O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Igreja
  4. Peru
  5. Allan Cornejo Arquitecto
  6. 2013
  7. Igreja 'Nuestra Señora de la Consolación' / Allan Cornejo Arquitecto

Igreja 'Nuestra Señora de la Consolación' / Allan Cornejo Arquitecto

Igreja 'Nuestra Señora de la Consolación' / Allan Cornejo Arquitecto
Igreja 'Nuestra Señora de la Consolación' / Allan Cornejo Arquitecto, © Ana Paola Fiorini
© Ana Paola Fiorini

© Ana Paola Fiorini © Ana Paola Fiorini © Ana Paola Fiorini © Ana Paola Fiorini + 14

  • Arquitetos

  • Localização

    La Colonia 213, Cercado de Lima 15094, Peru
  • Equipe de Projeto

    Allan Cornejo Díaz, Lidia Nakamura Higa
  • Colaboradores

    Cristhian Barrera, Ludwig Echevarria, Alberto Machado
  • Área

    678.0 m2
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

© Ana Paola Fiorini
© Ana Paola Fiorini

Descrição enviada pela equipe de projeto. No distrito de Rímac em Lima, a igreja foi erguida na década de 1960 pela Congregação de Religiosas Agustinas Filhas do Santíssimo Salvador. Com o passar do tempo, o clima e falta de manutenção prejudicaram o estado das estruturas, acelerando sua deterioração. Após uma análise profunda, foi aprovada a opção de realizar um novo desenho de cobertura e o reforço das estruturas, de tal forma que fosse agregado valor à igreja existente.

© Ana Paola Fiorini
© Ana Paola Fiorini

Para o novo desenho da cobertura, foram considerados quatro pontos muito importantes: o sistema construtivo que melhor se adequasse à proposta, a altura do espaço interno para proporcionar e dimensionar a nave, o altar como principal ponto de atenção e, por último, a nova fachada e a interação com o entorno.

Isométrica
Isométrica

Considerando tudo o que foi mencionado, optou-se por utilizar o aço como material predominante devido a sua maleabilidade, resistência e otimização em tempo de execução.

© Ana Paola Fiorini
© Ana Paola Fiorini

O uso do aço ogival permitiu cobrir grandes vãos e atingir a altura apropriada, proporcionando o desejado conforto ao usuário 

Corte
Corte

Para conseguir que o altar fosse o principal ponto de atenção dentro do ambiente, adotou-se como imagem conceitual "A Pomba", símbolo do Espírito Santo. Por meio da sobreposição de três planos em diferentes alturas, foi possível representar de forma simbólica uma pomba com as asas abertas, localizada na parte superior do altar, onde pode ser apreciada a partir de qualquer ponto da nave, denotando a presença e companhia do Espírito Santo a todo momento.

© Ana Paola Fiorini
© Ana Paola Fiorini

Para integrar a fachada com o entorno, neste caso, o parque que se encontra logo à frente, propôs-se incorporar a ideia do altar de forma figurativa à rua, e, para isso, foram projetados painéis de vidro entre a fachada e a cobertura, criando um elemento independente que simula um altar, onde colocou-se uma imagem de Nossa Senhora da Consolação, realizada em aço pelo reconhecido escultor Luis Sono Cabrera.

Planta
Planta

Esta nova configuração espacial criou um forte vínculo entre o interior e o exterior, gerando uma nova interação com o usuário, convidando-o a entrar e a permanecer em seu interior.

© Ana Paola Fiorini
© Ana Paola Fiorini

Sem violar ou esquecer por completo o contexto e o cenário existente, foi possível concretizar um entorno espacial único e chamativo, composto por um ambiente amplo, paredes brancas, transparências que deixam passar a luz natural de maneira sinuosa, luzes artificiais estrategicamente posicionadas de forma que, vistas de longe, denotam a presença de algo importante. Leveza, paz, conforto e identidade religiosa, é o que se reúne neste espaço espiritual.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Allan Cornejo Arquitecto
Escritório
Cita: "Igreja 'Nuestra Señora de la Consolación' / Allan Cornejo Arquitecto" ['Nuestra Señora de la Consolación' Church / Allan Cornejo Arquitecto] 23 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889355/igreja-nuestra-senora-de-la-consolacion-allan-cornejo-arquitecto> ISSN 0719-8906