O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Universidade
  4. Estados Unidos
  5. Steven Holl Architects
  6. 2016
  7. Edifício da Escola de Artes Visuais da Universidade de Iowa / Steven Holl Architects

Edifício da Escola de Artes Visuais da Universidade de Iowa / Steven Holl Architects

  • 13:00 - 26 Fevereiro, 2018
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Edifício da Escola de Artes Visuais da Universidade de Iowa / Steven Holl Architects
Edifício da Escola de Artes Visuais da Universidade de Iowa / Steven Holl Architects, © Iwan Baan
© Iwan Baan
  • Arquitetos

  • Localização

    Visual Arts Building, Iowa City, IA 52246, Estados Unidos
  • Equipe de projeto

    Steven Holl, Chris McVoy (projetistas) Rychiee Espinosa (líder do projeto) Garrick Ambrose, Bell Ying Yi Cai, Christiane Deptolla, JongSeo Lee, Johanna Muszbek, Garrett Ricciardi, Filipe Taboada, Jeanne Wellinger, Human Tieliu Wu, Christina Yessios (equipe de projeto)
  • Área

    11.705,00 m2
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

© Iwan Baan       © Iwan Baan       © Iwan Baan       © Iwan Baan       + 27

  • Arquitetos associados

    BNIM Architects
  • Engenharia estrutural

    Buro Happold and Structural Engineering Associates, Inc.
  • Consultor de iluminação

    L'Observatoire International
  • Engenharia e sustentabilidade

    Transsolar
  • Engenharia mecânica

    Design Engineers
  • Consultor do pano de vidro

    WJ Higgins & Co.
  • Engenharia civil

    Shive-Hattery
  • Consultor áudio/visual

    The Sextant Group Inc.
  • Paisagistas associados

    BNIM Architects
© Iwan Baan
© Iwan Baan

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo edifício do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Arte e História da Arte de Iowa, possui mais de 11 mil metros quadrados de infraestrutura para todos os tipo de artes visuais, desde as mais tradicionais técnicas até as mais novas tecnologias, como a realidade virtual por exemplo, incluindo ainda cerâmica, design 3D, artes em metal & joalheria, escultura, gravura, pintura e desenho, design gráfico, intermédia, video-arte e fotografia. O edifício conta também com espaços expositivos, escritórios da Universidade, um estúdio aberto na cobertura além de salas de aula e espaços de ensino.

Implantação
Implantação

O novo edifício substitui a antiga sede construída em 1936, a qual foi severamente danificada durante a inundação do campus da Universidade de Iowa em junho de 2008. Esta nova estrutura configura a "praça das artes" em conjunto com o Art Building West, também projetado por Steven Holl Architects e que atrai alunos de todo o campus para seus espaços de sociabilização e de leitura desde sua inauguração em 2006. Juntos, os dois edifício configuram o campus de artes visuais onde se ensina a pensar e fazer arte.

© Iwan Baan
© Iwan Baan

Enquanto o Arts Building West, de 2006, foi concebido como uma estrutura de composição horizontal o novo edifício possui uma composição vertical, apresentando a mesma permeabilidade espacial que seu vizinho precedente. O objetivo pretendido com esta série de vazios que organizam os espaços externos e internos, é a máxima interação entre todos os departamentos da Universidade através dos espaços sociais e de circulação.

Croqui
Croqui

1. Interconexão: programas horizontais e permeabilidade vertical

Em uma escola de arte contemporânea, a interação e os atravessamentos entre as práticas artísticas tem se tornado cada vez mais presentes a partir da incorporação das mais novas técnicas digitais, por isso é fundamental que os espaços de ensino também estejam preparados para esta nova maneira de conceber a arte. A interdisciplinaridade entre os diversos departamentos da Universidade é incentivada por esta escultura vertical cheia de vazios. Os alunos estão constantemente em contato com as outras atividades desenvolvidas por outros departamentos através destes espaços, e são encorajados a interagir e conviver com outros alunos e práticas artísticas. Uma conexão ainda mais forte é promovida pela transparência do edifício ao longo dos espaços e dos estúdio adjacentes à circulação interna.

© Eric Dean
© Eric Dean

2. Múltiplos pátios de luz

A ventilação e a luz natural são elementos incorporados nos núcleos dos edifícios através de uma série de "pátios de luz". Os sete recortes verticais são caracterizados por uma sobreposição desalinhada de volumes, onde as lajes estão desencontradas umas das outras. Esta geometria transforma a circulação em varandas, em espaços de reunião ao ar livre ou espaço de trabalho a céu aberto, incentivando ainda mais a interação entre os quatro pavimentos do edifício.

Croqui
Croqui

3. Escadas como condensadores sociais verticais: corredores como espaços de reunião horizontal

As escadas foram concebidas para permitir reuniões, interações e discussões informais. Algumas escadas terminam em patamares generosos com mesas e cadeiras, outras se abrem para espaços de lounge com sofás, permitindo áreas de trabalho colaborativo informal.

© Iwan Baan
© Iwan Baan

4. Definição do campus / Permeabilidade

A grid original do Campus parte da orla do rio Iowa, tornando-se mais orgânico a medida que encontra a parede de pedra calcária. O edifício Arts West reflete essa geometria irregular em suas formas excêntricas. O novo edifício retoma esta simples malha urbana do Campus e a transfere para seus espaços em meio a este "jardim das artes".

Croqui
Croqui

5. Ressonância, inovação e sustentabilidade

A ventilação natural é favorecida por uma série de janelas e aberturas zenitais manuais. Uma estrutura exterior vazada construída em concreto proporciona massa térmica ao edifício, enquanto os espaços fechados como "bolhas",  possuem sistemas de resfriamento e aquecimento radiante.

© Iwan Baan
© Iwan Baan
© Iwan Baan
© Iwan Baan

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Edifício da Escola de Artes Visuais da Universidade de Iowa / Steven Holl Architects" [Visual Arts Building at the University of Iowa / Steven Holl Architects] 26 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889432/edificio-da-escola-de-artes-visuais-da-universidade-de-iowa-steven-holl-architects> ISSN 0719-8906