O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Posto De Saúde
  4. Estados Unidos
  5. Marlon Blackwell Architects
  6. 2016
  7. Clínica Pediátrica Harvey / Marlon Blackwell Architect

Clínica Pediátrica Harvey / Marlon Blackwell Architect

  • 11:00 - 25 Fevereiro, 2018
  • Traduzido por Giovana Martino
Clínica Pediátrica Harvey / Marlon Blackwell Architect
Clínica Pediátrica Harvey / Marlon Blackwell Architect, © Timothy Hursley
© Timothy Hursley

© Timothy Hursley © Timothy Hursley © Timothy Hursley © Timothy Hursley + 31

  • Instalações

    HP Engineering, Inc.
  • Engenharia Civil

    Bates & Associates, Inc.
  • Estrutura

    Tatum Smith Engineers, Inc.
  • Paisagismo

    Stuart Fulbright
  • Construtora

    SSI Inc
  • Mais informações Menos informações
© Timothy Hursley
© Timothy Hursley

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Clínica Pediátrica Harvey é o novo centro pediátrico sediado em Rogers, no Arkansas. Implantado em um sítio caracterizado por fortes elementos como celeiros, galpões, silos, veículos RV e pequenos caminhões, o projeto é discreto, e ao mesmo tempo forte, contrasta em forma e cor, as formas tênues e tons bege conformam a paisagem rotineira dos subúrbios da região.

© Timothy Hursley
© Timothy Hursley

Sua linguagem arrojada se destaca na paisagem da South 52nd Street, principal corredor comercial da área, auxiliando na localização e identificação da clínica tanto pelos pais quanto pelas crianças. Chapas metálicas coloridas envolvem a fachada sul, a qual é iluminada por uma abertura zenital que se estende ao longo de todo o edifício. Sua organização em duas alas forma um portal no térreo que recebe os pacientes e seus acompanhantes. Ao longo dos dois lados do portal se encontram salas envidraçadas que proporcionam uma conexão com a paisagem local e estabelecem uma separação visual entre o térreo e o primeiro pavimento. 

© Timothy Hursley
© Timothy Hursley

Ao passar pelo portal e adentrar o prédio o visitante encontra uma escada incorporada pela estrutura do edifício. A escada é complementada por uma claraboia com vidro azul que imprime uma luz clara na subida, sugerindo que o espaço de cura se encontra acima. Ao subir as escadas os pacientes se deslocam até a sala de espera no leste do edifício. Brises colocados na fachada envidraçada à leste protegem o interior da insolação direta.

© Timothy Hursley
© Timothy Hursley
Corte
Corte
© Timothy Hursley
© Timothy Hursley

Dezesseis consultórios são organizados ao longo de um corredor, criando uma circulação simples entre a sala de espera, a recepção, os consultórios, e a saída. Aberturas zenitais localizadas sobre as duas estações de enfermaria, distribuídas entre os consultórios, trazem luz natural para dentro do edifício. 

Planta - 1º Pavimento
Planta - 1º Pavimento
Diagrama de Circulação
Diagrama de Circulação
Planta - 2º Pavimento
Planta - 2º Pavimento

A ala oeste do edifício concentra as atividades administrativas da clínica. A sala flex funciona como sala central para os funcionários. Seu pé-direito duplo se destaca do volume do edifício, contribuindo para sua linguagem arrojada e ao mesmo tempo permitindo a criação de um mezanino onde funciona a sala particular do Dr. Harvey, iluminada por uma parede de vidro ao norte que também permite uma maior conexão com o exterior. No extremo oeste dessa ala se encontra o acesso dos funcionários que leva a uma sala de descanso com vista para um pequeno jardim que oferece um ambiente tranquilo para momentos de pausa no trabalho. 

© Timothy Hursley
© Timothy Hursley
© Timothy Hursley
© Timothy Hursley

O painel metálico foi feito em uma cor customizada, desenvolvida especificamente para este projeto. Um outro tipo de painel, feito de zinco, foi utilizado no lado norte do prédio, que é mais silencioso e mais abstrato em seus detalhes. Uma janela em fita reforça a horizontalidade da forma ao mesmo tempo que o cinza escuro recua e dá ênfase ao laranja saturado utilizado na fachada. Outro painel é utilizado na fachada oeste e no sofito, enquanto que perfis metálicos dão textura às fachadas norte e sul do edifício. Foram utilizados caixilhos personalizados que permitem um detalhamento melhor da pele do edifício, reforçando sua forma. 

© Timothy Hursley
© Timothy Hursley

A Clínica Pediátrica Harvey é um projeto feito para um cliente que busca uma abordagem mais holística para a medicina e os cuidados com a saúde. O edifício sustenta essa prática e eleva a tipologia de hospitais a um outro patamar, oferecendo um espaço de alta qualidade, eficiente e arrojado.  

© Timothy Hursley
© Timothy Hursley

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Clínica Pediátrica Harvey / Marlon Blackwell Architect" [Harvey Pediatric Clinic / Marlon Blackwell Architect] 25 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889457/clinica-pediatrica-harvey-marlon-blackwell-architect> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.