Escola Secundária em Cabrils / Josep Val Ravell + Arnau Solé Simón

© Simon Garcia

Escola Secundária em Cabrils / Josep Val Ravell + Arnau Solé Simón - Mais Imagens+ 11

Cabrils, Espanha
  • Arquitetos: Josep Val Ravell + Arnau Solé Simón; Josep Val Ravell + Arnau Solé Simón
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2990
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Simon Garcia
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Geo Hidrol, La Covadonga, Parex-Group, Porosonic
  • Colaboradores: J. Gabriel Dominguez, Sergi Castells, Raul Lucas
  • Engenharia Estrutural: BOMA, AVAC J. Pablo Rodriguez e Ignacio Vallet
  • Instalações: Lluis J. Duart
  • Construtora: UTE Tarraco + Caler
  • Engenharia Civil: FPA Ferran Pelegrina i associats
  • Cidade: Cabrils
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Simon Garcia

Instituto de Ensino Secundário em Cabrils

O novo instituto encontra-se no acesso ao povoado de Cabrils, muito próximo à Barcelona. Desde o acesso principal ao povoado, é o primeiro de uma série de equipamentos (escola, poliesportivo...) situados ao longo da rodovia.

© Simon Garcia

O mar e a cordilheira paralela à costa caracterizaram um lugar extremamente urbanizado e manipulado pelo homem. Encontra-se no limite entre os campos e estufas que sobrevivem à urbanização e um segmento urbano pouco denso cobre a parte baixa da montanha, com a costa e o mar no horizonte. 

© Simon Garcia

O edifício está condicionado por um programa funcional muito concreto e rígido, assim como a necessidade de liberar o máximo de espaço contínuo possível para o pátio. Com essas premissas concebeu-se uma peça longitudinal de 100 metros de largura paralela a rodovia de acesso ao povoado e ao rio que descende em direção ao mar. O desnível entre os dois extremos supera um pavimento de altura. 

A partir daqui, toma-se a primeira decisão arquitetônica com a finalidade de uma melhor integração urbana:

© Simon Garcia

A fragmentação do volume. Uma estratégia de recuos em planta e em altura recorta os três pavimentos e os 100 metros de longitude, introduzindo um componente vertical e gerando planos de menores dimensões mais amáveis e de acordo com a escala das moradias adjacentes.

Planta de Situação

Na fachada voltada ao pátio os recuos, seguindo o programa interior, são de maior dimensão e estão acompanhados por mudanças de material.

Planta Baixa - térreo

Um volume branco. Parecia coerente usar o branco para reforçar os diferentes volumes a partir das sombras que alguns fazem sobre os outros. Seguindo assim uma tradição mediterrânea de volumes brancos banhados pelo sol.

Planta Baixa - primeiro pavimento

Uma base colorida. Por razões técnicas de durabilidade e resistência, mas também por uma questão de proporções, o volume branco requeria uma base. Em todo o perímetro do edifício e com uma altura variável, dispõem-se de uma base formada por tijolos Klinker esmaltados de cor amarela.

© Simon Garcia

A base torna-se a protagonista. Enfatizando o acesso ao edifício, na parte inferior do terreno e também como porta de entrada do povoado, a base colorida assume altura até cobrir toda a fachada. A obra vista da base acaba conformando a cabeça, o elemento mais singular do edifício. 

Planta Baixa - segundo pavimento

Para enfatizar o caráter de revestimento da obra optamos pela continuidade dos encontros verticais, armando os tijolos com estruturas de aço galvanizado para garantir seu travamento. Ali, onde a base converte-se na fachada, com três pavimentos de altura, os tijolos klinker auto-portantes tornam-se independentes do envoltório interior. 

Corte

Proteção solar. A maior parte das salas de aula possuem orientação noroeste. Brises solares de aço galvanizado lacado ao forno, na mesma cor amarela, evitam o sol da manhã. Esse elemento desenhado com o tamanho e a orientação necessária para evitar a entrada direta de luz solar, repetido em cada janela, é o segundo elemento singular que caracteriza o edifício. 

© Simon Garcia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. de les Escoles, 10, 08348 Cabrils, Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Secundária em Cabrils / Josep Val Ravell + Arnau Solé Simón" [Escuela Secundaria en Cabrils / Josep Val Ravell + Arnau Solé Simón] 21 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889325/escola-secundaria-em-cabrils-josep-val-ravell-plus-arnau-sole-simon> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.