O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Espanha
  5. Javier Larraz Andía
  6. 2017
  7. Casa JR em Pamplona / Javier Larraz Andía + Ignacio Olite Lumbreras

Casa JR em Pamplona / Javier Larraz Andía + Ignacio Olite Lumbreras

Casa JR em Pamplona / Javier Larraz Andía + Ignacio Olite Lumbreras
Casa JR em Pamplona / Javier Larraz Andía + Ignacio Olite Lumbreras, © Pedro Pegenaute
© Pedro Pegenaute

© Pedro Pegenaute © Pedro Pegenaute © Pedro Pegenaute © Pedro Pegenaute + 16

  • Arquitetos

    Ignacio Olite Lumbreras, Javier Larraz Andía
  • Localização

    Pamplona, Navarra, Espanha
  • Colaboradores

    Juan Miguel García, Ignacio Asurmendi, Ignacio Paniagua, Javier Ugarte
  • Empreiteira

    Construcciones Mateo, S.L.
  • Área

    234.0 m2
  • Ano do Projeto

    2017
  • Fotografias

© Pedro Pegenaute
© Pedro Pegenaute

Os vidros são névoa

A residência reformada localiza-se em um edifício dos anos 70. Sua distribuição original, fragmentada e hierarquizada, constituía uma complexa acumulação de cômodos desproporcionais dentro de um imóvel cuja empena deixava grandes espaços em penumbra. O acesso a suas privilegiadas vistas que se alargam a partir do limite oeste, sobre a pequena cidade de Pamplona, era direito exclusivo de um dormitório.

Diagramas
Diagramas

A realidade da cidade e sua presença convidam a casa. A importância da paisagem urbana deste lugar sugeria a ideia de estender o privilégio ao restante da casa, de construir um espaço versátil, o mais profundo e luminoso possível. Para isso, o limite dos espaços privados foi "empurrado" até onde a luz do pátio da quadra do lote se mostrasse evidente. Trata-se de um limite grosseiro construído por meio de containers que se dispõem em sentido longitudinal, respeitando a continuidade do espaço comum e abrindo a residência para a luz, a paisagem e o céu da cidade.

© Pedro Pegenaute
© Pedro Pegenaute

O resultado é a organização de um novo espaço doméstico como uma unidade contínua de convivência que reforça os conceitos de diafanidade, profundidade e transparência, e que evita espaços subutilizados.

Nesse contínuo, profundo e luminoso, se desenvolvem sem interrupção as atividades da casa. O vazio do espaço ajuda a estabelecer novas relações entre lugares e objeto, entre espaços e usos, entre tecnologia e habitar, e introduz percursos alternativos que conferem versatilidade ao projeto sem a necessidade de artifícios específicos. A decisão de reconhecer o potencial do pátio interno do lote como elemento intermediário de iluminação, superando sua condição anterior de espaços residual e de serviço, permite que a casa incorpore uma nova fachada lateral e se beneficie da luz natural também nos ambientes mais distantes do exterior.

Axonométrica
Axonométrica

A varanda foi incorporada ao interior da residência como uma extensão da mesma e se soma à continuidade do espaço versátil planejado através de aberturas de dimensões generosas que demarcam as vistas e fazem com que a paisagem e o céu flutuem no interior da casa.

© Pedro Pegenaute
© Pedro Pegenaute

Uma paleta de materiais controlada (piso contínuo de madeira de carvalho em toda a casa e cor branca nos elementos verticais) reforça a unidade espacial do conjunto, definindo uma estratégia de projeto silenciosa e luminosa, desde os elementos principais que conformam o espaço até os objetos de pequena escala desenhados sob medida. Esta linguagem serena e unitária permite ceder o protagonismo da residência a seus habitantes.

© Pedro Pegenaute
© Pedro Pegenaute

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa JR em Pamplona / Javier Larraz Andía + Ignacio Olite Lumbreras" [Casa JR en Pamplona / Javier Larraz Andía + Ignacio Olite Lumbreras] 31 Dez 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885840/casa-jr-em-pamplona-javier-larraz-andia-plus-ignacio-olite-lumbreras> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.