Chongqing Central Park Life Experience Center / gad

Chongqing Central Park Life Experience Center / gad - Mais Imagens+ 29

  • Arquitetos: gad; gad
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2956
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Yi Fan
  • Interiores: Ke Xie, Hongxin Zhi, Kai Yang, Xiaojie Liu, Dong Li
  • Paisagismo: Jialian Design
  • Decoração: SignYang Design – cordial design only.
  • Display: Shui Tan, Bin Xu, Yajia Zheng, Wenjuan Zhang
  • Cidade: Yubei Qu
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações

"Montanhas e Águas, a poética de Chongqing". Este roteiro conceitual escrito de forma abstrata porém sensível, destaca o valor da paisagem montanhosa e das águas de Chongqing para sua população. A partir disso, o projeto deste centro comercial foi concebido priorizando um caráter artístico e singelo com o objetivo de aproximar o estilo de vida urbano à paisagem rural de Chongqing.

© Yi Fan

Aberturas, luz e proximidade com a natureza

Estratégias de implantação

Localizado entre a montanha ao sul e o Central Park mais ao norte, procuramos construir uma atmosfera etérea para este projeto, como uma rede de "espaços flutuantes". De forma a ecoar a grandeza do Central Park, o edifício foi implantado na parte mais alta de uma área bastante privilegiada do tereno. A entrada principal está ligeiramente recuada da fachada. Com um grande espelho d'água e múltiplas áreas verdes distribuídas em vários níveis, o projeto se configura como uma grande praça pública aberta para a cidade. A forma elementar do edifício foi definida pelos ângulos das vias que configuram o terreno e encontra-se dois metros acima do solo para marcar sua presença na paisagem, assim como a paisagem também é introduzida sutilmente no interior do edifício.

Coerência, espaços fluidos e abertos

Espaços e fachadas

Seis diferentes edifícios foram implantados ao redor de um pátio interno com um layout dinâmico e envolvente, proporcionando uma experiência interativa para seus visitantes. Sua leve cobertura de 27 metros de comprimento com apenas 35 cm de espessura parece flutuar sobre o edifício, permitindo uma ampla iluminação natural dos espaços interiores. O edifício de forma bastante simples, foi modulado de forma a criar uma ordem para implantá-lo dentro deste enorme terreno, organizando seus espaços e proporcionando uma experiência espacial dinâmica. O espaço tranquilo e singelo do átrio torna-se então o coração do parque.

© Yi Fan

Os elementos translúcidos da fachada, com diferentes níveis de opacidade, correspondem as distintas experiências funcionais do programa. Os materiais modernos e sua estrutura arrojada proporcionam uma atmosfera cênica, rica em luz e sombra. Os elementos estruturais e os componentes do edifício enfatizam as características requintadas e delicadas do espaço. Entre o céu e a terra, é possível desfrutar de um espaço flutuante de luz e sombras.

© Yi Fan

Intensidade, gentileza e vivacidade

Espaços interiores

O espaço interior foi projetado com um pé-direito altíssimo pois espera-se que durante o processo de design de interiores, esta escala se torne mais confortável para seus usuários. Assim, como "edifícios dentro de um edifício" - este conceito foi utilizado não só pela amplitude do espaço, mas também como uma referência abstrata ao skyline da cidade.

© Yi Fan

A paisagem montanhosa do entorno é simulada através dos blocos poligonais que compõe o edifício, principalmente através dos dois blocos da entrada; os canteiros parecem estar invertidos criando espaços vazios entre os blocos; As paredes divisórias se apropriam da luz e de materiais leves para configurar um espaço "virtual". O próprio centro comercial funciona como uma conexão entre os blocos, construindo seu espaço através deste percurso que vai sendo construído, proporcionando diferentes apropriações espaciais de um edifício amplo e flexível.

© Yi Fan

Além do espelho d'água, a reflexividade do piso também colabora com a sensação de um espaço fluido, fazendo com que os elementos irregulares revestidos de madeira pareçam montanhas refletidas na superfície d'água. O grande banco escultórico de madeira parece uma ilha flutuante sobre o piso de pedra, por outro lado, a escultura de aço inox sob o espelho d'água parece estar apoiada sobre uma superfície plana como todas as outras.

© Yi Fan

O espaço interior configura-se através de dois elementos dinâmicos que definem os limites e as características dos espaços. Elementos de pedra e madeira são responsáveis por definir uma rede de espaços que se articulam entre si. Enquanto isso, criam-se "pontes" de conexão entre cada um destes espaços, aludindo a outro elemento essencial para a cidade de Chongqing. Este conceito de "ponte" não serve apenas para conectar os diferentes espaços, mas também para transformar este grande vazio em pequenos espaços de estar e convívio que proporcionam um ambiente agradável e aconchegante para os visitantes.

O design de todos os espaços é leve, dinâmico e poético.

© Yi Fan

Pureza, espaços etéreos e sem fronteiras

Entre Cenários

Este é um projeto público e aberto, mas onde também é possível encontrar áreas mais reservadas como ilhas em um rio de espaços fluidos e dinâmicos. Um projeto de arquitetura na escala da cidade, que procura aproximar o estilo de vida urbano à paisagem do interior. Esperamos que este projeto possa estabelecer-se como um espaço de convívio e trocas entre as pessoas, e que com o passar dos anos possa conectar efetivamente estas duas realidades.

Para mais informações, visite http://www.gad.com.cn

© Yi Fan

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:1 Xingguang Ave, Yubei Qu, Chongqing Shi, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Chongqing Central Park Life Experience Center / gad" [Chongqing Central Park Life Experience Center / gad] 17 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885371/chongqing-central-park-life-experience-center-gad> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.