Clínica Pediátrica Harvey / Marlon Blackwell Architect

Clínica Pediátrica Harvey / Marlon Blackwell Architect - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: Marlon Blackwell Architects; Marlon Blackwell Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1440
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Timothy Hursley
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CertainTeed, Coronet, Kawneer, Morin Corp., Sherwin-Williams, Symmons
  • Instalações : HP Engineering, Inc.
  • Engenharia Civil: Bates & Associates, Inc.
  • Estrutura: Tatum Smith Engineers, Inc.
  • Paisagismo: Stuart Fulbright
  • Construtora: SSI Inc
  • Cidade: Rogers
Mais informaçõesMenos informações
© Timothy Hursley

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Clínica Pediátrica Harvey é o novo centro pediátrico sediado em Rogers, no Arkansas. Implantado em um sítio caracterizado por fortes elementos como celeiros, galpões, silos, veículos RV e pequenos caminhões, o projeto é discreto, e ao mesmo tempo forte, contrasta em forma e cor, as formas tênues e tons bege conformam a paisagem rotineira dos subúrbios da região.

© Timothy Hursley

Sua linguagem arrojada se destaca na paisagem da South 52nd Street, principal corredor comercial da área, auxiliando na localização e identificação da clínica tanto pelos pais quanto pelas crianças. Chapas metálicas coloridas envolvem a fachada sul, a qual é iluminada por uma abertura zenital que se estende ao longo de todo o edifício. Sua organização em duas alas forma um portal no térreo que recebe os pacientes e seus acompanhantes. Ao longo dos dois lados do portal se encontram salas envidraçadas que proporcionam uma conexão com a paisagem local e estabelecem uma separação visual entre o térreo e o primeiro pavimento. 

© Timothy Hursley

Ao passar pelo portal e adentrar o prédio o visitante encontra uma escada incorporada pela estrutura do edifício. A escada é complementada por uma claraboia com vidro azul que imprime uma luz clara na subida, sugerindo que o espaço de cura se encontra acima. Ao subir as escadas os pacientes se deslocam até a sala de espera no leste do edifício. Brises colocados na fachada envidraçada à leste protegem o interior da insolação direta.

© Timothy Hursley
Corte
© Timothy Hursley

Dezesseis consultórios são organizados ao longo de um corredor, criando uma circulação simples entre a sala de espera, a recepção, os consultórios, e a saída. Aberturas zenitais localizadas sobre as duas estações de enfermaria, distribuídas entre os consultórios, trazem luz natural para dentro do edifício. 

Planta - 1º Pavimento
Diagrama de Circulação
Planta - 2º Pavimento

A ala oeste do edifício concentra as atividades administrativas da clínica. A sala flex funciona como sala central para os funcionários. Seu pé-direito duplo se destaca do volume do edifício, contribuindo para sua linguagem arrojada e ao mesmo tempo permitindo a criação de um mezanino onde funciona a sala particular do Dr. Harvey, iluminada por uma parede de vidro ao norte que também permite uma maior conexão com o exterior. No extremo oeste dessa ala se encontra o acesso dos funcionários que leva a uma sala de descanso com vista para um pequeno jardim que oferece um ambiente tranquilo para momentos de pausa no trabalho. 

© Timothy Hursley
© Timothy Hursley

O painel metálico foi feito em uma cor customizada, desenvolvida especificamente para este projeto. Um outro tipo de painel, feito de zinco, foi utilizado no lado norte do prédio, que é mais silencioso e mais abstrato em seus detalhes. Uma janela em fita reforça a horizontalidade da forma ao mesmo tempo que o cinza escuro recua e dá ênfase ao laranja saturado utilizado na fachada. Outro painel é utilizado na fachada oeste e no sofito, enquanto que perfis metálicos dão textura às fachadas norte e sul do edifício. Foram utilizados caixilhos personalizados que permitem um detalhamento melhor da pele do edifício, reforçando sua forma. 

© Timothy Hursley

A Clínica Pediátrica Harvey é um projeto feito para um cliente que busca uma abordagem mais holística para a medicina e os cuidados com a saúde. O edifício sustenta essa prática e eleva a tipologia de hospitais a um outro patamar, oferecendo um espaço de alta qualidade, eficiente e arrojado.  

© Timothy Hursley

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rogers, Arkansas, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Clínica Pediátrica Harvey / Marlon Blackwell Architect" [Harvey Pediatric Clinic / Marlon Blackwell Architect] 25 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889457/clinica-pediatrica-harvey-marlon-blackwell-architect> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.