Casa do Vale / idsp arquitetos

Casa do Vale / idsp arquitetos - Mais Imagens+ 19

Vale das Laranjeiras, Brasil
  • Arquitetos: idsp arquitetos; idsp arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  733
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Manuel Sá
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Concrebase, Elevare, Geraldini Marmoraria, Madelasca
  • Engenharia: Omicro Engenharia
  • Paisagismo: Pé de Café Paisagismo
  • Autores: Raul Penteado Neto, Renata Boccia
  • Cidade: Vale das Laranjeiras
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Manuel Sá

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está situada em um dos primeiros loteamentos do bairro de Itaici, na cidade de Indaiatuba: o Vale das Laranjeiras. Formado e constituído por uma comunidade de origem portuguesa no começo dos anos 1980, carrega em suas ruas nomes de localidades e cidades desse país.

© Manuel Sá

O terreno, com 3.000m², tem uma suave declividade em direção aos lagos que existem no fundo do vale. O projeto procurou implantar a edificação de modo que ela estabelecesse relações com algumas construções vizinhas, mantendo uma lógica de inserção, altura e gabarito pré-existentes, privilegiando a privacidade dos utentes e criando percursos e surpresas desde o acesso até a contemplação livre e completa da paisagem. Os espaços foram distribuídos de acordo com a melhor orientação solar e dirigidos aos principais eixos visuais para a exuberante paisagem do vale. As áreas sociais e de serviço foram dispostas no pavimento térreo, no centro do terreno, integradas aos espaços de lazer, perfazendo a forma de um “L”. Em um platô 2m mais baixo, no fundo do terreno, foram dispostas uma quadra poliesportiva em concreto e um campo gramado para a prática do futebol, associados a degraus em granito que servem como arquibancadas. No pavimento superior, ficam situadas cinco suítes e um escritório;

© Manuel Sá
Planta - Térreo
© Manuel Sá

A paisagem, as pré-existências e a história da formação do loteamento foram as principais norteadoras da linguagem do projeto. No entanto, o projeto não tem intenção de se mimetizar, mas agregar um novo significado ao vale, chamando atenção para a natureza exuberante que ainda permanece no local. Buscou-se explorar aspectos lúdicos nas composições que alternam o concreto aparente e o reboco branco, cruzando a origem ibérica do loteamento com o legado da paisagem urbana do interior de São Paulo, onde a dicotomia estrutura-vedação é tão recorrente nos edifícios.

© Manuel Sá

Foi adotado o sistema construtivo em concreto armado, tradicional e comum na região, por seus custos mais acessíveis. Foram utilizados materiais locais, como o granito rosa, mármores e cristalitas nacionais nos balcões, lareiras e lavatórios. Piso cerâmico nas áreas sociais e de lazer e taco de madeira nas áreas íntimas.

© Manuel Sá

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa do Vale / idsp arquitetos" [House in the Valley / idsp arquitetos] 24 Jan 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887563/casa-do-vale-idsp-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.