SEOULLO Skygarden / MVRDV

SEOULLO Skygarden / MVRDV - Mais Imagens+ 66

  • Arquiteto Local: DMP, Seul, Coreia do Sul
  • Estrutura: Saman Engineering, Seul, Coreia do Sul
  • Paisagista Local: KECC, Seul, Coreia do Sul
  • Sustentabilidade: EAN, Seul, Coreia do Sul
  • Arquitetura Da Estrutura: Cross, Seul, Coreia do Sul
  • Design Industrial: Studio Makkink & Bey, Amsterdam, Holanda
  • Instalações : Samsin, Seul, Coreia do Sul
  • Engenheiros De Tráfego : Song Hyun R&D, Seul, Coreia do Sul
  • Projeto Luminotécnico: Viabizzuno, Milan, Italy and Nanam Ald, Seul,Coreia do Sul
  • App Design: nhtv, Breda, Holanda
  • Orçamentistas : Myong Gun, Seul, Coreia do Sul
  • Desenvolvimento De Projetos: Winy Maas, Jacob van Rijs, Nathalie de Vries, Wenchian Shi, Kyosuk Lee, Mafalda Rangel, Daehee Suk, Daan Zandbergen, Kai Wang, Sen Yang and Dong Min Lee
  • Desenvolvimento De Projeto Paisagístico: Ben Kuipers landscape architect, MVRDV
  • Desenvolvimento De Projeto Local: DMP, Seul, Coreia do Sul
  • Desenvolvimento De Projeto Estrutural: Saman Engineering, Seul, Coreia do Sul
  • Desenvolvimento De Projeto Paisagístico Local: KECC, Seul, Coreia do Sul
  • Desenvolvimento De Projeto Luminotécnico: Rogier van der Heide, MVRDV, Nanam Ald, Seul, Coreia do Sul
  • Equipe De Construção: Winy Maas, Jacob van Rijs, Nathalie de Vries, Wenchian Shi, Kyosuk Lee, Mafalda Rangel and Dong Min Lee
  • Obras De Paisagismo: Ben Kuipers Landscape architect
  • Cliente: Governo Metropolitano de Seul
  • Equipe: Winy Maas, Jacob van Rijs, Nathalie de Vries, Wenchian Shi, Kyosuk Lee, Kai Wang, Ángel Sánchez Navarro, Jaewoo Lee, Antonio Luca Coco, Matteo Artico, Jaime Domínguez Balgoma
  • Paisagista: Ben Kuipers
  • Cidade: Seul
Mais informaçõesMenos informações
© Ossip van Duivenbode

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do grupo MVRDV oferece um dicionário do patrimônio natural da Coreia do Sul no centro da cidade de Seul. A partir de vistas para a histórica Seoul Station e para o Namdaemun Gate, o SEOULLO Skygarden conecta os moradores citadinos com a história e com a natureza, funcionando como um viveiro de plantas educacional e berçário para futuras espécies. Como é possível transformar uma rodovia da década de 1970 em um Jardim Elevado? Como pode-se mudar a rotina diária das milhares de pessoas que cruzam o centro de Seul todo dia? Como é possível criar um parque público único, com uma vasta diversidade de espécies, no coração da cidade?

© Ossip van Duivenbode

O Jardim Elevado

A nova passarela, próxima da principal estação de Seul, se transformou em um grande jardim elevado, um importante passo para fazer da cidade um lugar mais verde, amigável e atrativo.

Implantação

Desde de que o projeto começou em Maio de 2015, o maior desafio foi transformar um viaduto existente de 938 m de comprimento em um jardim público, acrescentando uma seleção de espécies da flora Coreana na estrutura de aço elevada 16m do chão. Desde o princípio o MVRDV se prendeu a necessidade de transformar este elemento em um símbolo de infraestrutura verde, mudando também a imagem do centro da cidade de Seul. Em conjunto com o governo local, ONGs, equipes de paisagismo e conselheiros, a equipe de arquitetos conseguiu acomodar diversas espécies de plantas em condições urbanas.

© Ossip van Duivenbode

O parque apresenta 16 pequenos pavilhões com cafés, lojas, salas de exposição, espaço de jardinagem, trampolins, pequenos elementos com água, teatros para crianças e centros de informação. Eles reforçam a experiência dos visitantes ao introduzir atividades que valorizam os aspectos culturais e comerciais da cidade. Escadas, elevadores, pontes e escadas rolantes conectam o tecido ao novo parque, criando um vínculo entre o tecido urbano e a nova infraestrutura. 

Axonométrica

O Viveiro

O jardim elevado é uma "aldeia vegetal", local que concentra uma paisagem em constante mutação, acomodando 52 famílias de plantas que incluem árvores, arbustos e flores, distribuídas em 645 vasos, totalizando mais ou menos 160 espécies e sub espécies. No total o parque irá concentrar 24000 plantas. 

© Ossip van Duivenbode
Acesso e Vegetação
© Ossip van Duivenbode

O parque linear foi desenhado como uma coleção de pequenos jardins, cada um com seu próprio layout, perfume, cor e identidade e sua paisagem muda de acordo com a estação: no outono, cores claras das árvores da família das Aceraceae, conhecidas também como maples; na primavera a intensidade das cerejeiras e do rododendro; no inverno as árvores coníferas de folhas perenes e no verão as cores das árvores frutíferas. 

© Ossip van Duivenbode

Duas grandes praças se destacam: Rosa Square, localizada próxima dos vasos com árvores floridas, onde é possível desfrutar de concertos e performances artísticas; e a Magnolia Square com um palco a céu aberto e um café.  

© Ossip van Duivenbode

As lagoas de lírios na área das Nymphaeaceae e as fotogênicas árvores Ginko são também dois pontos que se destacam no projeto. Futuramente, será possível ver frutas comestíveis nos jardins e plantas suculentas na área da família Crassulacean. Mais de 800 vasos de árvores serão adicionados para otimizar as mudanças de estação. 

© Ossip van Duivenbode

Assim como uma enciclopédia a céu aberto, as famílias de plantas estão organizadas em ordem alfabética, do leste ao oeste, facilitando a navegação para achar as espécies em exposição. 

© Ossip van Duivenbode
Corte - Passarela
© Ossip van Duivenbode

Os Satélites

O berçário urbano funcionará como referência e inspiração para futuros projetos em Seul e na Coreia do Sul em geral. Este jardim elevado pretende expandir suas raízes para os arredores da passarela, estabelecendo uma estratégia de transformar a passagem em um lugar mais verde e agradável. A estratégia incluí aumentar o número de passagens para pedestres e praças, dando mais espaço para pequenos jardins, becos verdes, terraços ajardinados, estacionamentos com jardim, e várias infraestruturas que possam ser parte da expansão satélite em volta da passarela.

Ben Kuipers, paisagista holandês, e o KECC, escritório de paisagismo local que foi parceiro no projeto, devem receber os créditos da biblioteca de plantas do projeto. 

© Ossip van Duivenbode

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Seul, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "SEOULLO Skygarden / MVRDV" [SEOULLO Skygarden / MVRDV] 02 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888239/seoullo-skygarden-mvrdv> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.