RE / Camarim Arquitectos

RE / Camarim Arquitectos - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: Camarim Arquitectos; Camarim Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nelson Garrido
  • Colaboradores: Sebastien Alfaiate, Joana Ramos
  • Autor: Vasco Correia, Patrícia Sousa
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© Nelson Garrido

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é a nossa primeira intervenção sobre um edifício Português Suave - o estilo arquitetônico distintivo do Estado Novo. Neste caso, uma casa construída nos anos 40 e que devia ser atualizada para acomodar uma família do nosso tempo. A casa estava praticamente intacta e, se é certo que a sua linguagem revela uma ideologia política e um conjunto de aspirações que são hoje consensualmente condenados, não é menos verdade que está muito bem construída, fruto de um desenho eficaz e de um emprego hábil dos recursos disponíveis.

© Nelson Garrido

Uma distância temporal e emocional ao contexto em que a casa surgiu permitiu-nos olhar para ela sem um sentido de retaliação ou glorificação, mas antes como matéria pronta a usar, na medida individual do desejo e da necessidade. A composição espacial da casa e a sua linguagem - uma etnografia fabricada - são aceites como tal. As novas paredes, janelas, portas e armários, são reconhecivelmente novas mas não estabelecem uma relação dialética com os elementos originais: antes uma coexistência pacífica e silenciosa.

Croqui 1
© Nelson Garrido
Croqui 2
© Nelson Garrido

No piso térreo, uma sucessão de pequenos espaços mono-funcionais em torno do átrio de entrada - escritório, sala de estar, sala de jantar e cozinha - são unidos num único espaço pluri-funcional atravessado por luz natural e vistas do jardim. Nos pisos superiores, os espaços íntimos sofrem pequenas alterações para alcançarem a mesma dignidade espacial e material dos espaços sociais em baixo. Dentre estes espaços a mudança mais substancial ocorreu no sótão, onde o quarto das criadas passou a quarto principal, disposto em torno de um grande lanternim que alberga espaços de banho. Já tínhamos explorado a ideia de um espaço como dispositivo sensível para captar a luz e a passagem do tempo no DG I, se bem que aqui a luz surge mais autônoma e absoluta.

© Nelson Garrido

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "RE / Camarim Arquitectos" [RE / Camarim Arquitectos] 08 Jan 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886508/re-camarim-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.