Edifício da Escola de Artes Visuais da Universidade de Iowa / Steven Holl Architects

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  11
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Architectural Wall System, Bendheim, Bobrick, Capri Cork, Cobiax, POHL, RHEINZINK, WACOTECH, Wausau Window and Wall Systems

Edifício da Escola de Artes Visuais da Universidade de Iowa / Steven Holl Architects - Imagem 2 de 27Edifício da Escola de Artes Visuais da Universidade de Iowa / Steven Holl Architects - Imagem 3 de 27Edifício da Escola de Artes Visuais da Universidade de Iowa / Steven Holl Architects - Imagem 4 de 27Edifício da Escola de Artes Visuais da Universidade de Iowa / Steven Holl Architects - Imagem 5 de 27Edifício da Escola de Artes Visuais da Universidade de Iowa / Steven Holl Architects - Mais Imagens+ 22

  • Equipe De Projeto: Steven Holl, Chris McVoy (projetistas) Rychiee Espinosa (líder do projeto) Garrick Ambrose, Bell Ying Yi Cai, Christiane Deptolla, JongSeo Lee, Johanna Muszbek, Garrett Ricciardi, Filipe Taboada, Jeanne Wellinger, Human Tieliu Wu, Christina Yessios (equipe de projeto)
  • Arquitetos Associados: BNIM
  • Engenharia Estrutural: Buro Happold and Structural Engineering Associates, Inc.
  • Consultor De Iluminação: L'Observatoire International
  • Paisagistas Associados: BNIM
  • Engenharia E Sustentabilidade: Transsolar
  • Engenharia Mecânica: Design Engineers
  • Consultor Do Pano De Vidro: WJ Higgins & Co.
  • Engenharia Civil: Shive-Hattery
  • Consultor áudio/Visual: The Sextant Group Inc.
  • Cidade: Iowa City
Mais informaçõesMenos informações
Edifício da Escola de Artes Visuais da Universidade de Iowa / Steven Holl Architects - Imagem 6 de 27
© Iwan Baan

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo edifício do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Arte e História da Arte de Iowa, possui mais de 11 mil metros quadrados de infraestrutura para todos os tipo de artes visuais, desde as mais tradicionais técnicas até as mais novas tecnologias, como a realidade virtual por exemplo, incluindo ainda cerâmica, design 3D, artes em metal & joalheria, escultura, gravura, pintura e desenho, design gráfico, intermédia, video-arte e fotografia. O edifício conta também com espaços expositivos, escritórios da Universidade, um estúdio aberto na cobertura além de salas de aula e espaços de ensino.

Edifício da Escola de Artes Visuais da Universidade de Iowa / Steven Holl Architects - Imagem 14 de 27
Implantação

O novo edifício substitui a antiga sede construída em 1936, a qual foi severamente danificada durante a inundação do campus da Universidade de Iowa em junho de 2008. Esta nova estrutura configura a "praça das artes" em conjunto com o Art Building West, também projetado por Steven Holl Architects e que atrai alunos de todo o campus para seus espaços de sociabilização e de leitura desde sua inauguração em 2006. Juntos, os dois edifício configuram o campus de artes visuais onde se ensina a pensar e fazer arte.

Edifício da Escola de Artes Visuais da Universidade de Iowa / Steven Holl Architects - Imagem 4 de 27
© Iwan Baan

Enquanto o Arts Building West, de 2006, foi concebido como uma estrutura de composição horizontal o novo edifício possui uma composição vertical, apresentando a mesma permeabilidade espacial que seu vizinho precedente. O objetivo pretendido com esta série de vazios que organizam os espaços externos e internos, é a máxima interação entre todos os departamentos da Universidade através dos espaços sociais e de circulação.

Edifício da Escola de Artes Visuais da Universidade de Iowa / Steven Holl Architects - Imagem 26 de 27
Croqui

1. Interconexão: programas horizontais e permeabilidade vertical

Em uma escola de arte contemporânea, a interação e os atravessamentos entre as práticas artísticas tem se tornado cada vez mais presentes a partir da incorporação das mais novas técnicas digitais, por isso é fundamental que os espaços de ensino também estejam preparados para esta nova maneira de conceber a arte. A interdisciplinaridade entre os diversos departamentos da Universidade é incentivada por esta escultura vertical cheia de vazios. Os alunos estão constantemente em contato com as outras atividades desenvolvidas por outros departamentos através destes espaços, e são encorajados a interagir e conviver com outros alunos e práticas artísticas. Uma conexão ainda mais forte é promovida pela transparência do edifício ao longo dos espaços e dos estúdio adjacentes à circulação interna.

Edifício da Escola de Artes Visuais da Universidade de Iowa / Steven Holl Architects - Imagem 9 de 27
© Eric Dean

2. Múltiplos pátios de luz

A ventilação e a luz natural são elementos incorporados nos núcleos dos edifícios através de uma série de "pátios de luz". Os sete recortes verticais são caracterizados por uma sobreposição desalinhada de volumes, onde as lajes estão desencontradas umas das outras. Esta geometria transforma a circulação em varandas, em espaços de reunião ao ar livre ou espaço de trabalho a céu aberto, incentivando ainda mais a interação entre os quatro pavimentos do edifício.

Edifício da Escola de Artes Visuais da Universidade de Iowa / Steven Holl Architects - Imagem 27 de 27
Croqui

3. Escadas como condensadores sociais verticais: corredores como espaços de reunião horizontal

As escadas foram concebidas para permitir reuniões, interações e discussões informais. Algumas escadas terminam em patamares generosos com mesas e cadeiras, outras se abrem para espaços de lounge com sofás, permitindo áreas de trabalho colaborativo informal.

Edifício da Escola de Artes Visuais da Universidade de Iowa / Steven Holl Architects - Imagem 7 de 27
© Iwan Baan

4. Definição do campus / Permeabilidade

A grid original do Campus parte da orla do rio Iowa, tornando-se mais orgânico a medida que encontra a parede de pedra calcária. O edifício Arts West reflete essa geometria irregular em suas formas excêntricas. O novo edifício retoma esta simples malha urbana do Campus e a transfere para seus espaços em meio a este "jardim das artes".

Edifício da Escola de Artes Visuais da Universidade de Iowa / Steven Holl Architects - Imagem 25 de 27
Croqui

5. Ressonância, inovação e sustentabilidade

A ventilação natural é favorecida por uma série de janelas e aberturas zenitais manuais. Uma estrutura exterior vazada construída em concreto proporciona massa térmica ao edifício, enquanto os espaços fechados como "bolhas",  possuem sistemas de resfriamento e aquecimento radiante.

Edifício da Escola de Artes Visuais da Universidade de Iowa / Steven Holl Architects - Imagem 2 de 27
© Iwan Baan
Edifício da Escola de Artes Visuais da Universidade de Iowa / Steven Holl Architects - Imagem 8 de 27
© Iwan Baan

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Visual Arts Building, Iowa City, IA 52246, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício da Escola de Artes Visuais da Universidade de Iowa / Steven Holl Architects" [Visual Arts Building at the University of Iowa / Steven Holl Architects] 26 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889432/edificio-da-escola-de-artes-visuais-da-universidade-de-iowa-steven-holl-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.