O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Renovação
  4. China
  5. RoarcRenew
  6. 2016
  7. Mandela / RoarcRenew

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Mandela / RoarcRenew

  • 17:00 - 16 Janeiro, 2018
  • Traduzido por Giovana Martino
Mandela / RoarcRenew
© Oscar Lok
© Oscar Lok

© Oscar Lok © Oscar Lok © Oscar Lok © Oscar Lok + 11

  • Arquitetos

  • Localização

    Zhi Zao Ju Lu, Huangpu Qu, Shanghai Shi, China
  • Arquiteto Responsável

    Zhenqi Bai
  • Equipe de Projeto

    Leqian Xue, Huiyang Peng
  • Cliente

    MixPace Coworking
  • Área

    4500.0 m2
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

© Oscar Lok
© Oscar Lok

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício do projeto Mandela é um antigo armazém em estrutura de concreto e tijolo que foi primeiramente renovado na década de 1980. Anos depois, em 2014, o edifício foi novamente reformado e sua estrutura foi reforçada por elementos metálicos. As paredes originais de concreto e tijolo e sua textura desigual foram bastante preservadas e cobertas por painéis de vidro, criando uma sobreposição de texturas interessante no ambiente. A escada central, elemento fundamental para interação emocional e funcional, se tornou o elemento mais importantes do espaço. 

© Oscar Lok
© Oscar Lok

O espaço interno do edifício de 4 pavimentos tem 40 metros de comprimento e 29 metros de largura. Uma saída de incêndio no leste, uma no oeste e um elevador conformam o fluxo vertical. Considerando o ângulo da altitude solar de Shanghai, nós concluímos que não há insolação direta em um espaço maior do que 7.5 metros do eixo central na parte norte e na parte sul, além de que a média de tempo de insolação nessas áreas é menor que 0.1 hora. Tendo em vista essa situação, escolhemos implantar uma abertura zenital com diâmetro de 3.60 metros, passando por todos os pavimentos, buscando iluminar as áreas que o sol não conseguia atingir anteriormente. Ao mesmo tempo, a escada central apoia o shaft de iluminação e organiza o interior em três seções: leste, central e oeste. As partes leste e oeste são majoritariamente utilizadas como espaço de trabalho, enquanto que a parte central é utilizada para a circulação de pessoas. 

Axonométrica
Axonométrica

A principal abordagem deste projeto foi o respeito pela história. Ao invés de ser posto abaixo, os edifícios devem ser constantemente adaptados e renovados, utilizando novos métodos e tecnologias, trazendo-os para o o contexto atual. Dessa forma, no projeto Mandela, a parede de concreto descascada pelo tempo foi totalmente preservada atrás de vidros laminados de 12mm instalados a 20cm das paredes. Esses vidros também receberam textos informativos documentando a história do edifício.  

© Oscar Lok
© Oscar Lok

A cor preta foi escolhida para o ambiente de trabalho, acompanhada de lâmpadas com 3700k  de temperatura de cor, o que garante um espaço tranquilo para trabalhar. Nos escritórios privados, paredes brancas e limpas, luzes com faixas pretas e assentos de madeira seringueira garantem um espaço propício para criar.  

© Oscar Lok
© Oscar Lok

A combinação entre luz e sombra, paredes preservadas, vidros limpos e itens antigos somados à uma metodologia expográfica para a iluminação, mostram a busca por qualidade espacial dos arquitetos.

© Oscar Lok
© Oscar Lok

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
RoarcRenew
Escritório
Cita: "Mandela / RoarcRenew" [Mandela / RoarcRenew] 16 Jan 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886944/mandela-roarcrenew> ISSN 0719-8906