HG - Casa Gerontológica / R+B Diseño Experimental

HG - Casa Gerontológica / R+B Diseño Experimental - Mais Imagens+ 29

  • Arquitetos: R+B Diseño Experimental; R+B Diseño Experimental
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1342
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Sanicoc, Vertin
© Ernesto Monsalve Pino

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em meio ao auge das casas adaptadas para o uso de lares gerontológicos, nasce a Casa Gerontológica HG, um edifício projetado exclusivamente para o conforto e segurança das pessoas da terceira idade.

Planta Primeiro Pavimento

Assim, uniu-se as necessidades dos idosos com um desenho moderno e eficiente, utilizando energias renováveis e tratamento de água para torná-lo amigável com o ambiente.

Planta Terceiro Pavimento
© Ernesto Monsalve Pino

Assim como em outras obras do escritório R+B Diseño Experimental, o edifício HG foi projetado buscando minimizar seu impacto ambiental, motivo pelo qual conta com uma estação de tratamento para reutilização de águas cinzas das pias, sanitários e para regar os jardins e paredes verdes.

© Ernesto Monsalve Pino

Além disso, o edifício conta com energia solar para o aquecimento de água, bombas de calor para a climatização da piscina, iluminação LED e um desenho aberto que aproveita ao máximo a luz solar e permite uma circulação natural de ar em cada espaço.

Elevação Principal
© Ernesto Monsalve Pino

Em seu interior são criados espaços com alturas que variam de 2,5 a 2,7 metros, dando uma sensação de amplitude que percorre todo o edifício e, eventualmente, encontra as paredes verdes, que percorre tanto o exterior como o interior de HG e ocupa cerca de 85 metros quadrados das paredes do edifício, servindo como filtro natural de ar e regulador de temperatura e umidade nos interiores.

© Ernesto Monsalve Pino

Em termos estéticos, a fachada é interrompida para criar movimento e é atravessada por uma parede viva que a acompanha verticalmente. Conta com uma fachada dupla que atua como uma câmara de ar que regula a temperatura buscando maior conforto em seu interior. Para tornar isso possível, foram escolhidos painéis que proporcionam o isolamento térmico e acústico demandado por uma edificação com estas características, transformando-se em uma segunda pele ideal da construção e aproveitando sua flexibilidade para criar uma fachada imponente no entorno do bairro, um referencial arquitetônico da região.

© Ernesto Monsalve Pino

Os interiores do projeto se transformam em pontos de referência para a localização de seus residentes, ao ter uma cor diferente (tanto nas paredes, quanto na vegetação da parede verde interna) em cada pavimento.

Corte 05
© Ernesto Monsalve Pino

O programa do edifício inclui espaços para recreação e saúde como as áreas úmidas (piscina e jacuzzi), consultório médico e salas de terapia, dormitório de enfermeiras e espaços projetados para hidroterapia e exercícios físicos, além da sala fitness, a sala de leitura, a sala de massagem e o teatro.

© Ernesto Monsalve Pino

Cozinha, sala de jantar, oratório, jardim frontal e a varanda proporcionam espaços destinados ao desenvolvimento de atividades em grupo e ao ar livre, que facilitam a socialização dos residentes, rodeados por jardins, espelhos d'água e natureza.

Corte 02

Todos os dormitórios do projeto estão equipados com tecnologia de ponta para a comunicação e o monitoramento dos residentes, e amplos banheiros com chuveiros para hidromassagem.

© Ernesto Monsalve Pino

HG se apresenta como uma demonstração de que este tipo de equipamento ainda deve ser muito explorado, e pode ser uma combinação de desenho, sustentabilidade e eficiência.

Texto por: D.I. María Paola Rodríguez D.

Corte 01
© Ernesto Monsalve Pino

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cl. 135 #111A-09, Bogotá, Colômbia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "HG - Casa Gerontológica / R+B Diseño Experimental" [HG - Gerontological Home / R+B Diseño Experimental] 25 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885410/hg-casa-gerontologica-r-plus-b-diseno-experimental> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.