O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Cafeterias
  4. Equador
  5. ARCHITEKTEN
  6. 2017
  7. Salão do Café / ARCHITEKTEN

Salão do Café / ARCHITEKTEN

  • 21:00 - 28 Fevereiro, 2018
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Salão do Café / ARCHITEKTEN
Salão do Café / ARCHITEKTEN, © Felipe Palacios
© Felipe Palacios

© Felipe Palacios © Felipe Palacios © Felipe Palacios © Felipe Palacios + 25

  • Arquitetos

  • Localização

    Nanegalito, Equador
  • Arquitetos Autores

    Felipe Palacios, Johann Moeller
  • Área

    65.0 m2
  • Ano do Projeto

    2017
  • Fotografias

  • Colaboradores

    Arq. Francisco Reyes. Daniela Narváez, Oscar Acosta.
  • Metal

    Manuel Tusa, Electrometal
  • Madeira e Mobiliário

    Arq. Jorge Palacios, Teknomueble
  • Obra civil

    Patricio Caiquetán
  • Mais informações Menos informações
© Felipe Palacios
© Felipe Palacios

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Salão do Café está localizado dentro de uma fazenda cafeeira Frajares em Nanegalito, Província de Pichincha, em uma área a 1.700 metros de altura - com condições climáticas peculiares - que permite o cultivo de variedades de café com requintado sabor e aroma. Nanegalito é um lugar mutante e dinâmico, complexo e indeterminado. O microclima do noroeste de Quito forma um entorno único onde, em um determinado momento, pode estar ensolarado e, poucos minutos depois, é coberto por uma densa neblina e imediatamente depois cai uma chuva torrencial. A fazenda desfruta de uma condição topográfica extraordinária. Ela encontra-se na parte mais alta da região, situação que favorece as vistas para as cadeias montanhosas dos Andes e para a costa equatoriana. 

© Felipe Palacios
© Felipe Palacios

Através do percurso pela plantação, que se desenvolve em uma série de colinas com inclinações pronunciadas, há o desejo de contar uma história de sensações em torno da experiência do café: os processos de produção, colheita, pós-colheita, secagem, torragem e moagem. Mas a degustação do café necessitava de um lugar especial dentro da fazenda. 

© Felipe Palacios
© Felipe Palacios

Desde o início, a ideia foi introduzir um elemento arquitetônico singular e volumétrico de pequena escala, que se conectará em diferentes níveis com essa experiência do café. O Salão revela a paisagem como um mirante coberto, um refúgio que convida a apreciar o entorno. O edifício foi implantado cuidadosamente em uma área alta onde começa uma inclinação negativa, paralelamente a uma fileira de árvores existentes que conferem sombra e abraçam o novo volume.

© Felipe Palacios
© Felipe Palacios

O Salão é composto por somente um volume alongado que se separa gradualmente do terreno. Isso obedece uma razão dupla: as condições climáticas locais e a sensação de levitação desejada sobre o cafezal. A parte frontal é um espaço aberto e transparente. As telas laterais e pivotantes, elaboradas com uma delicada carpintaria, esfumaçam os limites do interior e do exterior e permitem desfrutar de vistas interessantes da plantação e da cordilheira circundante. Por outro lado, os elementos de serviço foram dispostos na parte posterior que correspondem à uma área fechada de banheiros e mesas de apoio. O espaço resultante é versátil, pronto pra acolher o programa requerido desde o salão de degustação, cafeteria, restaurante, mirante e sala de aula. 

© Felipe Palacios
© Felipe Palacios

As soluções arquitetônicas locais foram interpretadas em um processo construtivo meticuloso. As articulações entre os acabamentos foram feitas por meio de um aparelho complexo com diferentes materiais - aço, madeira, concreto - onde a proteção contra a intempérie era um objetivo primordial. Por um lado, o sistema estrutural de aço foi devidamente modulado para seu transporte e instalação no terreno, procurando otimizar a quantidade de elementos utilizados. A medida de 120 metros foi uma constante modulação tanto do aço como da madeira. As peças de madeira encaixadas e travadas articulam-se com chapas de aço dobradas, sem deixar os cantos expostos no exterior. No interior, a cobertura leve e inclinada foi revestida com chapas desenhadas para que não existam desperdícios. 

© Felipe Palacios
© Felipe Palacios

Além disso, o Salão contempla a separação da água da chuva e da água cinza. A água da chuva é aproveitada na plantação enquanto a água cinza é direcionada a um biodigestor. 

Planta
Planta
Corte 01
Corte 01
© Felipe Palacios
© Felipe Palacios
Detalhes
Detalhes

O Salão do Café é o primeiro passo de uma estratégia mais ampla planejada para a fazenda. O cafezal contará com uma loja-museu, cafeteria e caminhos interpretativos que complementarão a experiência do café.

© Felipe Palacios
© Felipe Palacios

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Salão do Café / ARCHITEKTEN" [Salón del Café / ARCHITEKTEN] 28 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888199/salao-do-cafe-architekten> ISSN 0719-8906