Apartamento Antônio Bicudo / Vão

Apartamento Antônio Bicudo  / Vão - Mesa, Iluminação, CadeiraApartamento Antônio Bicudo  / Vão - PrateleiraApartamento Antônio Bicudo  / Vão - Sofá, Mesa, Cadeira, JanelaApartamento Antônio Bicudo  / Vão - Bancada, Pia, CozinhaApartamento Antônio Bicudo  / Vão - Mais Imagens+ 11

Pinheiros, Brasil
  • Arquitetos: Vão; Vão
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  50
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rafaela Netto
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Iluminação, Serralheria, Vidraçaria
Apartamento Antônio Bicudo  / Vão - Sofá, Mesa, Cadeira, Janela
© Rafaela Netto

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Ap. Antônio Bicudo encontra-se na cobertura de um edifício de três andares no bairro de Pinheiros. A primeira premissa colocada pelo futuro morador foi um rearranjo programático nos 50m2 de área útil para que o quarto pudesse ser isolado dos demais ambientes. Assim, ao contrário do que usualmente propõe-se em reformas, a obra foi realizada praticamente sem demolição.

Apartamento Antônio Bicudo  / Vão - Sofá, Mesa, Prateleira
© Rafaela Netto

O prolongamento da parede existente permitiu criar um volume que internamente abriga o quarto, transpondo-o da fachada principal, voltada para a rua,  para a fachada posterior, onde as janelas se abrem para um jardim interno de uso coletivo. Além de proteger a área de descanso dos sons provindos da rua, a nova organização teve como objetivo melhorar as proporções das áreas de convivência integradas (sala de estar, cozinha e varanda), bem como a incidência da iluminação natural nesses ambientes.

Isométrica Explodida

Na face externa, voltada para a sala, esse volume recebeu elementos de serralheria (prateleira e móvel de apoio) que percorrem longitudinalmente 3.5 metros lineares para organizar livros, aparelhos eletrônicos e a coleção de discos de vinil. Pela existência de uma lavanderia coletiva no térreo do edifício, a área de serviço foi substituída por um grande armário de apoio (dispensa de alimentos, materiais de limpeza, depósito e tanque), embutido na face lateral do volume.

Apartamento Antônio Bicudo  / Vão - Bancada, Pia, Cozinha
© Rafaela Netto
Apartamento Antônio Bicudo  / Vão - Prateleira, Madeira
© Rafaela Netto

O restante das áreas molhadas foram concentradas em um único eixo no sentido transversal ao fundo do apartamento. Acima do banheiro estão localizadas as caixas d’água do edifício e, por esta razão, o forro sob a cozinha, o banheiro e o quarto conformam um plano horizontal de pé-direito mais baixo, interrompido na área de estar, onde acompanha a inclinação do telhado e deixa à mostra a tesoura estrutural de madeira.O desenho do forro somado ao novo volume solto do teto, ampliou a área de estar gerando um espaço adicional sobre o quarto que pode ser acessado por meio de uma escada metálica.

Apartamento Antônio Bicudo  / Vão - Sofá, Mesa, Prateleira
© Rafaela Netto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pinheiros, São Paulo - São Paulo, 03178-200, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Apartamento Antônio Bicudo / Vão" 05 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888194/apartamento-antonio-bicudo-vao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.