Igreja 'Nuestra Señora de la Consolación' / Cornejo + Fiorini Arquitectos

Igreja 'Nuestra Señora de la Consolación' / Cornejo + Fiorini Arquitectos - Imagem 2 de 14Igreja 'Nuestra Señora de la Consolación' / Cornejo + Fiorini Arquitectos - Imagem 3 de 14Igreja 'Nuestra Señora de la Consolación' / Cornejo + Fiorini Arquitectos - Imagem 4 de 14Igreja 'Nuestra Señora de la Consolación' / Cornejo + Fiorini Arquitectos - Imagem 5 de 14Igreja 'Nuestra Señora de la Consolación' / Cornejo + Fiorini Arquitectos - Mais Imagens+ 9

Cercado de Lima, Peru
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  678
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ana Paola Fiorini
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Precor
Igreja 'Nuestra Señora de la Consolación' / Cornejo + Fiorini Arquitectos - Imagem 6 de 14
© Ana Paola Fiorini

Descrição enviada pela equipe de projeto. No distrito de Rímac em Lima, a igreja foi erguida na década de 1960 pela Congregação de Religiosas Agustinas Filhas do Santíssimo Salvador. Com o passar do tempo, o clima e falta de manutenção prejudicaram o estado das estruturas, acelerando sua deterioração. Após uma análise profunda, foi aprovada a opção de realizar um novo desenho de cobertura e o reforço das estruturas, de tal forma que fosse agregado valor à igreja existente.

Igreja 'Nuestra Señora de la Consolación' / Cornejo + Fiorini Arquitectos - Imagem 4 de 14
© Ana Paola Fiorini

Para o novo desenho da cobertura, foram considerados quatro pontos muito importantes: o sistema construtivo que melhor se adequasse à proposta, a altura do espaço interno para proporcionar e dimensionar a nave, o altar como principal ponto de atenção e, por último, a nova fachada e a interação com o entorno.

Igreja 'Nuestra Señora de la Consolación' / Cornejo + Fiorini Arquitectos - Imagem 12 de 14
Isométrica

Considerando tudo o que foi mencionado, optou-se por utilizar o aço como material predominante devido a sua maleabilidade, resistência e otimização em tempo de execução.

Igreja 'Nuestra Señora de la Consolación' / Cornejo + Fiorini Arquitectos - Imagem 9 de 14
© Ana Paola Fiorini

O uso do aço ogival permitiu cobrir grandes vãos e atingir a altura apropriada, proporcionando o desejado conforto ao usuário 

Igreja 'Nuestra Señora de la Consolación' / Cornejo + Fiorini Arquitectos - Imagem 14 de 14
Corte

Para conseguir que o altar fosse o principal ponto de atenção dentro do ambiente, adotou-se como imagem conceitual "A Pomba", símbolo do Espírito Santo. Por meio da sobreposição de três planos em diferentes alturas, foi possível representar de forma simbólica uma pomba com as asas abertas, localizada na parte superior do altar, onde pode ser apreciada a partir de qualquer ponto da nave, denotando a presença e companhia do Espírito Santo a todo momento.

Igreja 'Nuestra Señora de la Consolación' / Cornejo + Fiorini Arquitectos - Imagem 10 de 14
© Ana Paola Fiorini

Para integrar a fachada com o entorno, neste caso, o parque que se encontra logo à frente, propôs-se incorporar a ideia do altar de forma figurativa à rua, e, para isso, foram projetados painéis de vidro entre a fachada e a cobertura, criando um elemento independente que simula um altar, onde colocou-se uma imagem de Nossa Senhora da Consolação, realizada em aço pelo reconhecido escultor Luis Sono Cabrera.

Igreja 'Nuestra Señora de la Consolación' / Cornejo + Fiorini Arquitectos - Imagem 13 de 14
Planta

Esta nova configuração espacial criou um forte vínculo entre o interior e o exterior, gerando uma nova interação com o usuário, convidando-o a entrar e a permanecer em seu interior.

Igreja 'Nuestra Señora de la Consolación' / Cornejo + Fiorini Arquitectos - Imagem 3 de 14
© Ana Paola Fiorini

Sem violar ou esquecer por completo o contexto e o cenário existente, foi possível concretizar um entorno espacial único e chamativo, composto por um ambiente amplo, paredes brancas, transparências que deixam passar a luz natural de maneira sinuosa, luzes artificiais estrategicamente posicionadas de forma que, vistas de longe, denotam a presença de algo importante. Leveza, paz, conforto e identidade religiosa, é o que se reúne neste espaço espiritual.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:La Colonia 213, Cercado de Lima 15094, Peru

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Igreja 'Nuestra Señora de la Consolación' / Cornejo + Fiorini Arquitectos" ['Nuestra Señora de la Consolación' Church / Cornejo + Fiorini Arquitectos] 23 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889355/igreja-nuestra-senora-de-la-consolacion-allan-cornejo-arquitecto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.