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Parque Kindergarten / PROMONTORIO

  • 09:00 - 15 Fevereiro, 2018
Parque Kindergarten / PROMONTORIO
Parque Kindergarten / PROMONTORIO, © Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

© Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG + 28

  • Arquitetos

  • Localização

    R. Cesário Verde 395, 2750 Cascais, Portugal
  • Arquitetos Responsáveis

    Paulo Martins Barata, João Luís Ferreira, Paulo Perloiro, Pedro Appleton, João Perloiro
  • Área

    1400.0 m2
  • Ano do projeto

    2010
  • Fotografias

© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na Pampilheira, área envolvente de Cascais, o colégio Parque ocupa um terreno de forma quase triangular e de grande pendente, integrado num loteamento residencial de moradias de grandes dimensões.  Inserido num denso pinhal, o edifício de dois pisos ocupa o centro do terreno, adaptando-se à sua topografia através de ligeiras inflexões do seu volume, de modo a preservar o maior número possível de árvores.

© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG
Planta - Térreo + Corte
Planta - Térreo + Corte
© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

Desenvolvido em estreita colaboração com a equipa de docente e pedagógica do colégio, o conceito de projeto questiona os modelos convencionais da forma e disposição da sala retangular, propondo interações espaciais mais fluidas que por sua vez vão ao encontro de uma cada vez maior necessidade de flexibilidade nas metodologias de ensino, quer ao nível pré-primário, quer ao nível do ensino básico.  Na sequência desta pesquisa de diferentes alternativas tipológicas e espaciais, a geometria do módulo pentagonal foi ganhando consistência como sistema capaz de gerar um ambiente unificador apto a dar resposta a um projeto educativo dinâmico e polivalente.

© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG
Maquete
Maquete
© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

Conceptualmente, esta matriz geométrica Euclidiana gera um espécie de malha de favos que por sua vez se expandem em polígonos pentagonais regulares de altura variada, organicamente organizados de forma absorver o programa.  Simultaneamente, esta solução evoca toda uma tradição de pesquisa em torno dos padrões orgânicos e das decorrentes composições e estruturas alveolares —investigação fértil a partir da segunda metade do século XX.  Desde Yona Friedman e dos Metabolistas Japoneses ao Estruturalismo Holandês e ao Neo-Liberty Italiano passando mesmo pela Corporate America de Yamasaki e Larrabee Barnes, a estrutura do “favo” tem sido sistematicamente proposta como uma metáfora psicossomática de um espaço padronizado progressivamente evolutivo, que acaba por empaticamente envolver o seu visitante.

© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

E é este o caso no kindergarten Parque, em que o espaço de circulação interna na periferia dos grandes pentágonos se desenrola numa sinuosa e envolvente progressão empática dentro angulosos corredores.  Variando em escala e altura, os espaços das salas de aulas, a biblioteca, a sala de artes e o refeitório, fluem numa sequência de espaços generosos e surpreendentes tanto numa perspectiva externa como interna.

Envolvidas numa pintura à base de cal, a articulação tectônica entre as paredes de tijolo burro com expressivas juntas côncavas encimadas por paramentos de betão aparente, também este caiado, contrastam com os grandes panos de vidro contidos em caixilhos de madeira maciça a pintada em esmalte branco.  Quando abertos, os vãos minimizam a fronteira entre o espaço exterior e interior.  Cirurgicamente, pequenas frestas criadas por vazios entre tijolos permitem a circulação de ar e luz nos diferentes pátios interiores.

© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

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PROMONTORIO
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Cita: "Parque Kindergarten / PROMONTORIO" [Parque Kindergarten / PROMONTORIO] 15 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888907/parque-kindergarten-promontorio> ISSN 0719-8906