SP 21 / A. Burmester Arquitectos Associados

SP 21 / A. Burmester Arquitectos Associados - Mais Imagens+ 65

© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Corresponde este projecto à construção da primeira unidade industrial, a localizar junto ao parque empresarial do Casarão, Borralha – Águeda, cujo proprietário é SAKTHI PORTUGAL SP21, SA.

© Fernando Guerra | FG+SG

Caracteriza-se o terreno com uma dimensão com cerca de 200.000,00 m2 e com uma topografia relativamente plana, prevendo-se fazer apenas uma ligeira movimentação de terras, destinada ao acerto da plataforma de implantação e de acessos.

© Fernando Guerra | FG+SG

A implantação da construção situa-se na extrema Norte do terreno, sendo que esta localização é resultado das exigências de funcionamento impostas pelos processos fabris e de um estudo geral do empreendimento futuro, que albergará outras unidades fabris.

© Fernando Guerra | FG+SG

O desenho do edifício tem na razão de ser da sua geometria a forma de “cobrir” o layout cuja preocupação de desenho tida pela SAKTHI foi exclusivamente a de dar optimização ao processo fabril. Competiu-nos a resolução do seu fechamento, sem interferir com o layout e dando forma ao edifício.

Croquis 01
Detalhe de construção

A solução que se apresenta corresponde à forma mais eficiente e traz consigo uma imagem de qualidade e de contemporaneidade que a SAKTHI pretende e apresenta num empreendimento desta natureza.

Assente numa estrutura mista composta por pilares de betão armado e metálicos, a nave da unidade fabril será composta por uma solução metálica de cobertura.

© Fernando Guerra | FG+SG

A cobertura é composta por chapas autoportantes que vencem vãos de diferentes medidas, de acordo com o cumprimento da geometria de layout, e que variam entre os 20 e os 30 metros de vão. Esta solução evita o recurso a estruturas de suporte para as telhas de cobertura.

© Fernando Guerra | FG+SG

A forma da nave desenhou-se do tipo “Shed”, tirando partido do facto de se encontrar orientada no eixo Norte / Sul.

As aberturas orientadas a Norte correspondem às áreas de trabalho e as orientadas a Sul às áreas técnicas. Permite com esta solução resolver com iluminação e com grande quantidade de luz natural os seus espaços interiores e controlar a incidência solar.

© Fernando Guerra | FG+SG

Esta forma facilitará também a implantação de cantonamentos de fumos e respectivas desenfumagens, indo assim ao encontro de uma solução eficiente no combate ao fogo e à protecção de pessoas.

© Fernando Guerra | FG+SG

Á semelhança da sua geometria, a altimetria da nave também se adapta às condicionantes do layout, permitindo jogar com os pés direitos de acordo com as necessidades. Assim se o pé direito útil geral será variável entre os 25 metros na área de fundição e os 16 nas áreas de armazenagem.

O revestimento da cobertura será efectuado com chapa trapezoidal de acabamento sobre isolamento térmico e o fechamento vertical da nave será executada com chapas “sandwich”, com isolamento térmico no seu interior.

Planta - Térreo

Nas várias entradas e portões que se prevêem para zonas de descarga, são introduzidas palas de cobertura adicionais, com vista a garantir a protecção destas áreas.

O espaço interior caracteriza-se por grandes naves e com pouca compartimentação interior. Corresponderão ao layout de fabrico, a compartimentação corresponderá à divisão e fechamento de sectores, ou à compartimentação de equipamentos.

© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:3750-064 Borralha, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "SP 21 / A. Burmester Arquitectos Associados" [SP 21 / A. Burmester Arquitectos Associados] 12 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888538/sp-21-a-burmester-arquitectos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.