O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escolas
  4. Burkina Faso
  5. Kéré Architecture
  6. 2016
  7. Escola Secundária Lycee Schorge / Kéré Architecture

Escola Secundária Lycee Schorge / Kéré Architecture

  • 11:00 - 15 Janeiro, 2018
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Escola Secundária Lycee Schorge / Kéré Architecture
Escola Secundária Lycee Schorge / Kéré Architecture , © Iwan Baan
© Iwan Baan

© Iwan Baan © Iwan Baan © Iwan Baan © Iwan Baan + 40

© Iwan Baan
© Iwan Baan

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na terceira maior cidade de Burkina Faso, a Escola Secundária Lycee Schorge estabelecerá novos padrões de qualidade de ensino na região, além de servir como um modelo inspirador para futuros projetos sociais sustentáveis, utilizando materiais locais de forma inovadora.

© Iwan Baan
© Iwan Baan

O projeto é composto por nove módulos que acomodam uma série de salas de aula e espaços administrativos. Um dos módulos ainda abriga uma clínica odontológica para atender aos alunos e a comunidade local.

© Iwan Baan
© Iwan Baan

As paredes foram construídas com laterita, uma espécie de rocha extraída do solo, podendo ser facilmente cortada e moldada em tijolos. Quando extraído e exposto ao tempo, este material torna-se rígido. Devido a sua grande massa térmica, é ideal para a construção em regiões de clima tropical. Este sistema construtivo foi utilizado em conjunto com torres de ventilação  de concreto e uma cobertura metálica leve em camadas sobrepostas, reduzindo exponencialmente a temperatura nos espaços interiores.

Axonométrica
Axonométrica

A enorme cobertura ondulada é um dos principais elementos de ventilação e iluminação natural do edifício. Os componentes de gesso e concreto estão ligeiramente deslocados uns dos outros, permitindo que o edifício respire, renovando o ar constantemente. O forro de cores claras serve para a difusão da luz natural indireta, proporcionando ambientes amplamente iluminados durante o dia, sem expor os espaços internos à incidência direta dos raios solares.

© Iwan Baan
© Iwan Baan
Planta - térreo
Planta - térreo
© Iwan Baan
© Iwan Baan

Um sistema de telas de madeira envolve as salas de aula como uma espécie de tecido transparente. Esta segunda fachada foi feita a partir de uma madeira local que cresce muito rapidamente e permite sombrear diretamente os espaços de circulação ao redor das salas. Estes elementos protegem as salas de aula da poeira e ventos fortes, além de proporcionar uma série de espaços de encontro para os alunos enquanto esperam para participar de suas aulas.

Axonométrica da sala de aula
Axonométrica da sala de aula

A fim de maximizar o aproveitamento do material transportado para o terreno, o mobiliário das salas de aula foi construído a partir de uma combinação entre madeiras locais e sobras dos materiais da construção principal, como elementos menores da estrutura da cobertura. Desta maneira foi possível reduzir o desperdício na construção e minimizar custos adicionais com mobiliário.

© Iwan Baan
© Iwan Baan

Implantados como uma espécie de "aldeia", os módulos do edifício configuram um amplo pátio público central. Esta organização não só proporciona uma maior privacidade aos espaços internos do edifício, mas também ajuda a proteger o pátio das intempéries como o vento e o pó. Concebido como um anfiteatro, o pátio central proporciona um espaço para encontros informais, além de reuniões formais e eventos variados para a comunidade.

© Iwan Baan
© Iwan Baan

Um dos principais objetivos do projeto é inspirar os alunos, professores e a comunidade local. A arquitetura não deve ser apenas uma construção na paisagem, ela também possui um papel didático sobre como podemos nos apropriar dos materiais locais de forma criativa, e através do trabalho coletivo, transformá-los em algo significativo e duradouro.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Kéré Architecture
Escritório
Cita: "Escola Secundária Lycee Schorge / Kéré Architecture " [Lycee Schorge Secondary School / Kéré Architecture ] 15 Jan 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886981/escola-secundaria-lycee-schorge-kere-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.