O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Brasil
  5. idsp arquitetos
  6. 2017
  7. Casa do Vale / idsp arquitetos

Casa do Vale / idsp arquitetos

  • 05:00 - 24 Janeiro, 2018
Casa do Vale / idsp arquitetos
Casa do Vale / idsp arquitetos, © Manuel Sá
© Manuel Sá

© Manuel Sá © Manuel Sá © Manuel Sá © Manuel Sá + 24

  • Arquitetos

  • Localização

    Vale das Laranjeiras, Brasil
  • Autores

    Raul Penteado Neto, Renata Boccia
  • Área

    733.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

© Manuel Sá
© Manuel Sá

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está situada em um dos primeiros loteamentos do bairro de Itaici, na cidade de Indaiatuba: o Vale das Laranjeiras. Formado e constituído por uma comunidade de origem portuguesa no começo dos anos 1980, carrega em suas ruas nomes de localidades e cidades desse país.

© Manuel Sá
© Manuel Sá

O terreno, com 3.000m², tem uma suave declividade em direção aos lagos que existem no fundo do vale. O projeto procurou implantar a edificação de modo que ela estabelecesse relações com algumas construções vizinhas, mantendo uma lógica de inserção, altura e gabarito pré-existentes, privilegiando a privacidade dos utentes e criando percursos e surpresas desde o acesso até a contemplação livre e completa da paisagem. Os espaços foram distribuídos de acordo com a melhor orientação solar e dirigidos aos principais eixos visuais para a exuberante paisagem do vale. As áreas sociais e de serviço foram dispostas no pavimento térreo, no centro do terreno, integradas aos espaços de lazer, perfazendo a forma de um “L”. Em um platô 2m mais baixo, no fundo do terreno, foram dispostas uma quadra poliesportiva em concreto e um campo gramado para a prática do futebol, associados a degraus em granito que servem como arquibancadas. No pavimento superior, ficam situadas cinco suítes e um escritório;

© Manuel Sá
© Manuel Sá
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Manuel Sá
© Manuel Sá

A paisagem, as pré-existências e a história da formação do loteamento foram as principais norteadoras da linguagem do projeto. No entanto, o projeto não tem intenção de se mimetizar, mas agregar um novo significado ao vale, chamando atenção para a natureza exuberante que ainda permanece no local. Buscou-se explorar aspectos lúdicos nas composições que alternam o concreto aparente e o reboco branco, cruzando a origem ibérica do loteamento com o legado da paisagem urbana do interior de São Paulo, onde a dicotomia estrutura-vedação é tão recorrente nos edifícios.

© Manuel Sá
© Manuel Sá

Foi adotado o sistema construtivo em concreto armado, tradicional e comum na região, por seus custos mais acessíveis. Foram utilizados materiais locais, como o granito rosa, mármores e cristalitas nacionais nos balcões, lareiras e lavatórios. Piso cerâmico nas áreas sociais e de lazer e taco de madeira nas áreas íntimas.

© Manuel Sá
© Manuel Sá

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
idsp arquitetos
Escritório
Cita: "Casa do Vale / idsp arquitetos" [House in the Valley / idsp arquitetos] 24 Jan 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887563/casa-do-vale-idsp-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.