Academia das Ciências / DC.AD

Academia das Ciências / DC.AD - Mesa, Porta, Cadeira, JanelaAcademia das Ciências / DC.AD - CadeiraAcademia das Ciências / DC.AD - Porta, Janela, CadeiraAcademia das Ciências / DC.AD - CadeiraAcademia das Ciências / DC.AD - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: DC.AD; DC.AD
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  70
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Francisco Nogueira
  • Cliente: Daniel Silva
  • Equipe: João Pedro Cavaco
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Academia das Ciências / DC.AD - Mesa, Porta, Cadeira, Janela
© Francisco Nogueira

Descrição enviada pela equipe de projeto. Academia das Ciências é um projecto de reabilitação de um apartamento de 70m2 no centro histórico da cidade de Lisboa com a finalidade de rentabilização através de aluguer de curta duração. As solução proposta para a reabilitação do apartamento, parte de uma análise ao edificado existente com o objectivo de conservar e enaltecer as suas características construtivas, introduzindo em sintonia, as novas infra-estruturas de que carece, considerando o elevado estado de degradação do apartamento.

Academia das Ciências / DC.AD - Janela, Mesa, Cadeira
© Francisco Nogueira
Planta
Academia das Ciências / DC.AD - Mesa
© Francisco Nogueira

O primeiro ponto da intervenção foca-se na requalificação integral da estrutura existente, que é definida pelas paredes perimetrais do espaço e de uma parede transversal de travamento da estrutura. A proposta passa pela reabilitação desta estrutura através da consolidação das argamassas danificadas, mantendo porém como acabamento final a sua aparência texturada como vestígio do passado. Todos os vãos existentes foram repostos e re-dimensionados com desenho similar ao original, permitindo a homogeneidade da leitura dos alçados interiores e exteriores.

Academia das Ciências / DC.AD - Bancada, Cadeira
© Francisco Nogueira

Num segundo gesto, propõe-se a aplicação de um lambril de madeira, liso e pintado à cor branca, que contrasta com a rugosidade das paredes existentes. Este elemento segue a altura dos parapeitos das janelas e percorre todo o perímetro da casa, resolvendo tanto o remate do pavimento com a parede como as cabeceiras das camas, batentes de portas e até a construção de uma mesa de trabalho na sala. É proposta também uma nova adição que se situa estrategicamente no centro da casa e que funciona como um tampão entre as zonas privadas e as zonas sociais, contendo as infraestruturas funcionais da casa: uma cozinha e duas instalações sanitárias. A peça é composta por um volume mono-material que se destaca pelo seu acabamento colorido em contraste com as paredes existentes.

Academia das Ciências / DC.AD - Cadeira
© Francisco Nogueira

Este momento é ainda acentuado pela diferença de pé-direito no seu interior, marcando claramente a sensação de transição entre a sala e os quartos. Embora divida os quartos da sala, a colocação de quatro painéis pivotantes permite uma circulação fluída, a permeabilidade de luz entre os extremos Norte e Sul do apartamento e a utilização das instalações sanitárias de forma independente para ambos os espaços. O projecto prevê assim um gesto simples de requalificação do existente com a adição de um volume contemporâneo. Pretende-se fazer uma ligação coerente entre o edificado existente e as novas adições necessárias para a sua utilização, numa conjugação equilibrada entre passado e presente.

Perspectiva

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Academia das Ciências / DC.AD" 31 Jan 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887633/academia-das-ciencias-dd> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.