-
Arquitetos: Marlon Blackwell Architects
- Área: 1440 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Timothy Hursley
-
Fabricantes: CertainTeed, Coronet, Kawneer, Morin Corp., Sherwin-Williams, Symmons
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Clínica Pediátrica Harvey é o novo centro pediátrico sediado em Rogers, no Arkansas. Implantado em um sítio caracterizado por fortes elementos como celeiros, galpões, silos, veículos RV e pequenos caminhões, o projeto é discreto, e ao mesmo tempo forte, contrasta em forma e cor, as formas tênues e tons bege conformam a paisagem rotineira dos subúrbios da região.
Sua linguagem arrojada se destaca na paisagem da South 52nd Street, principal corredor comercial da área, auxiliando na localização e identificação da clínica tanto pelos pais quanto pelas crianças. Chapas metálicas coloridas envolvem a fachada sul, a qual é iluminada por uma abertura zenital que se estende ao longo de todo o edifício. Sua organização em duas alas forma um portal no térreo que recebe os pacientes e seus acompanhantes. Ao longo dos dois lados do portal se encontram salas envidraçadas que proporcionam uma conexão com a paisagem local e estabelecem uma separação visual entre o térreo e o primeiro pavimento.
Ao passar pelo portal e adentrar o prédio o visitante encontra uma escada incorporada pela estrutura do edifício. A escada é complementada por uma claraboia com vidro azul que imprime uma luz clara na subida, sugerindo que o espaço de cura se encontra acima. Ao subir as escadas os pacientes se deslocam até a sala de espera no leste do edifício. Brises colocados na fachada envidraçada à leste protegem o interior da insolação direta.
Dezesseis consultórios são organizados ao longo de um corredor, criando uma circulação simples entre a sala de espera, a recepção, os consultórios, e a saída. Aberturas zenitais localizadas sobre as duas estações de enfermaria, distribuídas entre os consultórios, trazem luz natural para dentro do edifício.
A ala oeste do edifício concentra as atividades administrativas da clínica. A sala flex funciona como sala central para os funcionários. Seu pé-direito duplo se destaca do volume do edifício, contribuindo para sua linguagem arrojada e ao mesmo tempo permitindo a criação de um mezanino onde funciona a sala particular do Dr. Harvey, iluminada por uma parede de vidro ao norte que também permite uma maior conexão com o exterior. No extremo oeste dessa ala se encontra o acesso dos funcionários que leva a uma sala de descanso com vista para um pequeno jardim que oferece um ambiente tranquilo para momentos de pausa no trabalho.
O painel metálico foi feito em uma cor customizada, desenvolvida especificamente para este projeto. Um outro tipo de painel, feito de zinco, foi utilizado no lado norte do prédio, que é mais silencioso e mais abstrato em seus detalhes. Uma janela em fita reforça a horizontalidade da forma ao mesmo tempo que o cinza escuro recua e dá ênfase ao laranja saturado utilizado na fachada. Outro painel é utilizado na fachada oeste e no sofito, enquanto que perfis metálicos dão textura às fachadas norte e sul do edifício. Foram utilizados caixilhos personalizados que permitem um detalhamento melhor da pele do edifício, reforçando sua forma.
A Clínica Pediátrica Harvey é um projeto feito para um cliente que busca uma abordagem mais holística para a medicina e os cuidados com a saúde. O edifício sustenta essa prática e eleva a tipologia de hospitais a um outro patamar, oferecendo um espaço de alta qualidade, eficiente e arrojado.