O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. África do Sul
  5. Malan Vorster Architecture Interior Design
  6. 2016
  7. Casa Clifton / Malan Vorster Architecture Interior Design

Casa Clifton / Malan Vorster Architecture Interior Design

  • 21:00 - 15 Janeiro, 2018
  • Traduzido por Lis Moreira Cavalcante
Casa Clifton / Malan Vorster Architecture Interior Design
Casa Clifton / Malan Vorster Architecture Interior Design, © Adam Letch
© Adam Letch

© Adam Letch © Adam Letch © Adam Letch © Adam Letch + 36

  • Engenharia Estrutural

    Design Tech Structural Engineers
  • Levantamento Quantitativo

    Shevel & Simpson Quantity Surveyors
  • Engenharia Mecânica

    Jo Lubbe Mechanical Engineers
  • Paisagismo

    Mary Maurel Gardens
  • Construção Geral

    Berrisford Construction
  • Especialista - Marcenaria

    Versfeld Custom Furniture
  • Especialista - Aço

    Link Engineering
  • Mais informações Menos informações
© Adam Letch
© Adam Letch

Descrição enviada pela equipe de projeto. O subúrbio de Clifton, na Costa Atlântica da Cidade do Cabo, apresenta um alto tráfego de pedestres devido à sua beleza cênica, sendo muitos dos moradores e turistas interessados por corrida e caminhada. Foi intenção do projeto levar em consideração este fato - em um bairro caracterizado por muros altos e brancos que determinam limites e grandes volumes construídos.

© Adam Letch
© Adam Letch

A casa é visualmente acessível da rua, ao invés de se esconder por trás de paredes e portões. A partir de um diálogo com as calçadas e com as alturas das casas existentes, ela pretende contribuir para a paisagem da rua -  uma atenção especial foi dada ao paisagismo no nível da calçada. A casa ocupa uma posição no lado da encosta entre casas mais abaixo à esquerda (ao norte), e propriedades situadas mais à direita (sul).

© Adam Letch
© Adam Letch

Muros de gabião foram usados para elevar os espaços de estar, tirar a atenção de uma grande garagem e esconder instalações. Elevar uma edificação acima do nível da estrada é essencial para maximizar seu acesso visual, mas pode levar à construção de um volume grande demais. O projeto visa, portanto, diminuir o volume construído por meio de volumes menores e marcando elementos estruturais mais finos, como as lajes, criando assim um empilhamento orgânico dos componentes da construção. Nos muros de gabião da garagem foram plantadas vegetações para crescerem com o tempo e, assim, suavizar a paisagem das ruas para os transeuntes. O apartamento de hóspedes no primeiro andar tem amplas vistas sobre a estrada, e ao além, também para o mar; a privacidade é alcançada por meio de uma parede de madeira de cedro.

Corte
Corte

Os dois níveis inferiores da casa (garagem e apartamento de hóspedes) se relacionam mais com a encosta, enquanto os dois níveis superiores, que abrigam a residência principal, tornam-se objetos em forma de rochas encrustadas na encosta. A residência principal é dividida em três blocos (as "rochas"), conectados por meio de um espaço de átrio de pé-direito duplo e de fluxo livre, contendo também a circulação vertical (escada e elevador). Duas extremidades da casa são como caixas fechadas de vidro e madeira de cedro, abrigando banheiros que ficam iluminados por dentro, como lanternas à noite.Esses elementos são destacados por estarem em balanço sobre o espaço vazio abaixo.

© Adam Letch
© Adam Letch

Espaços de estar indoor-outdoor se espalham por um confortável pátio protegido e com um projeto paisagístico, que permite a máxima exposição ao norte, ao invés de responder apenas às vistas em direção ao mar. Da mesma forma, a cozinha tem uma conexão direta com o jardim de vegetais e ervas a partir de um caminho de pedras sobre um espelho d'água, que apresenta também uma fonte vertical. O átrio se abre para o espelho d'água por meio de uma grande janela guilhotina operável mecanicamente, que aumenta bastante o arrefecimento natural no verão.

Planta - 2º Pavimento
Planta - 2º Pavimento

Os avanços do telhado e as especificações dos vidros foram cuidadosamente considerados, a fim de minimizar o ganho de calor solar indesejado. A exposição oeste é controlada com telas externas e automáticas sobre as fachadas de vidro, enquanto o consumo de energia é minimizado por meio de painéis fotovoltaicos e solares, ambos ligados a um sistema centralizado para aquecimento doméstico de água, piso e piscina.

© Adam Letch
© Adam Letch

A seleção de materiais como o concreto texturizado, pedras da região, madeira de cedro não tratada, placas rústicas de carvalho, pisos de terrazzo e aço corten expressarão a passagem do tempo, com a mudança gradual da cor e textura natural de cada um.

© Adam Letch
© Adam Letch

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa Clifton / Malan Vorster Architecture Interior Design" [Clifton House / Malan Vorster Architecture Interior Design] 15 Jan 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886889/casa-clifton-malan-vorster-architecture-interior-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.