O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. África do Sul
  5. Malan Vorster Architecture Interior Design
  6. 2016
  7. Casa Clifton / Malan Vorster Architecture Interior Design

Casa Clifton / Malan Vorster Architecture Interior Design

  • 21:00 - 15 Janeiro, 2018
  • Traduzido por Lis Moreira Cavalcante
Casa Clifton / Malan Vorster Architecture Interior Design
Casa Clifton / Malan Vorster Architecture Interior Design, © Adam Letch
© Adam Letch

© Adam Letch © Adam Letch © Adam Letch © Adam Letch + 36

  • Engenharia Estrutural

    Design Tech Structural Engineers
  • Levantamento Quantitativo

    Shevel & Simpson Quantity Surveyors
  • Engenharia Mecânica

    Jo Lubbe Mechanical Engineers
  • Paisagismo

    Mary Maurel Gardens
  • Construção Geral

    Berrisford Construction
  • Especialista - Marcenaria

    Versfeld Custom Furniture
  • Especialista - Aço

    Link Engineering
  • Mais informações Menos informações
© Adam Letch
© Adam Letch

Descrição enviada pela equipe de projeto. O subúrbio de Clifton, na Costa Atlântica da Cidade do Cabo, apresenta um alto tráfego de pedestres devido à sua beleza cênica, sendo muitos dos moradores e turistas interessados por corrida e caminhada. Foi intenção do projeto levar em consideração este fato - em um bairro caracterizado por muros altos e brancos que determinam limites e grandes volumes construídos.

© Adam Letch
© Adam Letch

A casa é visualmente acessível da rua, ao invés de se esconder por trás de paredes e portões. A partir de um diálogo com as calçadas e com as alturas das casas existentes, ela pretende contribuir para a paisagem da rua -  uma atenção especial foi dada ao paisagismo no nível da calçada. A casa ocupa uma posição no lado da encosta entre casas mais abaixo à esquerda (ao norte), e propriedades situadas mais à direita (sul).

© Adam Letch
© Adam Letch

Muros de gabião foram usados para elevar os espaços de estar, tirar a atenção de uma grande garagem e esconder instalações. Elevar uma edificação acima do nível da estrada é essencial para maximizar seu acesso visual, mas pode levar à construção de um volume grande demais. O projeto visa, portanto, diminuir o volume construído por meio de volumes menores e marcando elementos estruturais mais finos, como as lajes, criando assim um empilhamento orgânico dos componentes da construção. Nos muros de gabião da garagem foram plantadas vegetações para crescerem com o tempo e, assim, suavizar a paisagem das ruas para os transeuntes. O apartamento de hóspedes no primeiro andar tem amplas vistas sobre a estrada, e ao além, também para o mar; a privacidade é alcançada por meio de uma parede de madeira de cedro.

Corte
Corte

Os dois níveis inferiores da casa (garagem e apartamento de hóspedes) se relacionam mais com a encosta, enquanto os dois níveis superiores, que abrigam a residência principal, tornam-se objetos em forma de rochas encrustadas na encosta. A residência principal é dividida em três blocos (as "rochas"), conectados por meio de um espaço de átrio de pé-direito duplo e de fluxo livre, contendo também a circulação vertical (escada e elevador). Duas extremidades da casa são como caixas fechadas de vidro e madeira de cedro, abrigando banheiros que ficam iluminados por dentro, como lanternas à noite.Esses elementos são destacados por estarem em balanço sobre o espaço vazio abaixo.

© Adam Letch
© Adam Letch

Espaços de estar indoor-outdoor se espalham por um confortável pátio protegido e com um projeto paisagístico, que permite a máxima exposição ao norte, ao invés de responder apenas às vistas em direção ao mar. Da mesma forma, a cozinha tem uma conexão direta com o jardim de vegetais e ervas a partir de um caminho de pedras sobre um espelho d'água, que apresenta também uma fonte vertical. O átrio se abre para o espelho d'água por meio de uma grande janela guilhotina operável mecanicamente, que aumenta bastante o arrefecimento natural no verão.

Planta - 2º Pavimento
Planta - 2º Pavimento

Os avanços do telhado e as especificações dos vidros foram cuidadosamente considerados, a fim de minimizar o ganho de calor solar indesejado. A exposição oeste é controlada com telas externas e automáticas sobre as fachadas de vidro, enquanto o consumo de energia é minimizado por meio de painéis fotovoltaicos e solares, ambos ligados a um sistema centralizado para aquecimento doméstico de água, piso e piscina.

© Adam Letch
© Adam Letch

A seleção de materiais como o concreto texturizado, pedras da região, madeira de cedro não tratada, placas rústicas de carvalho, pisos de terrazzo e aço corten expressarão a passagem do tempo, com a mudança gradual da cor e textura natural de cada um.

© Adam Letch
© Adam Letch

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Malan Vorster Architecture Interior Design
Escritório
Cita: "Casa Clifton / Malan Vorster Architecture Interior Design" [Clifton House / Malan Vorster Architecture Interior Design] 15 Jan 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886889/casa-clifton-malan-vorster-architecture-interior-design> ISSN 0719-8906