Pavilhão Serralves / FAHR 021.3

Pavilhão Serralves / FAHR 021.3 - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: FAHR 021.3; FAHR 021.3
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  25
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Campos
  • Curadoria: Jochen Volz, João Ribas
  • Produçao: OTTIMA ARTWORKS
  • Promotor: Fundação de Serralves
  • Engenharia: NCREP
  • Autores: Hugo Reis, Filipa Frois Almeida, Catarina Azevedo, Sérgio Marafona
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© José Campos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O pavilhão exibe a vídeo instalação dos artistas Bárbara Wagner e Benjamin de Burca no contexto da "Incerteza Viva: uma exposição a partir da 32ª Bienal de São Paulo” no Museu de Arte Contemporânea e no Parque de Serralves, no Porto. 

© José Campos

O Briefing inicialmente apresentado não era claro relativo ao local e obra artística que iria albergar e, por este motivo, as premissas pavilhão assentam desenvolver um objeto arquitectónico que explora a ambiguidade entre o trabalho apresentado, da sua envolvente.

Com o intuito de respeitar o espaço do Parque e de criar um objeto leve, desenvolvemos uma peça que pousa em apenas dois pontos no solo e que se destaca como um objecto arquitectónico, criando um momento diferente. Neste exercício arquitectónico explora-se uma relação subtil de respeito com o meio envolvente, a topografia, a vegetação e os percursos.

© José Campos

É com alguma simplicidade que o pavilhão reage a estes elementos envolventes. Quisemos assumir a proposta como se de um objecto se tratasse, um objecto que não focasse nos preceitos de um normal pavilhão. Assim, e tendo em conta a necessidade de expor uma obra em formato de projeção, a forma segue um principio da abertura de luz de uma projeção ou até de uma ampulheta, e num só gesto, ser capaz de filtrar e jogar com a luz e criar uma relação de equilíbrio entre dois contextos, o parque de Serralves e a obra exposta.

Fachada

Ao olharmos para o corpo do pavilhão denota-se um aperto em curva na zona central, que nos garante um controlo da luz natural sem barreiras físicas e por seu resultado, também, um afastamento vertical do solo parque, revelando leveza e incitando ao instinto da curiosidade pelo desconhecido, do que possa estar para além do buraco, uma passagem quase “angustiante” perante o objeto até se atingir o outro lado e dar espaço à projeção da obra artística.

© José Campos
Diagrama
© José Campos

A luz, o percurso, a curiosidade e a procura pela descoberta são então trabalhados num só gesto, resultando numa peça que não se sobrepõe ao Parque de Serralves e à obra de arte mas, pelo contrário, os enaltece. Um conector entre duas realidades no espaço e no tempo. Em paralelo, é um objecto estranho que foge à linguagem comum da “caixa” e também por isso, desperta a curiosidade do observador desafiando os limites entre a pessoa e a obra de arte, tornando-os meras nuances.

© José Campos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão Serralves / FAHR 021.3" [Serralves Pavilion / FAHR 021.3] 21 Jan 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886088/pavilhao-serralves-fahr-02> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.