O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Pavilhão
  4. Portugal
  5. FAHR 021.3
  6. 2017
  7. Pavilhão Serralves / FAHR 021.3

Pavilhão Serralves / FAHR 021.3

  • 09:00 - 21 Janeiro, 2018
Pavilhão Serralves / FAHR 021.3
Pavilhão Serralves / FAHR 021.3, © José Campos
© José Campos

© José Campos © José Campos © José Campos © José Campos + 25

  • Arquitetos

  • Localização

    Porto, Portugal
  • Autores

    Hugo Reis, Filipa Frois Almeida, Catarina Azevedo, Sérgio Marafona
  • Área

    25.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

© José Campos
© José Campos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O pavilhão exibe a vídeo instalação dos artistas Bárbara Wagner e Benjamin de Burca no contexto da "Incerteza Viva: uma exposição a partir da 32ª Bienal de São Paulo” no Museu de Arte Contemporânea e no Parque de Serralves, no Porto. 

© José Campos
© José Campos

O Briefing inicialmente apresentado não era claro relativo ao local e obra artística que iria albergar e, por este motivo, as premissas pavilhão assentam desenvolver um objeto arquitectónico que explora a ambiguidade entre o trabalho apresentado, da sua envolvente.

Com o intuito de respeitar o espaço do Parque e de criar um objeto leve, desenvolvemos uma peça que pousa em apenas dois pontos no solo e que se destaca como um objecto arquitectónico, criando um momento diferente. Neste exercício arquitectónico explora-se uma relação subtil de respeito com o meio envolvente, a topografia, a vegetação e os percursos.

© José Campos
© José Campos

É com alguma simplicidade que o pavilhão reage a estes elementos envolventes. Quisemos assumir a proposta como se de um objecto se tratasse, um objecto que não focasse nos preceitos de um normal pavilhão. Assim, e tendo em conta a necessidade de expor uma obra em formato de projeção, a forma segue um principio da abertura de luz de uma projeção ou até de uma ampulheta, e num só gesto, ser capaz de filtrar e jogar com a luz e criar uma relação de equilíbrio entre dois contextos, o parque de Serralves e a obra exposta.

Fachada
Fachada

Ao olharmos para o corpo do pavilhão denota-se um aperto em curva na zona central, que nos garante um controlo da luz natural sem barreiras físicas e por seu resultado, também, um afastamento vertical do solo parque, revelando leveza e incitando ao instinto da curiosidade pelo desconhecido, do que possa estar para além do buraco, uma passagem quase “angustiante” perante o objeto até se atingir o outro lado e dar espaço à projeção da obra artística.

© José Campos
© José Campos
Diagrama
Diagrama
© José Campos
© José Campos

A luz, o percurso, a curiosidade e a procura pela descoberta são então trabalhados num só gesto, resultando numa peça que não se sobrepõe ao Parque de Serralves e à obra de arte mas, pelo contrário, os enaltece. Um conector entre duas realidades no espaço e no tempo. Em paralelo, é um objecto estranho que foge à linguagem comum da “caixa” e também por isso, desperta a curiosidade do observador desafiando os limites entre a pessoa e a obra de arte, tornando-os meras nuances.

© José Campos
© José Campos

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
FAHR 021.3
Escritório
Cita: "Pavilhão Serralves / FAHR 021.3" [Serralves Pavilion / FAHR 021.3] 21 Jan 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886088/pavilhao-serralves-fahr-02> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.