Reforma e Expansão do Hospital San Juan de Dios / Ah Asociados

© Rubén P. Bescós

Reforma e Expansão do Hospital San Juan de Dios / Ah Asociados - Mais Imagens+ 28

  • Arquitetos: Ah Asociados; Ah Asociados
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  23178
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rubén P. Bescós
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aislatec, Astrawall Ibérica, Industrias Cirauqui, Montejo, Second Office Spain
  • Engenheiro Estrutural: Eduardo Ozcoidi Echarren
  • Instalações : ED Ingeniería, JG Ingeniería
  • Mestre De Obras : Jesús Armendáriz Recalde
  • Nova Construção: 23.178 m²
  • Reforma : 5.822 m²
  • Projeto Urbano: 11.050 m²
  • Arquitetos Responsáveis : Miguel A. Alonso del Val, Rufino J. Hernández Minguillón, Marcos Escartín Miguel, Mikel Zabalza Zamarbide
  • Equipe De Projeto: Daniel Aziplicueta, Sofía Cacchione, Luis Ayesa Navarrete, Susana Peña, Teresa Ojeda, Itziar Labiano, Eva Araujo, Mateo García, Abraham Piñate, Irantzu Ros, Elixabet Labairu, Lorena Borquez, Pablo Frontini, David Serna, Kathia Saldaña, Miriam Serrano
  • Cidade: Pamplona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Rubén P. Bescós
Diagramas

Descrição enviada pela equipe de projeto. A parte antiga do Hospital San Juan de Dios foi projetada por Victor Rusa em 1935 e finalizada em 1943. Originalmente, o projeto conhecido por seus traços modernos, consistia em um eixo principal e duas asas. Unidades de hospitalização foram colocadas na parte sul dessa estrutura, enquanto que na norte foi implantada a parte obstetrícia e a capela. O eixo leste oeste termina em um claustro com residências para frades e outras facilidades de serviços, envolvidos por jardins. O hospital foi implantado fora da área urbana de Pamplona, em um pico com vista para a cidade e para o Rio Arga. 

Fachadas
© Rubén P. Bescós

Com o passar dos anos o projeto original foi pouco a pouco se perdendo, principalmente por causa do crescimento dos trabalhos do hospital, mas também por causa do avanço da cidade e da mudança de hábito das pessoas. Um exemplo desse processo foi a substituição dos jardins por estacionamentos para suprir a necessidade de espaço para os automóveis. Além disso, a cidade se expandiu para o entorno do hospital, formando um bairro residencial de baixa densidade. 

© Rubén P. Bescós

Considerando este processo e o cenário atual, o projeto de expansão e reforma tem como objetivo recuperar os valores originais do antigo edifício. Primeiramente, recuperar os critérios da planta original permite uma harmonia entre o novo e o antigo. Dessa forma, é possível deslocar a relação entre edifício e tecido urbano para a frente de cada bloco, assim como era no projeto original. Além disso, a planta em forma de pente tem um impacto positivo na paisagem urbana do entorno, uma vez que o volume aparenta ser menor do que é de fato. Por causa do entorno residencial e de baixa densidade, este disfarce foi um ponto importante para o projeto. Por último, uma vez que a fachada do edifício fique livre de espaços de estacionamento, o hospital é visto como um grupo de pavilhões envoltos por áreas ajardinadas. 

© Rubén P. Bescós

Uma pesquisa feita a partir de imagens e fotografias históricas do edifício original revelou uma vontade em reforçar linhas horizontais e um uso expressivo de tijolos combinados com janelas emolduradas. Apesar dessas características terem sido perdidas com o passar do tempo, o projeto tenta recuperar essa linguagem. Os azulejos que haviam sido acrescentados em reformas anteriores foram retirados, alterando consideravelmente a imagem do edifício. Na extensão foi projetada folhas de alumínio perfuradas com dois padrões diferentes que compõe a fachada. A crueza desse acabamento é perceptível, assim como também é possível obter outros efeitos, como a horizontalidade presente no edifício projetado por Eusa. Além disso, o antigo edifício ganha expressividade ao ser colocado ao lado do novo, o que colabora para que o hospital não se sobreponha ao entorno residencial. 

© Rubén P. Bescós
Imaplantação
© Rubén P. Bescós
© Rubén P. Bescós

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calle Beloso Alto, 31006 Pamplona, Navarra, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reforma e Expansão do Hospital San Juan de Dios / Ah Asociados" [Refurbishment and Extension of San Juan de Dios Hospital / Ah Asociados] 27 Jan 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887639/reforma-e-expansao-do-hospital-san-juan-de-dios-ah-asociados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.