Casa Elwood / SJB

Casa Elwood / SJB

© Peter Clarke© Aaron Puls© Peter Clarke© Peter Clarke+ 10

Elwood, Austrália
  • Arquitetos: SJB
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo Fotografias:  Peter Clarke, Aaron Puls
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Custom Stained Timber, Dura Floor, Fastmount®, G-LUX
  • Arquiteto Paisagista:Jack Merlo
  • Construtora :Krongold
  • Texto :Holly Shorland
  • Arquiteto Responsável:Michael Bialek
  • Arquitetura De Interiores :Ljiljana Gazevic
  • Cidade:Elwood
Mais informaçõesMenos informações
© Aaron Puls
© Aaron Puls

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com os pedidos deste projeto incluindo uma estética específica, sua composição se destaca no bairro residencial onde está implantado. Localizada no subúrbio de Melbourne, a casa é constituída por um volume  escultural que tem o piso superior revestido de lâminas de alumínio. Durante o dia esse revestimento dá a sensação de um corpo texturizado e patinado sob o vidro. Já durante a noite, quando iluminado de dentro, o piso superior se torna uma lanterna enquanto o térreo se apaga, dando a impressão de um único volume flutuando na noite. 

© Peter Clarke
© Peter Clarke

Em um terreno excepcionalmente estreito, a solução foi construir até o limite, fazendo do projeto o mais largo possível, sem criar corredores entre as casas vizinhas. 

Limitados por três paredes de vidro, dois dos quatro pátios existentes funcionam como uma continuação das áreas de estar, sendo o maior pátio localizado nos fundos do terreno. De um lado, uma longa piscina segue o perímetro do lote, enquanto do lado oposto uma abertura zenital segue da casa até a garagem como uma longa estrutura única. 

© Peter Clarke
© Peter Clarke

No centro da casa, o pátio interno, composto por uma sala enterrada e uma lareira, é envolto por três planos de vidro: "Os espaços são esculpidos de forma a otimizar o volume geral e permitir iluminação e ventilação natural" discorre Michael Bialek, diretor do SJB Architects. Com uma continuidade visual, o piso respeita o mesmo nível, dentro e fora, antes de abrir espaço para uma série de degraus até o pátio central. Projetado como um lounge com almofadas, essa área é valorizada por sua materialidade, o concreto polido. 

Planta - Térreo
Planta - Térreo
Planta - 1º Pavimento
Planta - 1º Pavimento

O piso superior da continuidade a essa estética a partir dos dormitórios e suítes. Ao fim da escada foi projetado um móvel sob medida de carvalho americano, que ao mesmo tempo que funciona como guarda corpo, é também uma sapateira, e se estende para dentro dos quartos como uma mesa. O quarto, entretanto, é limitado por uma porta de correr que intercepta a mesa. Na fachada, janelas camarão com veneziana protegem a casa do sol do oeste ao mesmo tempo que garantem a privacidade da casa e dos vizinhos. 

© Peter Clarke
© Peter Clarke

Mesmo com sua estética única e sua variedade de funcionalidade, a casa se destaca pela experiência espacial que revela. Com sua chegada resguardada, a casa é bastante íntima até ser percorrida e aos poucos revelada. 

© Peter Clarke
© Peter Clarke

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Elwood / SJB" [Elwood Residence / SJB] 09 Jan 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885946/casa-elwood-sjb> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.