Projeto para o Performing Arts Campus em Anaheim busca inspiração na natureza

A SPF:architects acaba de apresentar seu novo projeto para o Centro de Artes Performáticas de Anaheim (APAC) localizado ao lado do Angels Stadium no Platinum Triangle District de Anaheim. O projeto do Campus de US$ 500 milhões e mais de 46 mil metros quadrados contará com uma série de impressionantes edifícios abrigando três teatros além de uma variedade de programas culturais e de entretenimento.

Projeto para o Performing Arts Campus em Anaheim busca inspiração na natureza - Imagem 2 de 17Projeto para o Performing Arts Campus em Anaheim busca inspiração na natureza - Imagem 3 de 17Projeto para o Performing Arts Campus em Anaheim busca inspiração na natureza - Imagem 4 de 17Projeto para o Performing Arts Campus em Anaheim busca inspiração na natureza - Imagem 5 de 17Projeto para o Performing Arts Campus em Anaheim busca inspiração na natureza - Mais Imagens+ 12

Projeto para o Performing Arts Campus em Anaheim busca inspiração na natureza - Imagem 5 de 17
Cortesia de SPF:a

Projetado para substituir o existente City National Grove, o APAC oferecerá uma maior variedade e espaços de atuação mais modernos, incluindo uma sala de espetáculos para 2.000 pessoas, um teatro de ópera de 1.700 lugares e um teatro caixa preta para 600 espectadores, além de um anfiteatro ao ar livre, dois restaurantes, escritórios, salas de conferências e um centro de convenções. No coração do projeto será construída um museu em forma de torre com um observatório no topo, um novo marco na paisagem com um projeto inspirado no passado agrícola de Anaheim.

Projeto para o Performing Arts Campus em Anaheim busca inspiração na natureza - Imagem 2 de 17
Cortesia de SPF:a
Projeto para o Performing Arts Campus em Anaheim busca inspiração na natureza - Imagem 7 de 17
Cortesia de SPF:a

"O projeto do APAC faz referência ao passado único de Anaheim e sua relação com a agricultura", explicam os arquitetos". Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, a cidade já foi um campo verde coberto de parreiras, que infelizmente foram devastadas por pestes no fim do século XIX. A falência da indústria do vinho levou a um investimento voltado à citricultura, estimulando o que é chamado pelos historiadores como a "segunda corrida pelo ouro" da Califórnia.

"O cultivo da laranja rapidamente transformou-se no motor socioeconômico de Anaheim, e naturalmente, fomos buscar inspiração para o projeto nessa rica história local, acrescentou Zoltan E. Pali, diretor de projetos do SPF:a. "Imaginávamos que por baixo do pavimento do antigo estacionamento poderíamos encontrar o espíritos das antigas laranjeiras".

Projeto para o Performing Arts Campus em Anaheim busca inspiração na natureza - Imagem 8 de 17
Cortesia de SPF:a
Projeto para o Performing Arts Campus em Anaheim busca inspiração na natureza - Imagem 16 de 17
Cortesia de SPF:a

Os elementos programáticos do APAC foram então organizados e dispostos de forma orgânica, em referência ao que pudemos ver na análise dos troncos, das estruturas radiculares e nas folhas da laranjeira, bem como na casca das próprias frutas, todas as quais revelaram padrões circulares. Como resultado, cada edifício foi desenvolvido a partir de uma geometria circular centralizada. Estas estruturas também se estendem ao projeto de paisagismo, onde caminhos concêntricos conectam os edifícios criando uma série de espaços públicos abertos.

"Em nossa concepção, estas formas circulares dos edifícios parecem emitir ondas que se espalham pelo terreno", disse Pali.

Projeto para o Performing Arts Campus em Anaheim busca inspiração na natureza - Imagem 13 de 17
Cortesia de SPF:a

O sistema de fachada também faz referência a este padrão - as quatro estruturas principais serão revestidas em alumínio anodizado e cobre perfurado, lembrando a casca de uma laranja.

Outros elementos incorporados pelo projeto de paisagismo incluem uma grande fonte, um espelho d'água e uma laje jardim. O estacionamento será subterrâneo enquanto que as áreas verdes do térreo contarão com plantas nativas conhecidas por sua resistência ao clima e a capacidade de produzir sombra.

"Deslocando-se pelo Campus, os espaços exteriores e interiores parecem transformar-se juntos", diz Judit M. Fekete-Pali, presidente e CEO da SPF:architects. "As estratégias de projeto foram pensadas de forma a evitar grandes volumes arquitetônicos - não mais espaços vazios e sem caráter, com amplos áreas fechadas pouco convidativas e interessantes. Cada elemento do programa funciona tanto de forma independente como em conjunto".

Projeto para o Performing Arts Campus em Anaheim busca inspiração na natureza - Imagem 15 de 17
Cortesia de SPF:a
Projeto para o Performing Arts Campus em Anaheim busca inspiração na natureza - Imagem 11 de 17
Cortesia de SPF:a

A SPF: a tem uma longa história de projetos de espaços culturais e performáticos. Projetos como o Wallis Annenberg Center for the Performing Arts em Beverly Hills, Califórnia; o The Academy Museum of Motion Pictures; e o The Shakespeare Center em Los Angeles. A SPF:a também projetou a reforma dos Teatros Pantage e do Greek Theatre, além de participar do projeto do Walt Disney Concert Hall concebido pela Gehry and Partners.

Via SPF:a

  • Architects

  • Localização

    Platinum Triangle, Anaheim, CA, United States
  • Equipe SPF:a

    Zoltan E. Pali, FAIA; Judit M. Fekete-Pali, LEED AP; Damon Surfas, RA; Judit M. Fekete-Pali, LEED AP; Zoltan E. Pali, FAIA; Damon Surfas, R.A.; Mostafa Ghaffari; Sebastian Greider; Ryan Hong; Natalie May; Renzo Pali; Abigail Skaggs; Ian Camarillo; Ahmed Shokir; Adam O. Sauer, AIA; David Koch
  • Consultor de teatros

    Theatre Projects, Schuler Shook, TheatreDNA®
  • Consultor de acústica

    Jaffe Holden
  • Consultor de transito

    Gibson Transportation Consulting, Inc.
  • Consultor de paisagismo

    Studio-MLA
  • Structural

    BuroHappold
  • MEP Consultant

    BuroHappold
  • Teatros

    ala de espetáculos para 2.000 pessoas, teatro para ópera de 1.700 lugares e teatro de caixa preta para 600 espectadores
  • Edifícios auxiliares

    Museu de arte, restaurante, anfiteatro aberto, centro de convenções e espaço educativo
  • Fotografias

    Courtesy of SPF:a
  • Área

    46.450,00 m2

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Lynch, Patrick. "Projeto para o Performing Arts Campus em Anaheim busca inspiração na natureza" [Anaheim Performing Arts Center / SPF: architects] 24 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889296/projeto-para-o-performing-arts-campus-em-anaheim-busca-inspiracao-na-natureza> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.