Centro Comercial CityLife / Zaha Hadid Architects

Centro Comercial CityLife / Zaha Hadid Architects - Mais Imagens+ 9

  • Arquitetos: Zaha Hadid Architects; Zaha Hadid Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  32000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hufton+Crow
  • Zha Projetista Associado: Paolo Zilli
  • Zha Arquiteto Projetista: Andrea Balducci Caste
  • Zha Equipe De Supervisão Da Obra: Andrea Balducci Caste, Pierandrea Angius, Vincenzo Barilari, Stefano Paiocchi
  • Zha Equipe De Projeto: Goswin Rothenthal, Carles S. Martinez, Gianluca Barone, Giuseppe Morando, Letizia Simoni, Arianna Russo, Annarita Papeschi, Fulvio Wirz, Marco Amoroso, Mario Mattia, Roberto Vangeli, Luciano Letteriello, Marco Guardincerri, Marina Martinez, Alvin Triestanto, Subharthi Guha, Massimo Napoleoni, Massimiliano Piccinini, Kyle Dunnington, Luis Miguel Samanez, Santiago F. Achury, Martha Read, Peter McCarthy, Line Rahbek, Matteo Pierotti, Raquel Ordas, Alexandra Fisher, Sara Criscenti, Mattia Santi, Shahd Abdelmoneim, Cristina Capanna, Alessandra Catello, Agata Banaszek
  • Zha Equipe Do Concurso: Simon Kim, Yael Brosilovski, Adriano De Gioannis, Graham Modlen, Karim Muallem, Daniel Li, Yang Jingwen, Tiago Correia, Ana Cajiao, Daniel Baerlecken, Judith Reitz
  • Consultor De Gerenciamento: J and A/Ramboll
  • Consultor Estrutural: AKT (SD), Redesco (DD-Construção de base e torre), Holzner and Bertagnolli + Cap (subsolo)
  • Consultor De Instalações: Max Fordham + Manens-TIFS
  • Consultor De Especificações : Building Consulting
  • Consultor De Fachada: ARUP
  • Consultor De Elevadores: Jappsen Ingenieure
  • Consultor De Combate à Incêndio: Mistretta
  • Equipe De Projeto: Zaha Hadid, Patrik Schumacher
  • Diretor De Projeto: Gianluca Racana
  • Cidade: Milão
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
© Hufton+Crow

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado acima da estação de metrô Tre Torri, na linha M5 da rede metroviária de Milão, o Centro Comercial CityLife é composto por um parque público com praças internas e externas, refeitórios, restaurantes, cafés, lojas e um cinema, abrigando ainda instituições de saúde e bem estar do município.

Prevê-se que o novo centro comercial de 32 mil metros quadrados receba aproximadamente sete milhões de visitantes todos os anos, assim que a construção do CityLife seja concluída em 2020. Este será um dos maiores projetos de renovação urbana da Europa e inclui mais de 1.000 novas unidades habitacionais, escritórios com cerca de 10.000 postos de trabalho, um novo parque de 16 hectares, além de várias praças e um jardim de infância.

© Hufton+Crow

Definido pelos três eixos viários da cidade que convergem no centro do CityLife, o projeto do centro comercial é uma continuidade formal da geometria da Torre de 44 pavimentos que será ocupada agora em 2018 pelos mais de 3.000 funcionários da empresa de seguros Assicurazioni Generali, com sede em Milão.

Sua geometria se define a partir do tecido urbano na qual está inserida, que vai se rotacionando à medida que a torre se desenvolve em altura, orientando sua parte superior voltada para o Duomo, a famosa catedral de Milão localizada no centro da cidade.

© Hufton+Crow

Pisos, forros  e pilares revestidos de bambu acolhem os visitantes no interior do centro comercial. O bambu laminado colado é um material de extrema durabilidade, com ampla disponibilidade no mercado além de ser produzido a partir de fontes sustentáveis.

© Hufton+Crow

A materialidade austera do piso e dos pilares de bambu encontra com o forro vazado no capitel de cada coluna, expressando a diversidade do material em diferentes superfícies. Os dois balcões esculturais de bambu que dão suporte ao café, seguem esta mesma linguagem de projeto fluida e contínua.

© Hufton+Crow

Aa peças laminadas de bambu foram coladas sob alta pressão e posteriormente  esculpidos por uma CNC de 5 eixos. Todo o acabamento foi feito à mão para criar cada um dos elementos que compõe o espaço interior do centro comercial.

© Hufton+Crow

A renovação do CityLife com mais de 36 hectares reconecta o antigo centro de exposições de Milão com a cidade, possibilitando o uso e a apropriação da população durante o ano todo. Desta maneira, este novo parque público será integrado com a mais ampla área pedonal da cidade, criando o maior espaço público integrado que a cidade já viu nos últimos 120 anos.

Cortes

Os edifícios projetados para o CityLife, foram concebidos de forma bastante eficiente, reduzindo o consumo de energia e minimizando as emissões de gás carbônico. O projeto recebeu a certificação LEED Gold do US Green Building Council (USGBC).

© Hufton+Crow

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Milão, região metropolitana de Milão, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Comercial CityLife / Zaha Hadid Architects" [CityLife Shopping District / Zaha Hadid Architects] 05 Jan 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886391/centro-comercial-citylife-zaha-hadid-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.