O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Infraestrutura
  4. Portugal
  5. Moradavaga
  6. 2017
  7. Focus / Moradavaga

Focus / Moradavaga

  • 09:00 - 2 Fevereiro, 2018
Focus / Moradavaga
Focus / Moradavaga, Cortesia de Moradavaga
Cortesia de Moradavaga

Cortesia de Moradavaga Cortesia de Moradavaga Cortesia de Moradavaga Cortesia de Moradavaga + 26

  • Arquitetos

  • Localização

    R. Eng. Duarte Pacheco, 4470-136 Maia, Portugal
  • Área

    10.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
Cortesia de Moradavaga
Cortesia de Moradavaga

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os conceitos explorados na obra FOCUS surgem do cruzamento da análise efetuada sobre o território alocado para a sua implantação com os desafios contidos no programa de arquitetura da presente edição da Bienal de Arte Contemporânea da Maia. Neste processo tornou-se clara desde cedo a intenção de destacar através da cor a presença da peça no denso contexto urbano em questão, fazendo-a contrastar com a paisagem circundante caracterizada por tons neutros.

Por outro lado procurou-se articular a sua implantação no terreno com as geometrias pré-existentes, ancorando-a num alinhamento que permitisse tirar partido da topografia acidentada do local, contribuindo dessa forma para reforçar o efeito de tensão relativamente às linhas de força presentes.

Cortesia de Moradavaga
Cortesia de Moradavaga
Planta
Planta
Cortesia de Moradavaga
Cortesia de Moradavaga

Simultaneamente havia também o objectivo de que o dispositivo aludisse ao cariz industrial das atividades produtivas do concelho, tendo-se elegido para tal matérias construtivas que não só fossem de encontro a essa vontade como potenciassem também a sua durabilidade e resistência à intempérie.

Assim, FOCUS assume-se como gesto disruptivo: inserindo um intenso rasgo vermelho num cenário praticamente monocromático; subvertendo a função de um componente industrial standard, a conduta de AVAC, transfigurando-a funcional e esteticamente; baralhando as coordenadas do observador quando confrontado com a obra.

Cortesia de Moradavaga
Cortesia de Moradavaga
Corte
Corte
Cortesia de Moradavaga
Cortesia de Moradavaga

Trata-se de um objeto que efetivamente expande a experiência da sua apropriação para lá das suas dimensões e área de implantação concretas, estabelecendo relações visuais inusitadas com o seu entorno próximo e distante e extravasando os limites da sua forma física através de um conjunto de jogos de espelhos estrategicamente implantados no seu interior, capazes de conduzir e enquadrar de modos inesperados o olhar do observador perante a realidade envolvente. Neste sentido, a abordagem ao repto curatorial associado ao tema da exploração ilimitada da forma efetua-se de uma forma subtil, funcionando a peça como uma espécie de ferramenta em stand by carecendo da interação e exploração comprometidas por parte do(s) observador(es) para tornar completas a sua assimilação e compreensão.

Cortesia de Moradavaga
Cortesia de Moradavaga
Fachada
Fachada
Cortesia de Moradavaga
Cortesia de Moradavaga

É portanto nestas relações de forma/fundo (contexto), experiência/apropriação (fruição) que FOCUS pretende estabelecer o diálogo entre arte, arquitetura e cidade, convocando o lúdico como instrumento de envolvimento dos seus utilizadores numa perspectiva inclusiva dos mesmos enquanto agentes indispensáveis ao processo artístico promovido.

Cortesia de Moradavaga
Cortesia de Moradavaga
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Focus / Moradavaga" [Focus / Moradavaga] 02 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888103/focus-moradavaga> ISSN 0719-8906