Casa Where Eagles Dare / GRAS arquitectos

Casa Where Eagles Dare / GRAS arquitectos

  • 17:00 - 28 Fevereiro, 2018
  • Traduzido por Lis Moreira Cavalcante
Casa Where Eagles Dare / GRAS arquitectos
Casa Where Eagles Dare / GRAS arquitectos, © José Hevia
© José Hevia

© José Hevia © José Hevia © José Hevia © José Hevia + 13

  • Arquitetos

  • Localização

    Andratx, Espanha
  • Arquitetos Responsáveis

    Guillermo Reynés, Álvaro Pérez
  • Área

    1.000 m²
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

© José Hevia
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa em conexão com o céu. Um ninho na montanha. Arquitetura etérea para um novo tempo graças à tecnologia. Uma oportunidade para novos materiais e sistemas construtivos. A casa quer voar e deixar a montanha, cortando sua conexão natural com o solo.

A localização deste projeto é o principal: um topo de uma montanha em Maiorca, um espaço natural vazio que apresenta uma topografia dramática e vistas fabulosas. Como projetar uma casa nesta situação no melhor local possível?

© José Hevia
© José Hevia

O programa definido pelo cliente exigiu a maximização das vistas panorâmicas de 360º ao mesmo tempo que a privacidade fosse mantida; seria isso possível? A estratégia de projeto posicionou a casa fora da colina o máximo possível, a casa "voa para fora" da montanha com um balanço dramático. Ao fazer esta operação, a casa se distancia da rua, proporcionando privacidade, e abre-se para as vistas do vale e do mar.

A organização da casa é muito simples, mas muito eficaz. O acesso se dá a partir de uma praça na parte de trás da casa, uma praça mediterrânea pavimentada com pedra local e vegetação exuberante. A casa esconde a vista, portanto ao entrar há uma grande surpresa.

© José Hevia
© José Hevia

Toda a vista imediatamente se abre uma vez que você entra na casa, proporcionando uma visão panorâmica completa do vale e do mar. Não há limites entre o interior e o exterior, tudo é um grande espaço de estar aberto. A piscina, de borda infinita, traz o mar distante mais perto da casa.

Elevações
Elevações

Ao projetar o primeiro andar para fora tanto quanto possível, o piso térreo torna-se um abrigo sombreado, de modo que as áreas de estar ficam protegidas do forte sol mediterrâneo da ilha. O programa para o piso térreo é principalmente a sala de estar, a cozinha e uma pequena sala de televisão.

© José Hevia
© José Hevia

Todos os pisos da casa estão conectados através de um núcleo central com um elevador de vidro e uma escada flutuante. O primeiro andar é a "águia" [eagle], a parte da casa que parece deixar a montanha, criando um efeito dramático e único da casa.

© José Hevia
© José Hevia

Os quartos estão localizados aqui, todos com um terraço ao ar livre. O quarto principal tem uma localização especial, com uma oportunidade para uma abertura de canto completa, maximizando o efeito flutuante. O telhado é apenas um deck, afinal, o que mais poderia ser nesta localização? Há também vistas deslumbrantes para áreas extras de estar e lounge.

© José Hevia
© José Hevia

O programa do pavimento inferior é complementar à casa: uma garagem, uma academia, um pequeno spa e cômodos para hóspedes, onde o pavimento é visível devido à inclinação. As paredes de vidro da piscina criam uma interação interessante e proporcionam luz natural a este nível.

© José Hevia
© José Hevia

O projeto do jardim é baseado na tradicional estratégia de terraços de Maiorca, devido à inclinação extrema. Diferentes níveis, os "bancales", são criados usando a pedra local. Oliveiras, alecrim, lavanda e outras plantas locais estão presentes. Caminhos são criados entre os diferentes níveis e as pequenas praças, e os terraços tornam-se excelentes pontos para apreciar as vistas.

© José Hevia
© José Hevia

A escolha dos materiais para a casa reforça o conceito. O revestimento de Krion branco no primeiro andar proporciona leveza ao projeto, e não menos importante, menos peso para a estrutura.

O piso térreo é principalmente de vidro, presente tanto nas janelas quanto nas fachadas e protegido da incidência solar direta pelo balanço do primeiro andar. Além disso, as janelas possuem um vidro com uma camada transparente de proteção contra o sol e a fachada um vidro fosco ventilado. O pavimento inferior é revestido com a mesma pedra da montanha, fundindo-se com as rochas.

© José Hevia
© José Hevia

A estrutura da casa foi um grande desafio. A estrutura de concreto no pavimento inferior é a base para a estrutura de aço do resto da casa. Os grandes balanços do projeto, como já mencionado, protegem do sol direto, assim como o desenho dos beirais no primeiro andar, tudo isso combinado com a posição da casa no topo da colina, torna a casa extremamente eficiente no verão, proporcionando sombra e ventilação cruzada. A casa também foi construída com os mais altos padrões de sustentabilidade: isolamento passivo, fachadas ventiladas e reuso total da água da chuva e águas cinzentas para fins de irrigação.

© José Hevia
© José Hevia

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
GRAS arquitectos
Escritório
Cita: "Casa Where Eagles Dare / GRAS arquitectos" [Where Eagles Dare House / GRAS arquitectos] 28 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889484/casa-where-eagles-dare-gras-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.