Casa JR em Pamplona / Javier Larraz Andía + Ignacio Olite Lumbreras

Casa JR em Pamplona / Javier Larraz Andía + Ignacio Olite Lumbreras

Casa JR em Pamplona / Javier Larraz Andía + Ignacio Olite Lumbreras - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: Ignacio Olite Lumbreras, Javier Larraz Andía; Ignacio Olite Lumbreras, Javier Larraz Andía
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  234
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pedro Pegenaute
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arteal, Sagaseta, Saltoki - Leicht, Viabizzuno
  • Colaboradores: Juan Miguel García, Ignacio Asurmendi, Ignacio Paniagua, Javier Ugarte
  • Empreiteira: Construcciones Mateo, S.L.
  • Cidade: Pamplona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Pedro Pegenaute

Os vidros são névoa

A residência reformada localiza-se em um edifício dos anos 70. Sua distribuição original, fragmentada e hierarquizada, constituía uma complexa acumulação de cômodos desproporcionais dentro de um imóvel cuja empena deixava grandes espaços em penumbra. O acesso a suas privilegiadas vistas que se alargam a partir do limite oeste, sobre a pequena cidade de Pamplona, era direito exclusivo de um dormitório.

Diagramas

A realidade da cidade e sua presença convidam a casa. A importância da paisagem urbana deste lugar sugeria a ideia de estender o privilégio ao restante da casa, de construir um espaço versátil, o mais profundo e luminoso possível. Para isso, o limite dos espaços privados foi "empurrado" até onde a luz do pátio da quadra do lote se mostrasse evidente. Trata-se de um limite grosseiro construído por meio de containers que se dispõem em sentido longitudinal, respeitando a continuidade do espaço comum e abrindo a residência para a luz, a paisagem e o céu da cidade.

© Pedro Pegenaute

O resultado é a organização de um novo espaço doméstico como uma unidade contínua de convivência que reforça os conceitos de diafanidade, profundidade e transparência, e que evita espaços subutilizados.

Nesse contínuo, profundo e luminoso, se desenvolvem sem interrupção as atividades da casa. O vazio do espaço ajuda a estabelecer novas relações entre lugares e objeto, entre espaços e usos, entre tecnologia e habitar, e introduz percursos alternativos que conferem versatilidade ao projeto sem a necessidade de artifícios específicos. A decisão de reconhecer o potencial do pátio interno do lote como elemento intermediário de iluminação, superando sua condição anterior de espaços residual e de serviço, permite que a casa incorpore uma nova fachada lateral e se beneficie da luz natural também nos ambientes mais distantes do exterior.

Axonométrica

A varanda foi incorporada ao interior da residência como uma extensão da mesma e se soma à continuidade do espaço versátil planejado através de aberturas de dimensões generosas que demarcam as vistas e fazem com que a paisagem e o céu flutuem no interior da casa.

© Pedro Pegenaute

Uma paleta de materiais controlada (piso contínuo de madeira de carvalho em toda a casa e cor branca nos elementos verticais) reforça a unidade espacial do conjunto, definindo uma estratégia de projeto silenciosa e luminosa, desde os elementos principais que conformam o espaço até os objetos de pequena escala desenhados sob medida. Esta linguagem serena e unitária permite ceder o protagonismo da residência a seus habitantes.

© Pedro Pegenaute

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pamplona, Navarra, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa JR em Pamplona / Javier Larraz Andía + Ignacio Olite Lumbreras" [Casa JR en Pamplona / Javier Larraz Andía + Ignacio Olite Lumbreras] 31 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885840/casa-jr-em-pamplona-javier-larraz-andia-plus-ignacio-olite-lumbreras> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.