Residência do Avô / Taller DIEZ 05

Residência do Avô / Taller DIEZ 05 - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: Taller DIEZ 05; Taller DIEZ 05
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  780
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Luis Gordoa
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cemex, Construlita, Interceramic
  • Construtora: Raúl Sánchez Bouchot
  • Estrutura: Juan Sisquella Morante
  • Arquiteto Responsável: Manuel Herrera Gil
  • Colaboradores: LP-Francisco Dorado, Juan Rodríguez.
  • Cidade: Córdoba
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Luis Gordoa

Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa é uma residência coletiva durante o dia para pessoas da terceira idade que se encontra localizada dentro das instalações de um parque municipal de 4 hectares, na zona noroeste da cidade de Córdoba, no estado de Veracruz.

© Luis Gordoa
Planta
© Luis Gordoa

O projeto parte da ideia de criar um refúgio, um lugar onde seja possível realizar atividades em comunidade com idosos, em um ambiente natural, sereno, fluído com diferentes espaços interiores e exteriores que se organizam através de oficinas, terraços ao ar livre, serviços e áreas multiuso.

© Luis Gordoa
Corte A
© Luis Gordoa
Corte B

Programaticamente, a edificação se desenvolve em somente um nível, para assim criar acessibilidade universal, por essa razão buscou-se sua localização em uma das áreas de menor inclinação do terreno, fazendo com que uma parte da residência seja assentada naturalmente no terreno e a outra seja levemente elevada, permitindo uma área multiuso "abraçada" por duas árvores existentes, minimizando o impacto na área e gerando vistas diretas ao seu ambiente natural.

© Luis Gordoa

Partindo da premissa da convivência com o entorno, o esquema arquitetônico se adapta a disposição da vegetação existente, protagonista essencial do projeto; assim como o eixo principal de circulação que é criado devido a tensão visual existente entre um dos principais marcos históricos da cidade e da paisagem circundante. 

Detalhes
© Luis Gordoa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Córdoba, Veracruz, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Residência do Avô / Taller DIEZ 05" [Casa del Abuelo / Taller DIEZ 05] 24 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885415/residencia-do-avo-taller-diez-05> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.